Audi S3 Sedan é parque de diversões para quatro pessoas

Modelo acelera de 0 a 100 km/h em somente 4,9 segundos


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Essa necessidade de as marcas alemãs transformarem qualquer modelo de sua linha em uma versão esportiva anabolizada sempre me cheirou a engodo. Por definição, não faz sentido ter um sedã de mais de duas toneladas de peso e cinco metros de comprimento, como é o caso Mercedes-Benz Classe S, por exemplo, com um V8 de 585 cavalos, freios de cerâmica, bancos do tipo concha, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 5,0 segundos. Ninguém, em sã consciência, vai colocar um sedã de luxo de quase R$ 800 mil para fazer voltas rápidas em um track day. Então, qual o sentido de construir uma versão esportiva do modelo?

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O mesmo raciocínio vale para o Audi S3 Sedan que estava prestes a ser testado. Quando se pensa nos seus concorrentes diretos, BMW e Mercedes-Benz, apenas o primeiro foi mais razoável. Escolheu um cupê, o M235 Coupe (R$ 229.950), com tração traseira e com um belo seis cilindros 3.0L twinturbo de 320 cavalos de potência máxima para a tarefa. A Mercedes foi pelo mesmo caminho que a Audi com o CLA 45 AMG (R$ 264.900), um sedã de quatro portas ainda mais potente (para rivalizar com o futuro RS3 Sedan), motor 2.0L de 360 cv e tração integral.

Mas enfim, o carro estava lá e precisava de um motorista para testá-lo. O sedã, que nasceu achando ser um autêntico esportivo, desembarcou no Brasil custando a bagatela de R$ 207.980.

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Do lado de fora, a Audi tratou de enfeitar pouco o modelo. Porém, as modificações estão lá para serem vistas por quem tiver um olhar mais afiado. As rodas, por exemplo, tem desenho próprio, são grandes, aro 18, e trazem pneus com perfil baixo (225/40), típico dos esportivos legítimos.

As parrudas pinças de freio ficam destacadas com a inscrição S3, já a carroceria, do veículo do teste, foi recoberta por uma chamativa cor vermelha. Os retrovisores externos receberam uma capa em alumínio, assim como a grade dianteira, que também ostenta a inscrição da versão. Para deixar o modelo invocado, o para-choque traseiro foi reformulado e ganhou quatro saídas de escapamento, duas em cada ponta.

Por conta dos apetrechos extras, o S3 ficou um centímetro maior (4.469 cm)que o A3 Sedan. O modelo também ficou 2,5 centímetros mais próximo do chão, na comparação com sua versão normal.

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Por dentro, a discrição, típica dos Audi, se manteve. Porém, os elementos que distinguem o S3 dos mortais estão lá. Seja pela soleira com a inscrição da versão, pelas pedaleiras cromadas, pelo pomo do câmbio com a inscrição  S Tronic (referência ao câmbio automatizado de seis velocidades), pelos bancos com desenho próprio ou então pelo volante achatado na sua base. Todos elementos que dificilmente fariam um manobrista perceber que se trata de um A3 Sedan diferente, mas que dão alegria ao seu dono.

A marca investiu também nos equipamentos de série. Teto solar panorâmico, faróis de xenônio com iluminação diurna em LED, sistema de áudio de alta qualidade com 13 alto-falantes e subwoofer controlados pelo sistema de entretenimento com tela sensível ao toque estão entre os itens que dão cara ao S3 Sedan. Um dos gagets mais divertidos é sem dúvida o controle de largada.  O sistema controla as rotações do motor no nível ideal para se obter a máxima aceleração e o menor tempo possível de resposta. Diversão garantida.

Através do sistema multimídia é possível selecionar também o modo de condução, alterar o comportamento do acelerador, da direção e até do câmbio. São cinco as opções: conforto, auto, dynamic, efficiency e individual.

COMO ANDA!

Apesar dos atributos descritos acima, é depois de virar a chave que a primeira impressão negativa sobre o S3 Sedan começa a se dissipar. Há alguns anos, testei o Audi TT RS, que tinha acabado de chegar ao Brasil. Na época, a impressão foi de rodar em um parque de diversões.  O principal brinquedo, claro, tinha sido a montanha russa. A aceleração bruta me impressionou, assim como a forma que o TT conseguia agarrar nas curvas, sem contar, toda a sua capacidade absurda de freiar. Tudo como o brinquedo dos parques, um brinquedo perfeito.

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A imagem do TT RS me voltou a mente como o S3 Sedan. Equipado com o mesmo motor 2.0L turbo TSFI presente em outros modelos da linha VW (proprietária da Audi), como o Golf GTI, porém calibrado para gerar 280 cavalos de potência máxima entre 5.500 e  6.200 rpm e um torque máximo de 38,7 kgf.m entre 1.800 e 5.000 rpm, o S3 é estupido na aceleração. Segundo a Audi, faz de 0 a 100 km/h em apenas 4,9 segundos, praticamente igual ao  Chevrolet Camaro SS (4,8 s), que precisa de um enorme V8 6.2L para cumprir a mesma tarefa.

A tração nas quatro rodas se encarrega de grudar o carro no asfalto até nas curvas mais fechadas. O S3 Sedan adora comer asfalto. Para instigar o motorista, o quadro de velocímetros ainda traz um medidor de boost do turbo. É possível acompanhar o trabalho do equipamento e seu apetite pela velocidade.

A caixa de transmissão é a S-Tronic automatizada de seis velocidades, que traz a possibilidade de trocas manuais por meio de borboletas instaladas atrás do volante (paddle-shift). O câmbio trabalha em sintonia fina com o 2.0L turbo, já as saídas de escapamento dão o tom da orquestra. 

Os modos de condução é que dão o sabor da brincadeira. Em efficiency, o consumo de combustível é o foco, com isso as trocas são feitas em rotações mais baixas e as acelerações ficam menos brutas. Já em confort, é a suspensão que fica mais macia (mas não tanto assim) e o Audi se assemelha mais aos Mercedes-Benz. Para quem é abusado, é preciso experimentar a posição individual, onde o sistema é controlado pelo condutor e até o controle de tração pode ser desligado.

O Audi S3 Sedan tem os seus pontos negativos. O espaço interno, por exemplo, é pequeno para quatro adultos, o porta-malas acomoda apenas 390 litros de bagagem, sempre que passar em uma lombada mais alta você vai se perguntar porque não pegou um carro mais alto e o preço poderia ser menor. Porém, para quem precisa de um carro para trabalhar durante a semana, sair para jantar com a esposa e os filhos pequenos e, ainda sim, sempre quis ter um carro esportivo na garagem, o S3 Sedan é uma boa opção. Com a vantagem que leva quatro para dar uma volta.

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