A Mercedes-Benz vai lançar mais um carro totalmente elétrico nos próximos anos, o sedã EQS, ainda sem data oficial para ser apresentado. E esse carro virá equipado com um sistema MBUX digital inédito, o MBUX Hyperscreen, formado por uma grande tela curvada que se estende por quase toda a largura do painel, conforme a imagem antecipada pela empresa que ilustra essa nota.
Esse recurso é um dos grandes destaques do futuro modelo - que será da mesma família que o SUV EQC. A tela tem impressionantes 141 cm de largura, tecnologia OLED e um software com inteligência artificial aprimorado capaz de aprender novas funcionalidades na central multimídia.
"Ele é ao mesmo tempo o cérebro e o sistema nervoso do carro. O MBUX Hyperscreen consegue conhecer o cliente aprendendo de forma contínua e ainda transmite uma oferta personalizada de infoentretenimento antes mesmo que o ocupante tenha que clicar ou fazer alguma pesquisa", informa Sajjad Khan, membro do Conselho de Administração e Diretor Técnico da Mercedes-Benz.
Segundo a marca, o estilo comportamental dos usuários foi analisado na primeira geração do já conhecido MBUX (Mercedes-Benz User Experience), lançado em 2018. E a maioria das utilizações analisadas foi nas categorias de Navegação, Rádio/Mídia e Telefonia.
Ainda de acordo com a empresa, foram aplicados dois revestimentos na cobertura da tela para diminuir reflexos e facilitar o processo de limpeza, enquanto o vidro curvado, que percorre todo o painel do carro, é feito de silicato de alumínio resistente a arranhões - repare que a "tela" atravessa até mesmo as áreas das saídas de ar.
Já o brilho é adaptado às condições ambientes por meio dos dados coletados por uma câmera interna multifuncional e por um sensor de luminosidade.
Caso o usuário tenha o costume de telefonar com frequência para um determinado contato, por exemplo, a Mercedes diz que o sistema terá inteligência suficiente para perguntar ao motorista se deseja fazer a chamada no dia/horário correspondentes. Todas as sugestões são relacionadas ao perfil. Se uma outra pessoa guiar o carro naquele mesmo horário/dia, por exemplo, essa recomendação pode não ser feita.
Outro exemplo: se o motorista usa regularmente a função de massagem, o sistema vai aprender e sugerir automaticamente essa comodidade. Mais de 20 outras funções - desde o programa de massagem, alertas de aniversários até a lista de sugestões para o que fazer - são disponibilizadas automaticamente com a ajuda da inteligência artificial quando forem importantes para o cliente.