IPVA 2009: dicas para que o tributo não seja uma dor de cabeça

Como não perder tempo ou dinheiro com o pagamento deste imposto que está sempre na boca dos orçamentos domésticos
  1. Home
  2. Tecnologia
  3. IPVA 2009: dicas para que o tributo não seja uma dor de cabeça
Rodrigo Samy
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- As cotas do IPVA Imposto sobre a propriedade de Veículos Automotores estão vencendo e tem muita gente que ainda não sabe o que fazer. Mesmo sendo cobrado anualmente, é difícil encaixar o tributo no orçamento quando não existe uma programação para isso.

Se você é aquele proprietário que programa as contas e tem dinheiro em caixa, uma boa saída para amortizar o imposto é usar a cota única, principalmente se o desconto for acima de 10%. A data do vencimento da cota única varia dependendo de cada secretaria estadual. Cada Estado utiliza um critério próprio de descontos. Existem casos de isenção para veículos zero quilômetro. Outra variação que incide no tributo é referente à utilização do automóvel e o tipo de combustível que ele usa. A parcela é sempre calculada de acordo com o valor do automóvel.

O WebMotors oferece aos usuários do Programa Agenda do Carro um benefício exclusivo. Agora, além dos avisos sobre a manutenção do seu carro, o proprietário do veículo pode receber informações sobre os dias de vencimento do IPVA, do Seguro Obrigatório ou do financiamento. A mesma regra serve para quem é integrante da Agenda da Moto. Se você ainda não conhece o sistema, clique aqui.

Em São Paulo, o desconto para quem paga o tributo adiantado é de 3%. O prazo final para o pagamento com desconto e em parcela única do IPVA é em 9 de janeiro de 2008 para veículos com placa final 1, dia 12 para placas final 2, dia 13 para placas final 3, e assim sucessivamente até o dia 22, quando vence o imposto para placas final zero. Outras opções são pagar à vista sem desconto em fevereiro ou em três parcelas nos meses de janeiro, fevereiro e março. Carros movidos a gasolina têm taxa de 4%, a álcool e a gás 3%. Já os equipados com tecnologia flexível em combustível recolhem 4%. Para os proprietários de utilitários de serviço picape cabine simples, ônibus, microônibus, e tratores a parcela é de 2%. Os mesmos 2% servem para os donos das motocicletas. Em São Paulo, modelos com mais de 20 anos de fabricação estão isentos.

No Rio de Janeiro, o contribuinte tem desconto de 10% caso escolha pela cota única. Ao contrário de São Paulo, as taxas são de 2% para ônibus, microônibus, motocicletas, ciclomotores e automóveis movidos a álcool. Para quem usa automóveis de passeio a cota é de 4%.

Em Minas Gerais a regra para quem adiantar o pagamento é de um desconto de 3%. No Estado mineiro, as alíquotas variam conforme a utilidade e o uso do veículo. Automóveis de passeio pagam 4%; já utilitários como ônibus, caminhão e trator pagam 1%.

No Rio Grande do Sul, o contribuinte que paga antecipadamente a taxa tem um desconto que pode chegar a até 5%. Ao contrário dos outros Estados, a cobrança começou no final do ano passado e tem prazo final previsto para 31 de março. O automóvel tem de desembolsar 3% de seu valor. Já para caminhonetes, motor-home e motocicletas a taxa é de 2%.

Em Santa Catarina alíquota é de 2% para automóveis de passeio e de 1% para veículos de carga ou passageiro. Assim como em Minas Gerais, os veículos destinados à locação e emplacados no Estado catarinense têm uma taxa diferenciada: 1%. Donos de motocicletas também pagam 1% do valor venal. Outro diferencial de Santa Catarina é que o vencimento vale de acordo com o final da placa. Por exemplo: para veículos com final 1 o vencimento ocorre em janeiro, com final 2, em fevereiro e assim por diante.

No Estado do Espírito Santo o desconto para os que antecipam é de 5% do valor. A taxa é de 2% para carros de passeio e de 1% para ônibus, caminhões, motocicletas e ciclomotores.

O desconto para os baianos que efetuarem o pagamento antes de 10 de fevereiro é de 10%. Para aqueles que optarem pela cota única, após o primeiro vencimento, o desconto é de 5%. As alíquotas são de 3% para automóveis e utilitários movidos a óleo diesel e 2,5% para os automóveis e utilitários movidos a outros tipos de combustíveis. Na Bahia ônibus, caminhões, máquinas de terraplanagem, tratores, motos, motonetas, motocicletas e triciclos pagam 1% de taxa.

Na Paraíba o contribuinte pode receber um desconto de 10% ao antecipar o pagamento do IPVA. Já os proprietários de veículos do Mato Grosso têm uma redução de 5% na taxa. Para o Acre, o pagamento antecipado em parcela única gera um desconto de 10%. No Estado acreano, motocicletas e similares pagam 2% e automóveis e utilitários, 2,5%.

Como posso pagar adiantado?

Para pagar o imposto o contribuinte deve ir com o número do Renavan Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo às agências bancárias credenciadas de cada Estado. O pagamento pode ser feito também por meios eletrônicos, como caixas de auto-atendimento ou internet. Em alguns Estados, as lotéricas ligadas à Caixa Econômica Fcaptional também fazem o recolhimento.

Tenho dinheiro para pagar tudo?

Se o seu automóvel está cheio de dívidas, IPVA atrasado, licenciamento vencido e multas caducando, uma opção segura e viável é o Carro em Dia, da Aymoré Financiamentos. Este serviço propõe o financiamento de débitos de trânsito para regularização dos documentos do seu veículo.

O que acontece se eu rodar sem pagar o IPVA?

Se você deixar de pagar o imposto são cobrados multa fracionada dia-a-dia, até o limite máximo de 20%, e juros de 1% ao mês. O comprovante de pagamento do IPVA não substitui o documento de licenciamento do veículo. O CRLV Certificado de Licenciamento do Veículo só será entregue pelo Detran com o pagamento do IPVA efetuado. Sem o documento regularizado você pode ter o seu automóvel apreendido. Outra implicação é que, em caso de ocorrências de trânsito, você sempre será o culpado, mesmo que o erro tenha sido do outro condutor.

Quando o DPVAT Seguro Obrigatório vence?

A lei determina que o Dpvat deve ser pago anualmente com a cota única ou primeira parcela do IPVA. O veículo que não paga esta taxa poderá ter os mesmos problemas com a fiscalização indicados acima, pois não será considerado devidamente licenciado.

Siga a gente no Twitter! Novidades, segredos e muito mais: www.twitter.com/WebMotors

Gosta dos mais vendidos?

Então veja aqui no WebMotors a oferta dos modelos mais baratos do Brasil:

Fiat Mille

Ford Fiesta

VW Gol 1.0

Fiat Palio 1.0

Chevrolet Celta 1.0

Leia também:

Porsche Targa completa renovação do 911

FortuneSport Rt.S e Rt.R, as estrelas de uma nova marca

Maybach Exelero está à venda por € 5 milhões

D&H Falen, demônio escocês de 800 cv

Nissan Tiida SL

Lobini H1

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors