Renault vai ter elétrico para brigar com Golf

Investindo em modelo para o segmento C, marca francesa enfrenta dificuldade para diminuir custo da bateria

  1. Home
  2. Notícias
  3. Renault vai ter elétrico para brigar com Golf
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Renault está atuando no segmento de veículos elétricos há um bom tempo, tendo o Zoe como carro de maior sucesso da marca nesse setor. Assim, ela pretende aumentar a sua linha de produtos ao introduzir outro modelo para o segmento C, rivalizando com os hatches ID da Volkswagen, como Golf-e e Golf GTE.

icon photo
Legenda: Hatch do segmento C vai rivalizar com elétricos da Volkswagen

“Sim, nós iremos para o segmento C, e sim iremos com uma bateria maior, com certeza ”, disse Eric Feunteun, diretor global de programas de veículos elétricos da Renault, ao site AutoExpress. "Precisamos encontrar o momento certo para fazermos uma oferta competitiva", acrescentou Feunteun, referindo-se à bateria maior que, de certa forma, tornaria o carro muito caro.

icon photo
Legenda: Nova plataforma elétrica permite que o carro seja feito priorizando o espaço no interior

“Se eu colocar o carro à venda hoje, com o custo atual da bateria, estarei competindo com mesmo preço dos meus concorrentes de luxo”, explicou Feunteun. “Para concorrer nos segmentos C, D e E é necessário ter baterias muito grandes, basta ver o que Tesla e Jaguar estão fazendo. Mas isso significa preços muito altos. Acredito firmemente que o DNA da Renault é oferecer tecnologia acessível; o Zoe é o carro elétrico mais acessível do mercado e o preço é o fator decisivo número um.” Aqui no Brasil o Zoe custa inicialmente R$ 149.990 e WM1 já testou o modelo:

O compacto elétrico não tem previsão de chegada, mas a marca garante que é só para 2022. Ele será sustentado por uma plataforma dedicada apenas para carros elétricos, que será compartilhada com os outros modelos eletrificados da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, trazendo autonomia de aproximadamente 402 quilômetros. Com essa nova arquitetura, o carro parece trazer muito espaço interno, ao menos nas imagens.

 Retrovisores do Simbioz são telas que recebem a imagem de pequenas câmeras instaladas na parte de fora
Legenda: Retrovisores do Simbioz são telas que recebem a imagem de pequenas câmeras instaladas na parte de fora

"Se você olhar para uma plataforma EV dedicada dá para perceber que ela traz muito mais benefícios que as plataformas híbridas não oferecem. Nas plataformas EV, conseguimos ter um carro feito de dentro para fora, fazendo uma diferença fantástica", comentou Feunteun. Aparentemente o modelo vai ter alguns elementos do Simbioz, o elétrico conceito das fotos.

icon photo
Legenda: Nova plataforma será compartilhada com veículos elétricos da Nissan e Mitsubishi

Apesar de investir em outro modelo, a Renault não vai desistir do Zoe e uma atualização no visual deve vir em breve. “Continuaremos no segmento B, pois esse é o nosso segmento mais forte e é o coração do mercado europeu. Estamos investindo para ter um modelo no segmento C, aumentando nossa cobertura. Mas a ideia é trazer o carro no momento certo", finalizou o diretor.

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors