Tecnologia automotiva 2020: o que esperar?

Com o cenário atual de pandemia, veja quais são as novidades para esse ano

  1. Home
  2. Tecnologia
  3. Tecnologia automotiva 2020: o que esperar?
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Tecnologia automotiva 2020: será que temos novidades significativas no setor ou a pandemia do novo coronavírus afetou o lançamento dessas iguarias automotivas?

Porque é meio isso, não? Cada novidade seduz e nutre os sentidos de maneira ímpar! Os carros estão cada vez mais bonitos, silenciosos, fáceis de manusear, já pedem por nossa voz para executar os seus comandos e aquele cheirinho de novo, ah!

Acontece que a pandemia tomou 2020 pela mão e ainda hoje, quase um semestre depois, não há perspectiva de quando a vida voltará a ser como era antes. O “novo normal” é também um conceito indefinido, mas ainda assim tentará colocar os planos de 2019 para rodar.

Só que a projeção do mercado automotivo 2020 mudou, evidentemente. A Anfavea, associação dos fabricantes, realizou a primeira projeção pós-pandemia para 2020. O que foi divulgado é o seguinte.

A estimativa de retração sobre 2019 é de 40% nas vendas de veículos leves e pesados – isso no Brasil. O resultado? 1,67 milhão de unidades. Em junho, foram vendidos 133 mil carros, o que animou o setor, claro, embora seja um número tímido.

O que esperar da tecnologia para carros?

Podemos, sim, esperar os mesmos sonhos, os mesmos projetos – e até maiores – isso porque grande parte do que foi apresentado ou estimado não ia mesmo para o mercado. Entre as novas tecnologias que serão encontradas estão: para-brisa inteligente, cinema dentro do carro, aparelho de som que proporciona experiência imersiva e muito mais. Vejamos uma a uma!

M-SUV – Um cinema na estrada

A novidade é da Byton, montadora chinesa, que com o seu M-SUV promete encantar motoristas e passageiros, uma vez que a novidade é uma tela de 48 polegadas que cobre toda a extensão do painel frontal.

Mas do que adiantaria essa tela se não tivesse bons conteúdos no formato, não é mesmo? Foi pensando nisso que também fecharam parcerias com as gigantes do entretenimento, como ViacomCBS, Accuweather e Aiqudo. O tédio e o estresse do trânsito estão com os dias contados – para os endinheirados.

Bosh e seu para-sol inteligente

Na verdade, para-sol eletrônico. A novidade é da Bosch. Chama-se Virtual Visor e consiste numa tela LCD que contém uma câmera e muita inteligência artificial que sabe a hora exata de bloquear a luz do sol para não atrapalhar a visão do motorista.

Virtual Visor Bosch
icon photo
Legenda: Virtual Visor da Bosch é um para-sol inteligente
Crédito: Divulgação

E sabe o que é o mais interessante? A leitura não é do sol e do calor, mas dos traços do rosto do motorista! Apesar de bem interessante, não há previsão de chegar ao mercado.

BMW – sente-se nos bancos quase perfeitos

Os novos bancos da BMW serão reclináveis em 40 ou 60 graus – e o cinto de segurança também acompanha. O lançamento será no modelo X7. Outra novidade é que haverá uma tela pendurada no teto que disponibilizará opções de entretenimento.

Agora, não é só isso. O airbag é diferente neste modelo, porque ele envolverá o motorista por inteiro, como se fosse um tipo de casulo. Para os bancos serem perfeitos, só faltou mesmo fazer massagem.

Continental e Sennheiser juntas no som sem alto-falantes

Se no seu carro podem faltar todos os acessórios, menos um som daqueles, essa novidade é para você. A Continental e a Sennheiser criaram um sistema de som que não usa alto-falantes.

No lugar, atuadores eletromecânicos espalhados pelo carro produzem um som surround, o que proporciona assim uma experiência imersiva.

Outra vantagem desse sistema é que ele não pesa. O carro, portanto, fica mais leve. A parte triste é que as empresas não têm plano de comercializar o tal.

Fisker Inc. pelo meio ambiente

Para os que se preocupam com o meio ambiente em tudo, o Fisker Ocean vem como opção de veículo verde. Ele é o primeiro carro da Fisker Inc., montadora fundada pelo designer Henrik Fisker, quem também assinou o Model S da Tesla.

O SUV tem tapetes feitos de garrafas PET e redes de pesca recicladas. Os detalhes em tecido, localizados nos painéis, são de camisetas recicladas. A borracha de vedação do vidro traseiro é feita de pneus velhos.

Além do mais, o Fisker Ocean é elétrico, o que o torna mais barato para a compra – pelo menos para os californianos. Os mais espertos já garantiram o modelo na pré-venda, que esgotou as unidades que sairão em 2021. A próxima leva só em 2022.

Por falar em carros elétricos, será que tem mais novidades? Então, deu o que falar também o carro voador da Uber, um dos projetos mais ousados anunciados no fim de 2019. É um carro elétrico, em parceria com a Hyundai, um projeto inspirado na Nasa.

O projeto prevê que o carro atinja velocidade de até 290 km/h a altitude de 300 a 600 metros. As viagens terão limite de 100 km.

No quesito carro autônomo, em Pequim, já estava autorizada a circulação de táxis autônomos em algumas áreas da capital. Sempre, claro, com a presença de um motorista humano. Só que com a pandemia...

E, para encerrar, alguns montadoras também falam de implementar uma rede 5G em seus automóveis e a dona Alexa conquista cada vez mais marcas. Lamborghini e Rivian também já aderiram ao assistente virtual da Amazon.

Novidades de tecnologia estão aqui no WM1!

Enquanto o futuro não chega, que tal dar uma olhada em nosso catálogo para conhecer todas as marcas de carro disponíveis? Já dá pra sonhar! E, nesta fase em que você não precisa ficar sem carro, o nosso portal Webmotors também tem aquele modelo que você adora e que cabe no seu bolso.

Comentários