Rampa inteligente detecta se pneus estão carecas

Basta passar por cima do equipamento que escâner a laser diz a condição dos pneus. Tecnologia já é usada na Finlândia

  1. Home
  2. Notícias
  3. Rampa inteligente detecta se pneus estão carecas
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Rodar com os pneus "carecas" no Brasil é considerado infração grave de trânsito, com punição de cinco pontos na carteira e pagamento de multa de R$ 195,23, além do risco de ter o veículo recolhido. Para saber se está na hora de trocar, os pneus trazem uma marcação chamada de TWI (thread wear indicator), que é uma faixa transversal nos sulcos do pneu - se a banda de rodagem tiver alcançado essa marca, não há mais condições para uso seguro.

SnapSkan Nokian Tyres detector de pneu gasto TWI

Pneu gasto tem menor aderência e amplia a distância de frenagem, bem como o risco de acidentes. A situação complica porque muita gente descuida da manutenção, não apenas no Brasil, mas em países considerados "desenvolvidos". Pensando nisso, a fabricante finlandesa de pneus Nokian Tyres criou uma máquina que mede automaticamente o desgaste desse componente importante.

O equipamento é chamado de SnapSkan e se trata de uma rampa com escâner 3D a laser integrado que mede a profundidade dos sulcos da banda de rodagem assim que o veículo passa com as rodas. O motorista, tem a opção de aderir ou não ao sistema, que é gratuito, via mensagem de texto ou por e-mail, antes ou depois de passar a tal "rampa inteligente".

SnapSkan Nokian Tyres detector de pneu gasto TWI

Quem utilizar a tecnologia receberá, então, um relatório no telefone celular apontando a real condição dos pneus e se já está no momento de substituí-los. O relatório também inclui cupom para comprar o novo componente com desconto nas lojas da Nokian.

icon photo
Legenda: SnapSkan Nokian Tyres detector de pneu gasto TWI
Crédito: Reprodução/Nokian Tyres

Por enquanto, não há planos de oferecer a rampa para uso das autoridades locais de trânsito. O escâner poderia ser usado, por exemplo, para identificar veículos com pneus carecas e multá-los. Já pensou?

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors