A Volkswagen Amarok é uma veterana no mercado brasileiro, e continuará sendo por alguns anos. Infelizmente, e isso não é novidade para ninguém, a marca alemã decidiu que não irá importara a nova geração da sua picape média, desenvolvida em parceria com a Ford Ranger, para o Brasil. Nós, aqui, ficaremos com essa Amarok, que tem a mesma cara há mais de 10 anos, e que continuará sendo produzida na Argentina deste mesmo jeitinho.
Só que em alguns mercados, como na Austrália, a nova Amarok desfila em sua bela e tecnológica nova geração. Por lá, aliás, a picape da Volkswagen não roda apenas com motor diesel, mas também tem configuração com motor turbo a gasolina de modelos esportivos. Trata-se da Amarok Aventura TSI452, que nossos colegas da Carsales, maior ecossistema de compra e venda de carros da Oceania, tiveram o prazer de testar - por isso não estranhe o volante do lado direito...rs
Vale destacar, antes de começar a ler, que apesar de o nome da picape trazer as três letrinhas mágicas da Volkswagen, "TSI", o motor não é um legítimo TSI. Trata-se de um motor Ecoboost da Ford, que equipou versões do Mustang, por exemplo. Entendido?
Legal! Agora aperte o cinto de segurança, pois pode ser que essa Amarok seja mais rápida que a Ram Rampage. Será?
A Volkswagen Amarok Aventura é a versão topo de linha e custa A$ 79.990 (aproximadamente R$ 255 mil, em conversão direta). É o mesmo preço, quer você opte pelo ortodoxo turbodiesel 3.0 V6, que temos à disposição no mercado brasileiro.
Além de exemplares como a selvagem Ford Ranger Raptor (não temos no Brasil, infelizmente) e a Jeep Gladiator Rubicon, não há veículos 4x4 de cabine dupla de 'uma tonelada' mais caros à venda na Austrália do que a Aventura. Seu rival mais próximo é o recém-lançado Ford Ranger Platinum, com preço a partir de A$ 78.190 (cerca de R$ 250 mil).
A Ford Ranger Wildtrak X (A$ 75.990 – aproximadamente R$ 240 mil) e a Toyota HiLux GR Sport (A$ 73.990 – cerca de R$ 235 mil) são os próximos na linha de preços, mas são mais focados no off-road do que o Aventura, que apesar do nome, é focada no asfalto.
A exclusividade da Volkswagen Amarok Aventura TSI452 4MOTION é o motor turbo a gasolina (TSI) de quatro cilindros e 2,3 litros.
Não há outro carro ortodoxo de cabine dupla topo de linha (então adeus Raptor) neste segmento que ofereça um motor a gasolina. A Volkswagen avalia que é um recurso que deve agradar aos compradores que apreciam a potência da gasolina.
O motor é da Ford, o que reflete o fato de a Amarok utilizar a mesma arquitetura e motorizações Ford que a Ranger, embora com alguns ajustes no chassi e no interior, e uma revisão do estilo exterior.
Como versão topo de linha, a Amarok Aventura vem totalmente equipada.
Os detalhes exteriores incluem um para-choque dianteiro com design em “X” distinto, estribos laterais, barras no teto, capota marítima motorizada e iluminação para a caçamba, entrada sem a necessidade de tirar as chaves do bolso e enormes rodas de liga leve de 21 polegadas.
Adoraríamos que a tampa da caçamba tivesse uma função de amortecimento, pois se abre de maneira bastante grosseira.
Os principais equipamentos internos incluem partida sem chave, acabamento dos bancos em couro 'Savona', ajuste elétrico de 10 posições e aquecimento para os bancos do motorista e do passageiro dianteiro, ar-condicionado de duas zonas com saídas de ar para os ocupantes do assento traseiro, iluminação ambiente e vidros traseiros de privacidade.
A única cor padrão é o branco. Sete opções metálicas custam A$ 990 (R$ 3.140). A unidade avaliada também veio com um controlador de freio de reboque de A$ 499 (R$ 1.585).
A linha Amarok vem com garantia de cinco anos (sem limite de quilometragem), um ano de assistência na estrada e intervalos de manutenção de 12 meses ou 15.000 km (aquele que acontecer primeiro).
O serviço com preço máximo é em média de A$ 360 (R$ 1.142) por visita à oficina durante as primeiras cinco manutenções periódicas.
Tal como o resto da gama, a Volkswagen Amarok Aventura TSI452 vem com uma classificação ANCAP (Austrália NCAP) de cinco estrelas com base nos protocolos de 2022 .
A Amarok obtém uma classificação de 86% para proteção de ocupantes adultos, 92% para proteção de ocupantes infantis, 74% para proteção de usuários vulneráveis da estrada, e 83% para assistência de segurança.
Grande parte da classificação é baseada nos resultados da Ranger, com testes adicionais de deslocamento frontal e impacto lateral específicos para a Amarok.
A frenagem autónoma de emergência (AEB) com deteção de pedestres e ciclistas é o título de um conjunto de sistemas de assistência ao condutor que também inclui controle de cruzeiro adaptativo (ACC) com função Stop & Go, centralização de faixa, alerta de saída de faixa, monitorização de ângulo da carroceria, alerta de trânsito cruzado traseiro e reconhecimento de sinais de trânsito.
Nossa experiência com este sistema de suporte de faixa tanto na Amarok quanto na Ranger é que ele está entre os mais bem calibrados nas estradas no momento.
A Amarok Aventura também inclui uma câmera de visão geral de 360°, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, assistente de estacionamento (Park Assist), mitigação de capotamento e controle de carga adaptativo que ajusta os parâmetros de controle de estabilidade para levar em consideração o peso adicional.
A Amarok está equipada com airbags frontais, laterais/cortina, traseiros, de joelhos e centrais. Esta é uma grande melhoria em relação à antiga Amarok, que não tinha proteção de airbag no banco traseiro.
Existem dois pontos de fixação ISOFIX e dois pontos de fixação superiores para cadeiras de criança instaladas no banco traseiro.
Se você se sentou em uma versão de alta especificação do Ford Ranger atual (aqui no Brasil temos a Platinum), então o interior da Volkswagen Amarok Aventura TSI452 terá algumas características familiares.
A tela sensível ao toque de 12 polegadas é um cruzamento óbvio. Operado pelo sistema SYNC4 da Ford, inclui navegação por satélite integrada, conexão sem fio para Apple CarPlay e Android Auto, e Bluetooth. O áudio é transmitido por meio de um sistema de som Harman Kardon de oito alto-falantes.
A tecnologia interna também inclui um carregador de smartphone sem fio (wireless charger) e tomadas USB-A e USB-C.
O painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas é do mesmo tamanho e usa as mesmas opções de informações da Ford Ranger, mas os gráficos da Volkswagen mudaram a aparência para que os medidores circulares tradicionais do velocímetro e do tacômetro sejam incluídos. É uma melhoria em relação à Ranger.
A Amarok perde um equivalente Volks do aplicativo de smartphone FordPass que se conecta a um modem incorporado e fornece recursos de inicialização e desbloqueio remotos (entre muitas outras coisas).
O motor a gasolina turboalimentado EcoBoost de quatro cilindros e 2,3 litros do Volkswagen Amarok Aventura TSI452 já esteve em serviço com o Ford Mustang na Austrália. Também é oferecido com a Ford Ranger nos mercados internacionais.
O motor com um único turbo entrega 302 cv a 5.900 rpm e 46,1 kgf.m a 3.350 giros. Isso o torna o motor mais potente da linha Amarok na Austrália, superando o também de turbo único de 170 cv, o biturbo diesel de quatro cilindros de 209 cv e o V6 de 3,0 litros de 250 cv.
No entanto, apenas o diesel de um único turbo oferece menos torque com 41,3 kgf.m, enquanto o biturbo tem 51 kgf.m e o V6 61,2 kgf.m.
A Amarok Aventura é conduzida através da transmissão automática de 10 velocidades da Ford, e um sistema BorgWarner 4x4 de torque sob demanda que pode funcionar em 4x2, 4x4 e 4x4 reduzida, e ainda possui um modo Auto que utiliza uma embreagem multi-placa para permitir o funcionamento com tração nas quatro rodas. Um diferencial traseiro com bloqueio auxilia em trabalhos off-road sérios.
A classificação oficial de economia de combustível combinada da Volkswagen Amarok Aventura TSI452 é de 10,1 km/l. Isso o torna oficialmente o trem de força da Amarok mais sedento oferecido na Austrália.
Durante os nossos testes no mundo real, a Aventura obteve uma média de 9,8 km/l numa variedade de condições de condução, mas sem incluir reboque ou off-road severo. Tratado de forma semelhante, o biturbo de 2,0 litros é mais econômico e o V6 turbodiesel um pouco mais sedento.
Combinado com o tanque de combustível de 80 litros padrão em toda a linha Amarok, isso significa que a Aventura turbo a gasolina pode oferecer uma autonomia de cerca de 700 km entre reabastecimentos. Isso diminuirá quando você adicionar uma carga, rebocar ou acionar a marcha baixa.
A Volkswagen Amarok Aventura TSI452 está entre os veículos 4x4 de cabine dupla mais agradáveis que você pode dirigir.
A maior parte disso se deve à excelente plataforma central sobre a qual a Amarok é montada. A isso a Volkswagen adicionou um ajuste de suspensão para a Aventura que utiliza um amortecedor monotubo sofisticado para melhorar o passeio.
Misturado a tudo isso está o motor a gasolina e suas características, que agregam vantagens e desvantagens.
Primeiro os pontos positivos. O motor a gasolina é silencioso e mais refinado do que os motores diesel também utilizados na Amarok. Sem o barulho do diesel, a cabine já bem amortecida pelo ruído dos pneus e respingos de cascalho fica ainda mais silenciosa.
Combinado com isso está um rodar que evita grosserias, apesar das rodas grandes. Há evidências de batidas e algum impacto de golpes cortantes, mas grande parte do tradicional tremor do chassi de uma picape foi amortecido. Depois, há um sistema de direção bem robusto e preciso.
No geral, a Amarok Aventura TSI452 é uma ótima maneira de navegar em estrada aberta. Combine isso com uma posição de assento elevada e direção leve em baixa velocidade, e também não será tão ruim na cidade. Apenas tome cuidado porque é um veículo longo e alto.
Mas com todo esse peso para carregar, o motor parece um tanto prejudicado.
Ele tem menos potência de tração do que o V6 diesel Aventura e, sem um modo Sport, um overboost ou uma função sensata de mudança de marcha manual, como shift paddles, ele não consegue aproveitar com tanto entusiasmo quanto possível suas capacidades de rotação mais altas.
O peso, comprimento e largura da Amarok significam que não é um veículo para rodar em trechos de estrada mais apertados, mesmo que seu motor possa desfrutar desse cenário esportivo.
No geral, essa combinação parece um pouco incongruente – como colocar um motor diesel em um Ford Mustang.
Existem outros detalhes a serem observados. Mesmo sem carga a bordo, os freios a disco versáteis necessitavam de uma aplicação firme do pedal antes de proporcionarem uma desaceleração tranquilizadora. Esta é uma deficiência que notamos também com a Ranger.
E como não dirigimos com cargas na traseira, não podemos dizer como isso afeta o desempenho do motor. Podemos dizer que a traseira se conectou melhor do que o normal, sem carga, sobre solavancos e protuberâncias, secas ou molhadas, mas não tinha a segurança e a comunicação absolutas que a dianteira exibia.
O pacote básico da Volkswagen Amarok é muito bom no off-road, como estabelecemos em várias outras análises de direção. Este carro mantém muitos dos recursos que ajudam nisso, incluindo modos de direção off-road específicos.
A Volkswagen Amarok Aventura mede o mesmo que os modelos diesel no que diz respeito às principais dimensões da carroceria.
Isso significa que pode caber um palete entre os arcos das rodas. Lembre-se, entretanto, de que a caixa de armazenamento da tampa do rolo ocupará espaço.
Mas em comparação com qualquer outra Amarok, exceto a V6 Aventura, que supera em 14 kg, sua carga útil é menor, 872 kg.
Outros pesos importantes incluem um peso de 2.228 kg. A Aventura V6 é substancialmente 104 kg mais pesada.
A massa bruta do veículo para a Aventura a gasolina é de 3.100 kg, a massa bruta combinada de 6.200 kg e o reboque máximo com freio é de 3.500 kg.
A Volkswagen Amarok Aventura é a mais luxuosa possível quando se trata de apresentação interior e embalagem no mundo da cabine dupla.
A qualidade dos materiais comumente vistos e tocados é alta e o design é funcional, atraente e sólido.
Como já mencionado, a Volks redesenhou o painel de instrumentos com um tacômetro adequado para medir a rotação do motor. Funciona melhor do que o apresentado pela Ford. Eles compartilham a mesma capacidade de personalizar com relação às informações exibidas no cluster.
Os bancos dianteiros são grandes, confortáveis e oferecem suporte. A Volkswagen também fez algumas modificações valiosas aqui.
Muito mais é compartilhado entre os dois veículos, é claro. Você obtém a grande tela de entretenimento entre os assentos, montada bem baixa e não inclinada o suficiente em direção ao motorista.
A versão Volkswagen perde os botões físicos do ar-condicionado incluídos no Ranger. Em vez disso, existem guias de atalho. Os ajustes climáticos são feitos através da tela ou comando de voz.
Embora tenha telas próprias de tamanho considerável, ele se conecta e exibe o Apple CarPlay com eficiência.
Também direto da Ranger está elemento de mudança de marcha que pelo menos agora parece ter uma calibração melhor do que em seus primeiros dias, quando era muito fácil perder as mudanças.
E há armazenamento aceitável, incluindo porta-luvas duplos e bolsos nas portas e encostos dos bancos.
O banco traseiro oferece espaço aceitável, mas o acolchoamento substancial do banco dianteiro interfere. Depois de ultrapassar o 1,80 metro de altura, você poderá ter dificuldades atrás dos passageiros altos dos bancos dianteiros. A posição do assento é com os joelhos para cima, refletindo a construção central da estrutura em escada da Amarok.
O encosto e a base do banco traseiro dobram-se para melhorar a funcionalidade do interior.
A Volkswagen Amarok Aventura TSI452 4MOTION não é para todos.
Seu alto preço por si só garante isso, e muito menos a maneira como o uso de um motor a gasolina não agradará a maioria dos compradores à frente da alternativa ortodoxa ao diesel.
Apesar de tudo isso, o núcleo continua sendo um dos melhores do mercado.
Este modelo é algo diferente e especializado que irá agradar àqueles que procuram uma experiência refinada em vez de um burro de carga e estão dispostos a pagar o máximo por isso.
Ao receber você aceita e concorda com o uso de seus dados para receber comunicações e outras finalidades descritas na nossa politica de privacidade