Avaliação C3: Perto de se aposentar, modelo passa a ser uma boa opção de compra

O novo Citröen C3 deve chegar ao mercado nacional em 2012, enquanto isso o C3 antigo (e atual) vai muito bem


  1. Home
  2. Testes
  3. Avaliação C3: Perto de se aposentar, modelo passa a ser uma boa opção de compra
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Famoso por seu estilo inovador, o Citroën C3 se aposentará no primeiro semestre de 2012 para dar lugar ao novo, um modelo hatch baseado na mesma plataforma dos monovolumes Aircross e C3 Picasso. O Citroën C3 comercializa em média 3 mil unidades ao mês e conta com uma boa aceitação do consumidor brasileiro, principalmente no mercado de usados. Para comprovar o sucesso do carro, o WebMotors rodou por uma semana com a versão 1,4L Flex, a opção mais em conta R$ 37,99 mil do urbaninho.

Os pontos fortes do Citroën C3 são: dirigibilidade, oferta de equipamentos e bom espaço interno. Os pontos negativos são: dificuldades para encontrar peças de reposição, valor de revenda e manutenção com preço elevado.

O WebMotors avaliou o Citroën C3, pela primeira vez, em 2005. Na época destacamos a estreia do sistema flexível em combustível, aplicado ao motor 1,6L de 110 cv.

Avaliação do Citroën C3 1,4L Flex

Durante a nossa avaliação o C3 reafirmou mais uma vez a sua aptidão ao terreno urbano. Marcou um consumo médio na cidade de 10 km/l de gasolina e de 6,4 km/l com álcool. Outro índice que contribuiu para o encaixe do modelo no cenário urbano foi o fato dele estar equipado com a direção eletro-hidraulica de série. O volante “leve”, característica comum em todos os modelos, e preciso é um dos pontos mais elogiados pelos proprietários do Citroën C3. Em contrapartida este itens é o que exigem maior atenção na hora da compra de um modelo usado. De acordo com relatos de ex-usuários e de mecânicos independentes, é recorrente alguns modelos apresentarem ruídos ou até o endurecimento do sistema.

Outro calcanhar de Aquiles do modelo hatch e a suspensão dianteira. Durante a avaliação do C3, quase zero quilometro, podemos perceber que o carro oferece um sistema firme e ao mesmo tempo confortável para as ruas brasileiras. Em todas as situações que passamos com o modelo, ele se saiu muito bem.

O motor 1,4L não é um mico. Seus 82 cv, quando abastecido com etanol, são suficientes para movimentar uma tonelada do peso em ordem de marcha do carro. Para ter ideia o urbaninho francês registra uma relação peso-potência de 12 kg/cv. A transmissão trabalha bem com o quatro-cilindros e oferece ao motorista engates precisos. Vale lembrar que se você procura por algo a mais, existe a opção automática de 1,6L já avaliada pelo WebMotors. As principais diferenças estão: no preço mais elevado, no maior conforto e no seu bom desempenho. A versão 1,4L acelera 0 a 100 km/h em 15,7 s e atinge a velocidade máxima de 155,3 km/h, de acordo com dados da fábrica. A opção automática de 1,6L faz a mesma tarefa em menos de 14 s base na aceleração do 1,6L manual e atinge a máxima de 186 km/h.

No último lançamento do Citroën C3, que aconteceu no início de 2010, o modelo ainda ganhou mais espaço com a versão limitada com teto-solar e a avaliada agora, que tem como principais novidades o preço sugerido de R$ 37,99 mil e a ausência do airbag.

No acumulado de 2011 o Citroën C3 marca 26 mil unidades vendidas, mais que o Chevrolet Corsa e menos da metade do Chevrolet Agile. Dentro do ranking dos hatches pequenos, o urbaninho francês se sobressai em emplacamentos diante do VW Polo, representando uma participação de mais de 8% no segmento.

Comprar ou não comprar?

Prestes a ser substituído por sua nova geração, o C3 é uma boa saída para aquele consumidor que busca um modelo retro, com interior espaçoso e ágil para a cidade. Caso a opção seja pelo C3, vale barganhar nas concessionárias, afinal a desvalorização com a chegada do novo, em 2012, é certa.

Mas antes de fechar qualquer negócio com o modelo da marca francesa, não deixe de checar o nosso Guia de Compra. Lá estão os principais prós e contras sobre o carro.

O valor médio para o seguro do Citroën C3, por meio da ferramenta do WebMotors, é de R$ 1.470. Para você calcular o seguro do seu carro pretendido utilize a mesma ferramenta. Ela está disponível para todos os usuários na aba Financiamento e Seguro. Lá você simula um seguro e até pode contratá-lo imediatamente.

Não é legal: capô sem pintura ou forro interno, para-choque com entradas para faróis de milha e a ausência de airbag e ABS. É legal: Preço acessível para a categoria, estilo e prazer ao dirigir.

Veja o Guia de Compra do Citroën C3



Gosta de Citroën C3?

Então veja aqui no WebMotors as melhores ofertas para o modelo:

Citroën C3

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors