Toyota criará caminhão movido a hidrogênio

Modelo será feito em parceria com a Hino Motors e terá capacidade para rodar 600 km

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Renan Rodrigues
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A corrida pelo transporte do futuro está cada vez mais acentuada. Muitos apostam em eletricidade e veículos autônomos. Porém, as formas de gerar energia para abastecer as baterias podem mudar.

É a aposta da Toyota, que fechou uma parceria com a Hino Motors para desenvolver caminhões movidos a célula de combustível. A montadora é especialista nesse tipo de veículo desde o lançamento do Mirai.

Com o caminhão movido a hidrogênio, a ideia é trabalhar para reduzir as emissões de C02 até 2050. As empresas entendem que melhorar caminhões pesados é urgente. Isso porque eles representam cerca de 60% do total de emissões de veículos comerciais no Japão.

Grande autonomia

No plano de construção de veículos comerciais eletrificados, um novo trem de força deve ser adotado para garantir desempenho ambiental superior, que conceda a praticidade de veículo comercial, capacidade de carga e outros aspectos.

Como caminhões são usados em transporte rodoviário, a autonomia foi estabelecida em aproximadamente 600 km.

O caminhão movido a hidrogênio é baseado no Hino Profia. O chassi foi especialmente projetado para acomodar a célula de combustível. O desafio agora é reduzir o peso e garantir uma capacidade de carga suficiente.

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