Preço do alinhamento subiu 18,1%

Gasto com tecnologia faz com que as oficinas aumentem o preço do serviço
  1. Home
  2. Tecnologia
  3. Preço do alinhamento subiu 18,1%
Auto Informe
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Segundo a pesquisa do IMC – Índice de Manutenção do Carro –, realizada mensalmente pela Agência AutoInforme, o alinhamento da direção do carro foi o segundo serviço que mais teve aumento de preço em 2005. A alta de 18,1%, durante os 12 meses do ano, ficou atrás apenas da lavagem completa, que subiu 20% veja matéria.

O motivo do reajuste é a melhoria na tecnologia do equipamento utilizado para fazer o serviço. O alinhador antigo já não serve mais em muitos carros modernos. Hoje, ele tem de ser digital, com raio laser.

Para se ter uma idéia do nível de precisão desse tipo de máquina, que custa algo em torno de R$ 30 mil, ela é a mesma utilizada na mira de foguetes teleguiados americanos. “O equipamento não requer nada além dele mesmo, basta que o chão esteja nivelado. Otimiza o serviço, mas o custo é bem maior. Aumenta muito a rapidez e não dá a mesma mão-de-obra do velho alinhador”, comenta Mauro Marchi, gerente da MC3 Serviços Automotivos oficina localizada na região de Campo Belo, em São Paulo.

Além disso, o trabalho fica de 30% a 35% mais rápido. Antes, demorava-se algo em torno de 40 minutos. Hoje, em 28 minutos alinha-se o veículo. No final, a máquina ainda dá um laudo de como estava o carro. “Antes essa avaliação ficava mais na palavra de quem mexia no aparelho”, explica Mauro.

Mais barato

O único serviço que teve queda de preço foi a limpeza do bico injetor, ficando 10,6% mais em conta. A razão para isso, de acordo com o gerente da MC3, foi o fato de, em 2005, ter havido uma oferta grande de produtos, com o surgimento de outras marcas. Isso acabou alterando alguns custos, mas a mão-de-obra continua a mesma.

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors