Avaliamos a versão Sporting do conhecido Fiat Siena

Com alguns apetrechos decorativos, carro com motor de 1,6 litro cumpre o papel de um bom trabalhador e que não leva problemas para casa


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Rodrigo Samy
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– O novo Fiat Siena ganhou uma versão Sporting, conforme adiantamos na reportagem elaborada em setembro de 2010. O preço sugerido da versão que busca a injeção do mundo das pistas é de R$ 46,61 mil, quase R$ 6 mil a mais que a versão topo sem o título esportivo. Com o Siena Sporting o consumidor tem: faróis com máscara negra, minissaias laterais e spoiler, rodas de ligas leve exclusivas R15, aerofólio na tampa traseira na cor da carroceria e faixas e protetores de soleira com a logomarca Sporting.

Como equipamentos de série o Sporting oferece: ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos dianteiros com one touch, trava elétrica, volante com regulagem de altura. Na lista de opcionais o cliente encontra sensores de chuva, crepuscular e de estacionamento. Estão também na lista airbag duplo e freios com ABS. Se montado com todos opcionais o Siena pode chegar ao fabuloso preço de R$ 56 mil, quase dois Siena Fire ou até 2,5 Mille Economy.

Para deixar o carro com uma “cara” mais esportiva, a fabricante italiana esclarece em release que no desenvolvimento da série especial Sporting, a engenharia da Fiat buscou o melhor acerto para se obter uma performance bem esportiva, com ajustes no motor e câmbio, que recebeu uma configuração exclusiva através da redução da relação do diferencial câmbio mecânico, e também na suspensão amortecedores e molas, que teve com calibração exclusiva a suspensão foi rebaixada em 5 mm em relação a versão Essence do Siena.

A relação mais curta é notável, a ponto de o Siena Sporting se demonstrar um leve agressor aos copos boêmios de etanol. Bebeu 6,7 km/l no circuito urbano e 7,5 km/l na estrada. Lembre-se que o Siena Sporting tem sob seu capô o novo motor E.TorQ 1.6 16V Flex de 115 cv gasolina e 117 cv etanol a 5.500 rpm, com torque máximo de 16,2 kgfm a 4.500 rpm gasolina e 16,8 kgfm a 4.500 rpm etanol.
O modelo testado por WebMotors tem todos os opcionais disponíveis. A diferença gritante de preço ocorre devido à vasta quantidade de acessórios embutidos em pacotes. Se você é aquele brasileiro prático, que prefere potência a requinte, uma boa opção é o Fiat Linea de entrada com o motor 1,8 litro. Ele sai por R$ 55,45 mil.

Dirigibilidade e estabilidade evoluíram

Em comparação com a versão natural, o novo Siena Sporting está mais grudado ao chão. Isso fica nítido em curvas mais acentuadas ou em oscilações do asfalto. A parte traseira, que antes ameaçava escapar, principalmente com o porta-malas vazio, agora não foge tanto. A suspensão dianteira “recalibrada” é do tipo McPherson, com rodas independentes e a traseira usa eixo de torção, com barra estabilizadora.

Outro item que favorece a dirigibilidade é o sistema de freio com ABS. Ele controla perfeitamente o carro nas frenagens. Porém este acessório fundamental para a segurança só pode ser adquirido em um pacote único, por volta de R$ 3 mil. Além do antitravamento das rodas, o consumidor leva de graça conforme informações da Fiat o conjunto de airbag duplo.

A concorrência

No segmento dos sedãs compactos com motor acima de 100 cv há as seguintes opções: Chevrolet Corsa Sedan R$ 37 mil, New Fiesta 1.6 R$ 50 mil, Fiesta Sedan 1.6 R$ 38 mil, Peugeot Passion 1.6 R$ 45 mil, Renault Logan 1.6 R$ 32,70 mil e Renault Symbol 1.6 R$ 45 mil. Vale lembrar que os valores sugeridos são referentes as versões topos de cada marca.

Resumo da opera:

O Siena pode até ganhar dos seus competidores nas categorias design e estilo. Apesar disso, o modelo italiano perde em desempenho e preço. Se for comparado, principalmente com as versões mais equipadas. Vale também ressaltar que dificilmente encontra-se na rua um Siena que custe mais de R$ 50 mil; Os carros, gentilmente cedidos pelas montadoras, vêm com todos opcionais de fábrica para que sejam analisados todos os acessórios disponíveis. Por isso, o valor elevado da versão avaliada. Mesmo assim, o Siena Sporting é “salgado”. Ele só cabe na sua garagem, caso você goste muito do modelo e esteja em busca de algo diferente.

Motor Quatro cilindros em linha, dianteiro, transversal, 16 válvulas, 1598 cm³
Potência 117 cv etanol / 115 cv gasolina a 5.500 rpm
Torque 16,8 kgfm etanol - 16,2 kgfm gasolina a 4.500 rpm
Câmbio Manual, com cinco marchas
Tração Dianteira
Direção Por pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica
Rodas Dianteiras e traseiras em aro 15” de liga-leve
Pneus Dianteiros e traseiros 185/60 R15
Comprimento 4,15 m
Altura 1,43 m
Largura 1,63 m
Entre-eixos 2,37 m
Porta-malas 500 l
Peso em ordem de marcha 1.092 kg
Tanque 48 l
Suspensão Dianteira independente, tipo McPherson; traseira dependente, tipo barra de torção
Freios Disco ventilado na dianteira e tambor na traseira
Preço R$ 46.610



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