Avantissimo - A perua que a Audi trouxe do futuro

Protótipo reúne o supra-sumo da tecnologia automotiva mundial, com alto índice de eletrônica embarcada e todos os recursos de informática; projetado p


  1. Home
  2. Testes
  3. Avantissimo - A perua que a Audi trouxe do futuro
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Repetindo o sucesso que fez no Salão de Frankfurt do ano passado, onde foi apresentado, o Audi Avantissimo também causou sensação em Detroit, este ano. O enorme protótipo que a Audi projetou para reinar absoluto entre as peruas de luxo mais poderosas do mundo, concentra tanta tecnologia automotiva e eletrônica embarcada, que mais parece um veículo para um futuro distante, com a diferença que já pode ganhar as ruas hoje.

O Avantissimo traz na bagagem a forte personalidade de requinte, desempenho e estilo, cultivada pela Audi através dos anos em todos os seus modelos, assim como o resultado da experiência da marca na sua prestigiosa linha de peruas. Primeiro com a RS2, depois com o Allroad e, mais recentemente, com a RS4, a Audi já tinha revolucionado o conceito de perua, reforçado agora com o protótipo Avantissimo.

Como o nome sugere, é um modelo avante do seu tempo, que antecipa em muitos aspectos as futuras gerações de automóveis. Embora o tamanho avantajado de 5,06 m de comprimento e 1,91 m de largura, possa sugerir que o Avantissimo é um trambolhão inviável, suas superfícies limpas e equilibradas dão ao modelo uma aparência leve e compacta, que na realidade esconde o lado mais fascinante de sua personalidade: um motor 4.2 V8 biturbo de 430 CV.

Alinhando o conforto de limusine com o desempenho de carro de competição, o Avantissimo incorpora ainda um novo conceito de dirigibilidade, representado pelo módulo MMI Multi media interface, que aprimora ao máximo a oferta de informações sobre o veículo. O motorista dispõe, num único módulo, dos comandos de áudio, TV com DVD, telefone celular, sistema de navegação e até mesmo acesso à internet. A escolha de menus se dá por meio de teclas instaladas ao redor de um dial, e todas as funções podem ser executadas sem tirar as mãos do volante.

O tamanho avantajado o Avantíssimo por fora, garante, como não poderia deixar de ser, amplo e incomum espaço interno. Como ainda não inventaram tecidos mais nobres, os bancos desse avançado Audi continuam sendo revestidos de couro, mas são diferentes de outros modelos de luxo, pois têm regulagens de altura até nos apoios de braço e, de quebra, contam com encostos que fazem massagens relaxantes.

Depois de configurar a disposição dos bancos da maneira mais conveniente, os passageiros podem distrair-se com filmes exibidos nas telas instaladas nos apoios de cabeça dianteiros ou com as músicas preferidas. Tudo controlado facilmente através de um botão giratório e de teclas ao redor, como um “mouse” de computador.

Chave de ignição é coisa do passado num veículo Avantissimo. Para dar partida, é preciso que as impressões digitais do motorista sejam identificadas por um “scanner” que, além de ligar o carro ativa todas as regulagens personalizadas daquele motorista. Dentro do carro, silêncio de catedral. O motor V8 biturbo, mesmo quando exigido nas rotações limites, é totalmente silenciosa, mas convida a explorar todas as potencialidades que o Avantissimo oferece, como seus 600 Nm de torque, disponíveis em todos os regimes de rotação, como num carro de corrida. Não por acaso, esse motor foi inspirado no sucesso do modelo de competição R8 em Le Mans.

A marca registrada da Audi também está presente no Avantissimo através dab carroceria, construída totalmente de alumínio, assim como o chassi e a suspensão, reafirmando o pioneirismo da Audi nesse tipo de construção. O câmbio Tiptronic, de seis marchas, compõe com a tração Quattro um conjunto à altura das exigências do protótipo que, tem suspensão regulável em três estágios, com comando também acoplado ao MMI. De lambuja, a Audi equipou o Avantissimo com pneus do tipo Pax, que mesmo em caso de furo, garantem que o carro pode rodar até 200 quilômetros, a 80 km/h, sem precisar parar. Precisa mais?



Confira como foi a cobertura completa do Salão de Detroit


Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors