- Você é racional, compra as coisas sempre pensando em custo benefício e sempre procura pela discrição? Precisa de um sedã médio com porta-malas generoso e bom espaço interno? Se você tiver R$ 44.500, seu negócio é o Nissan Tiida Sedan. Caso contrário, é melhor procurar outras opções no mercado.
Calma, essa não foi a avaliação mais rápida da história do WebMotors. É que o Tiida Sedan é tão racional que é possível resumi-lo em um parágrafo. O problema é que ser racional, no Brasil, nem sempre é algo positivo.
Nove centímetros
Logo de cara, chama a atenção o posicionamento do Tiida Sedan na linha Nissan. Importado do México, o modelo é mais barato do que sua versão hatch R$ 50.590. A comparação com o Sentra R$ 54.990 também pode soar estranho, mas o motor 1,8 de 126 cv do Tiida é só 16 cv mais fraco do que o 2,0 litros do irmão maior. Bem, “maior” em termos. Seu entre-eixos de 2,60 m está meros 9 cm abaixo do Sentra.
Essa proximidade entre os mais ricos da família traz virtudes ao Tiida Sedan. Afinal, o espaço traseiro é generoso e o motor flex forma uma boa dupla com o câmbio manual de seis marchas único disponível no Brasil. Assim como a versão hatchback, o Tiida Sedan é gostoso de dirigir, com acelerações que, se não fazem as costas colar no banco, deixam boa parte dos carros para trás nos semáforos. O consumo urbano é razoável, com 8,0 km/l quando abastecido com etanol, segundo medições do WebMotors.
A suspensão firme acompanha o ritmo do modelo, mas a direção elétrica, ótima para manobrar, prejudica a sensibilidade em curvas mais ousadas. Bem modulado, o freio cumpre sua função sem travar facilmente – o que é um alento, já que o ABS, assim como airbag duplo, não são oferecidos nem como opcionais.
Racional nos detalhes bons
Não que isso vá incomodar o comprador racional do Tiida Sedan. Afinal, em nenhum momento o três volumes se propõe a ser um esportivo papel brevemente feito pelo Sentra SE-R. Quem levar o Tiida Sedan para casa fará isso porque comparou o modelo com seus concorrentes, e percebeu que nenhum sedã médio oferece direção elétrica, ar-condicionado, trio elétrico e cd-player com mp3 de série por um valor abaixo dos R$ 45 mil.
Este consumidor também sabe que o farol de neblina não fará falta – afinal, a maior parte dos motoristas não enfrenta condições de baixa visibilidade diariamente. As rodas de liga-leve, opcionais de R$ 1.500, são um acessório mais estético do que funcional, podendo ser dispensadas. E se preocupar com a aparência do carro não será algo que o dono de um Tiida Sedan fará frequentemente.
Claro, não vou dizer minha opinião sobre o desenho do sedã nipo-mexicano – afinal, isso é algo que vai de cada pessoa. Mas aquela traseira não conversa com a dianteira, ao contrário do que ocorre no hatchback. Longe de assustar, o Tiida Sedan não chama a atenção. Apesar de ser pouco visto na rua, o modelo de teste, pintado no monótono prata, quase não foi notado, principalmente ao lado de um Gol Rallye, este com o chamativo “amarelo ovo”.
Racional nos detalhes ruins
Ele é espaçoso, tem um custo benefício bom e não chama atenção. Virtudes que podem angariar muitos consumidores racionais. O problema é que a maior parte deles é bem observadora, não deixando de lado pontos negativos do carro. E o Tiida Sedan também tem alguns deles.
O acabamento, por exemplo, usa materiais de textura agradável e plásticos com boa aparência. O problema é que o encaixe entre as peças deixa transparecer um certo descuido no processo de montagem. Se é algo esperado em um popular, as falhas não são algo que um dono de um carro de R$ 45 mil goste de ver. Ainda mais se for ver todo dia, como as peças da parte inferior da coluna A desalinhadas.
O possível consumidor do Tiida Sedan também olhará sua versão hatch, exposta ao lado do três volumes. Ele perceberá que o espaço interno é o mesmo, mas o Tiida hatch permite alterar a inclinação do encosto do banco traseiro. É uma virtude que não faz falta a quem não tá acostumado, mas é um pouco frustrante ver um modelo hatchback teoricamente, mais simples com muito mais itens de conforto do que sua versão sedã – incluindo teto-solar e ar-condicionado digital, exclusivos do modelo cinco portas.
Bem, o Tiida Sedan faz valer sua maior diferença. Com 467 litros de capacidade, seu porta-malas é maior até do que o do Sentra 371 litros. A abertura elétrica dá um charme extra, mas a dobradiça do tipo pescoço de ganso, que entra no compartimento, pode incomodar os mais exigentes.
Para poucos
Em seu lançamento, a Nissan afirmou que sua meta era vender cerca de 200 Tiida Sedan por mês – índice que está sem religiosamente cumprido, de acordo com a Fenabrave. Racional, o modelo tem potencial para vender muito. O problema é que, mais do que razão, o brasileiro usa a emoção na hora de assinar o cheque. Neste momento, o que vale não é se os passageiros não passarão aperto, e sim, se o carro fez o coração bater mais forte.
O Tiida Sedan não consegue isso. Ele pode te conquistar, sim, mas a longo prazo. O problema é que as concessionárias não oferecem test-drive que dure um mês. O que é uma pena, pois o modelo poderia agradar muito mais do que apenas 200 pessoas por mês.
Nissan Tiida Sedan 2010
| Motor | Quatro cilindros em linha, dianteiro, transversal, 16 válvulas, 1798 cm³ |
| Potência | 126 cv etanol / 125 cv gasolina a 5.200 rpm |
| Torque | 172 Nm / 17,5 kgfm etanol/gasolina a 4.800 rpm |
| Câmbio | Manual, com seis marchas |
| Tração | Dianteira |
| Direção | Por pinhão e cremalheira, com assistência elétrica |
| Rodas | Dianteiras e traseiras em aço 15” liga-leve opcional |
| Pneus | Dianteiros e traseiros 185/65 R15 |
| Comprimento | 4,47 m |
| Altura | 1,55 m |
| Largura | 1,69 m |
| Entre-eixos | 2,60 m |
| Porta-malas | 467 l |
| Peso em ordem de marcha | 1.176 kg |
| Tanque | 52 l |
| Suspensão | Dianteira independente, tipo McPherson; traseira dependente, tipo barra de torção |
| Freios | Disco ventilado na dianteira e tambor na traseira |
| Preço | R$ 44.500 |




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