Novo Audi A3 estreia sistema de tração inteligente

Próxima geração do Audi A3 Sportback, prevista para ser lançada no fim deste ano, deve inaugurar novo sistema "quattro"

  1. Home
  2. Tecnologia
  3. Novo Audi A3 estreia sistema de tração inteligente
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Audi aos poucos começa a fornecer detalhes da nova geração do A3 Sportback, que vai mudar de geração ainda em 2019 e deve receber - e estrear - um novo sistema de tração integral quattro, após forte investimento. As informações vêm dos nossos parceiros mexicanos do portal Autologia.

Ainda camuflado, o carro já roda para testar justamente esse novo sistema de tração, que segundo a marca estará disponível tanto nas versões normais quanto nas esportivas.

O novo conjunto será baseado em uma embreagem multidisco com sistema eletro-hidráulico que promete maximizar a estabilidade e a aderência do carro nas curvas, a fim de destacar o prazer de dirigir. Para isso, os ajustes da suspensão adaptativa foram revisados ​​e foi adicionado um sistema de direção progressiva que pode aumentar sua sensibilidade em relação ao modo de operação.

O sistema é mais complexo pois agora coloca a embreagem do sistema de tração no final do eixo de acionamento, bem na frente do diferencial do eixo traseiro, justamente para beneficiar a distribuição de carga.

Novo Audi A3 Sportback
icon photo
Legenda: Novo Audi A3 Sportback deve ser apresentado no final deste ano
Crédito: Divulgação

Torque distribuído

Além disso, o novo sistema quattro também poderá distribuir o torque total entre os dois eixos. Por exemplo, em situações cotidianas, a maior parte é direcionada ao eixo dianteiro, mas quando uma perda de aderência é detectada, até 100% do torque pode ser devolvido, tornando dessa forma o A3 um carro com tração traseira.

Esse sistema de distribuição de torque tem, ainda, a capacidade de enviar seletivamente o torque para cada uma das rodas, de modo que, se o carro entrar em uma curva em alta velocidade, o programa use o ESP (controle de estabilidade) para aplicar os freios nos dois pneus de dentro da curva, ajudando o carro a fazer a mesma sem grandes problemas e evitando sair de frente.

Para isso, tanto a caixa de direção quanto a suspensão agora terão esquemas adaptáveis ​​para receber o ajuste de pilotagem selecionado.

 

Com todas essas mudanças, Audi promete fazer do próximo A3 o hatch premium com a melhor orientação esportiva de sua história. A expectativa é de que as tecnologias sejam reveladas no final deste ano.

 Audi A3 Sportback terá novo sistema de tração integral inteligente, que pode ser 100% dianteira e 100% traseira
Legenda: Audi A3 Sportback terá novo sistema de tração integral inteligente, que pode ser 100% dianteira e 100% traseira
Crédito: Divulgação
Comentários