Gurgel BR 800 SL é abandonado embaixo de amoreira

Um dos modelos que significou o ingresso da indústria nacional no mercado automobilístico é deixado ao pé de árvore
  1. Home
  2. Tecnologia
  3. Gurgel BR 800 SL é abandonado embaixo de amoreira
Rodrigo Samy
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon


Com mais de R$ 1.000 de IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) a pagar e o último licenciamento efetuado em 2008, este Gurgel BR 800 SL, fabricado em 1991, dorme por mais de um ano e meio embaixo de uma amoreira.

 

A pintura rosa-choque já não é mais a original de fábrica, assim como a poeira preta que vem tomando conta do compacto. O veículo está jogado em um bairro boêmio de São Paulo, capital. O valor de mercado de um BR 800 SL, de acordo com a tabela WebMotors é de quase R$ 6 mil. Por aqui existem apenas dois anunciados, com valores que começam em R$ 5,9 mil e vão até R$ 7,5 mil.

 

O jornalista, Fernando Calmon, especializado em automóveis desde 1976, escreveu para o WebMotors a história do “carrinho” que serviu de exemplo para o mundo. O título utilizado por ele é bem conveniente: A história da Gurgel: ousadia cobrou seu preço.

 

Para falar mais do autor desta obra de arte, criada com muito esforço, deixada embaixo da amoreira: “Se há alguém que acreditou no Brasil, esse é João Augusto Conrado do Amaral Gurgel. Ao longo de mais de 25 anos, produziu mais de 40 mil veículos genuinamente brasileiros. João Gurgel ousou, sonhou, criou, produziu, empregou, vendeu, exportou e revolucionou, conseguindo independência tecnológica no Brasil. De personalidade controversa, reverenciado por muitos e criticado por tantos outros, Gurgel não se furtou a deixar claras e definidas suas posições e opiniões, o que certamente incomodou muita gente. Por tudo isso, é de fundamental importância registrar sua vida e obra, o que fez brilhantemente Lélis Caldeira neste livro. Se gênio ou visionário, empreendedor ou utópico, bem-sucedido ou fracassado, não cabe aqui julgar. Mas não há dúvidas de que João Gurgel faz parte do rol das pessoas de fibra, que são lembradas por fazerem a diferença e marcarem o caminho por onde passaram”. Essa é a descrição do livro - Gurgel, um brasileiro de fibra de Lelis Caldeira, da editora Alaúde.

  

 

Como você já sabe, o WebMotors lançou o seu manifesto: Salvem os Carros Abandonados. Por isso, toda a semana você verá aqui histórias sobre modelos abandonados nas cidades brasileiras. O mais legal é que você pode participar desta ação, publicando fotos nas redes #SalvemOsCarros ou enviando e-mail editorial@webmotors.com.br

 

A nossa ideia com a campanha é também chamar a atenção das autoridades sobre o descaso. Por isso, se você encontrar um modelo abandonado faça o seguinte procedimento:

 

1. Para ser considerado um abandonado, basta que ele esteja na mesma vaga por mais de 5 dias;

2. Qualquer cidadão pode solicitar a remoção;

3. Em SP, BH e Curitiba o serviço pode ser solicitado pelo telefone 156;

4. No RJ, quem faz a remoção de carcaças é a Companhia Municipal de Limpeza (1746);

5. Antes da retirada é verificado o histórico dos veículos, com o acionamento da polícia e dos órgãos de trânsito.

 

Veja todas as matérias que já fizemos sobre o tema;

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors