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Audi RS5 é sedã-cupê com alma de carro de corrida

Aceleramos a versão mais invocada da família A5 que custa R$ 639.990 e engole pistas e curvas como se fossem brincadeira

por André Deliberato

O Audi A5 é um carro que me encanta há mais de uma década. A primeira vez que rodei com ele foi há 11 anos, quando o modelo chegava ao Brasil em sua primeira geração. A unidade era branca, só tinha duas portas (era um cupê legítimo) e lembro que escrevi, naquela época, que era um automóvel que beirava a perfeição. Esse "título" acaba de passar para o Audi RS5 sobre o qual vou falar agora.
Há pouco mais de um mês chegou à garagem da Webmotors o Audi RS5 Sportback nessa cor roxa ma-ra-vi-lho-sa que você vê na galeria de fotos. Ela fica mais escura à noite e quase imperceptível, mas com os primeiros e últimos raios solares do dia se torna a tonalidade mais linda que já vi em um automóvel nestes quase 13 anos em que escrevo e gravo sobre carros. E isso não é pouco.

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Audi RS5 tem etiqueta salgada: R$ 640 mil

Não é barato levar um para casa. O preço de uma unidade zero quilômetro é de R$ 639.990 - e esse valor pode subir ainda mais com o acréscimo de alguns opcionais -, praticamente o mesmo que é cobrado por um Porsche 911 Carrera, de entrada (que custa R$ 689 mil). E não é caro somente pelo valor da etiqueta, mas também porque manter um carro como esse (seguro, impostos e combustível) também exige cacife.
Ok, ok, quem tem mais de R$ 600 mil para gastar em automóvel não pensa nesses gastos, sou obrigado a concordar com esse raciocínio. Agora, se por acaso você tem bala na agulha, estiver lendo esse teste e for interessado em veículos dessa categoria, vem comigo - eu vou te mostrar agora porque vale a pena assinar o cheque de um Audi RS5 Sportback.

Carro de corrida

Você não leu errado o intertítulo acima. O RS5 é um carro de corrida, assim como todos os outros Audi que tenham a insígnia RS. Com motor V6 2.9 turbo com injeção direta, entrega 450 cv e 61,2 kgf.m de torque (a somente 1.900 rpm) para as quatro rodas por meio do sistema de tração integral quattro. Combinado a este motor está um câmbio automático de oito marchas que é muito rápido.
Você veste ele, e isso é incrível. Você literalmente veste o RS5 e depois disso as ruas e estradas viram pista. Qualquer curva se torna um convite, uma provocação, e o carro responde com maestria a qualquer tipo de "ousadia" que o motorista se permita fazer. O câmbio é tão rápido que quando você pensa em reduzir uma ou duas marchas ele já fez isso antes mesmo de você reagir.

E ele faz tudo isso com o grau de tecnologia mais absurdo que um sedã médio alemão (são 4,78 m de comprimento e 2,83 m de entre-eixos) consegue entregar. Semi-autônomo, três zonas de atuação do ar-condicionado, bancos com massageador e até controle eletrônico dos amortecedores são alguns dos recursos que o sedã-cupê pode oferecer. Mas há muitos outros.
Na arrancada de 0 a 100 km/h, a Audi anuncia 3,9 segundos e velocidade máxima limitada a 250 km/h - um opcional pode "destravar" o carro para fazê-lo chegar a 280 km/h. São 3,9 segundos que na realidade parecem acontecer muito mais rápido - por culpa do câmbio, que já recebeu elogios demais por aqui.
Mas e o consumo? Acredite, não é tão ruim. Rodar com o pé leve e sem abusar permite que o carro faça 7,3 km/l na cidade e 9,7 km/l na estrada. São números apenas moderados, mas que permitem fazer o RS5 rodar até 423 quilômetros na cidade e 563 na estrada.

Conectado e luxuoso

Um carro de R$ 640 mil precisa entregar conteúdos que justifiquem a etiqueta, certo? E isso ele tem. Não vamos listá-los aqui porque faltaria espaço na caixa de texto, mas o que um carro como esse precisa ter está lá. Tudo resumido dentro deste desenho envolvente e sedutor que se torna arrebatador nessa cor especial.
E isso significa que o RS5 também é conectado. São duas telas digitais no painel, uma de 12 polegadas atrás do volante - configurável de acordo com o gosto do motorista e que oferece um modo "RS" que transforma o display em um cockpit - e outra de 10 polegadas, flutuante, sobre o console central que resume e reúne comandos de multimídia, GPS e ar-condicionado, além de outras possibilidades.

E não acaba aí. O RS5 também tem head-up display projetado no para-brisa, como também em carros de corrida, e quatro modos de condução oferecidos pela central inteligente da Audi: "Comfort", "Auto", "Dynamic" e a "Individual", que permite uma configuração mais personalizável do automóvel. Entre elas, é possível alterar comportamento de suspensão, direção, tração e, claro, o conjunto mecânico.
E o ronco? Não é tão alto, tem um perfil um pouco mais discreto, mas é visceral. É um carro de luxo, em carroceria de sedã-cupê, mas como dissemos no título, com alma de pista, de corrida. Anda junto com diversos superesportivos mais caros e não faz feio na frente do próprio Porsche 911, um dos esportivos mais desejados de todos os tempos. E além de tudo é lindo.


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