Renault revela conceito de carro expansível

Morphoz pode aumentar e diminuir de tamanho e é a aposta para a mobilidade elétrica do fabricante francês

  1. Home
  2. Tecnologia
  3. Renault revela conceito de carro expansível
Renan Rodrigues
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Assim como aconteceu com a Citroën e BMW, o cancelamento do Salão de Genebra fez a Renault divulgar sua principal novidade pela internet. Trata-se do conceito Morphoz, que adianta o futuro elétrico do fabricante.

A principal característica é que trata-se de um conceito de carro expansível. Ou seja: tem a capacidade de aumentar ou diminuir de tamanho de acordo com a necessidade.

O conceito tem duas formas: City e Travel. Na primeira, como o nome indica, é voltado para a cidade e roda com 4,40 m de comprimento e 2,73 m de entre-eixos. No modo de viagem, o entre-eixos sobe para 2,93 m e o comprimento chega aos 4,80 m.

icon photo
Legenda: Conceito de carro expansível, Renault Morphoz pode aumentar no comprimento e no entre-eixos
Crédito: Divulgação

Segundo a Renault, a ideia é que exista "uma adaptação personalizada para as necessidades, desejos e usos de cada pessoa". Isso é possível graças à plataforma modular CMF-EV, que permite a retirada de conjuntos da bateria.

No modo City, por exemplo, ele anda com 30 kWH, suficiente para 400 km. Já a opção Travel abre espaço para um conjunto extra de 50 kWh, chegando aos 90 kWh e totalizando 700 km de autonomia.

Estação de instalação

Como manusear baterias dessa voltagem é um tanto quanto perigoso, o processo é feito em uma estação da Renault. A instalação ou retirada é feita em poucos segundos. Além das baterias, o interior pode ser reconfigurado para melhor distribuição dos assentos. A cabine é repleta de materiais reciclados.

 Interior do conceito de carro expansível é modular e feito de materiais recicláveis
Legenda: Interior do conceito de carro expansível é modular e feito de materiais recicláveis
Crédito: Divulgação

A marca francesa não divulgou muitos dados técnicos, como potência do propulsor elétrico. No entanto, garantiu que o conceito oferece tecnologias de condução autônoma Nível 3. Ou seja, o motorista pode deixar o veículo o carro ir sozinho em determinadas situações.

Veja ofertas

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors