Byd Song Plus 2026 (11)

BYD Song Plus: desplugando o plug-in

Rodamos com o SUV híbrido plug-in por 10 dias sem carregar o carro na tomada. Será que fiquei na mão sem bateria?

    • Desempenho
    • Desempenho
    • 13,76 kgfm/rpm
    • Consumo Gasolina
    • Consumo Gasolina
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Consumo Álcool
    • Consumo Álcool
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Porta Malas
    • Porta Malas
    • 574 litros
    • Câmbio
    • Câmbio
    • N/A
8.5

Overview

Espaçoso e bem equipado, o BYD Song Plus é uma boa pedida para quem busca um SUV eletrificado confortável, mas não liga tanto para o desempenho


  • + Espaço interno
  • + Conforto
  • + Lista de equipamentos
  • - Porta-malas
  • - Desempenho frente aos concorrentes
  • - Funcionamento do pacote ADAS
 
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A principal vantagem dos carros híbridos plug-in é a possibilidade de carregar a bateria motriz na tomada, reduzindo a demanda de uso do motor a combustão nessa tarefa. Mas o que acontece se ignorarmos essa capacidade e usarmos o modelo plugado da mesma maneira que um convencional?

Aproveitei a oportunidade de testar o BYD Song Plus 2026 para botar em prática esse teste de vida real com o SUV da marca chinesa.

Foram 10 dias a bordo do SUV híbrido plug-in. E sem parar o SUV para carregar na tomada. Mas será que fiquei "na mão" com a bateria motriz zerada? Ficou curioso? Então confira nas próximas linhas como foi essa experiência.

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    O BYD Song Plus ficou mais elegante na linha 2026
    Crédito: Evandro Enoshita/WM1
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    Teste: BYD Song Plus

    O que mudou no Song Plus 2026?

    A BYD aproveitou o lançamento da linha 2026 para atualizar o visual do Song Plus. O SUV híbrido plug-in agora tem as mesmas linhas externas do Song Plus Premium, lançado no mercado brasileiro no final de 2024.

    Isso quer dizer que o SUV estreou uma dianteira reestilizada, com visual mais limpo e frisos horizontais. No mesmo estilo visto no sedã elétrico Seal. Já na traseira, a BYD tirou a placa do para-choque e passou para a tampa do porta-malas. Mudaram também as lanternas e o logo do fabricante, que deixou de ser o "Build Your Dreams" escrito por extenso. As novas rodas, de 19 polegadas, agora também são as mesmas do SUV topo de linha.

    O SUV plug-in agora tem o mesmo visual do topo de linha Song Plus Premium
    Crédito: Evandro Enoshita/WM1
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    Por dentro, o Song Plus também herdou o console central do Song Plus Premium, com comandos reposicionados e uma alavanca de câmbio menor e mais discreta, do tipo eletrônica.

    As mudanças estéticas deram uma atualizada - e deixaram mais elegante - o visual do SUV, que foi lançado na China em 2020 e chegou três anos depois ao mercado brasileiro.

    Com layout tipicamente chinês, o Song Plus agrada pelo espaço e pelo acabamento
    Crédito: Evandro Enoshita/WM1
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    Como é a cabine do BYD Song Plus?

    O BYD Song Plus tem 4,78 m de comprimento, 1,89 m de largura e 1,67 m de altura, com um entre-eixos de 2,77 m. É aquele típico SUV médio feito para quem gosta ou precisa de carros espaçosos.

    O espaço para as pernas no banco traseiro é bastante generoso e é possível levar três pessoas com uma boa dose de conforto. O acabamento também é bem refinado para um SUV médio generalista, com direito a materiais macios ao toque em várias superfícies e iluminação decorativa em LED com coloração personalizável.

      O console central com novos comandos e alavanca de câmbio é uma das novidades da linha 2026
      Crédito: Evandro Enoshita/WM1
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      A BYD claramente privilegiou o espaço para os passageiros na cabine, já que o porta-malas não é tão amplo assim: tem capacidade para  425 litros - menor que os de alguns SUVs compactos do mercado brasileiro.

      E como fica a ergonomia? O Song Plus 2026 ainda é um típico chinês e concentra quase todos os comandos na tela central - e giratória - de 15,6 polegadas. Mas confesso que estou me acostumando com essa lógica chinesa e essa característica me incomoda - um pouco - menos do que já me incomodou.

      Se você já está iniciado nos carros chineses, certamente não vai se perturbar. E tem outro ponto bacana: o comando de voz dos BYD é bem eficiente e aceita pedidos mesmo com frases bem fora do padrão. Por exemplo: é possível alterar a temperatura do ar-condicionado dizendo que você está com frio ou calor.

      Na traseira, o Song Plus oferece ótimo espaço para as pernas e encosto reclinável
      Crédito: Evandro Enoshita/WM1
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      Quais os equipamentos do BYD Song Plus 2026?

      A lista de itens de conforto do BYD Song Plus 2026 inclui teto solar panorâmico, tampa do porta-malas com abertura e fechamento elétricos, faróis de LED com acionamento automático, luz decorativa da cabine, painel tela de 12,3 polegadas, multimídia com tela de 15,6 polegadas e som com dez alto-falantes, carregador de celular por indução, bancos dianteiros com ajustes elétricos, aquecimento e ventilação, ar-condicionado de duas zonas e chave presencial.

      Já o conjunto tecnológico e de segurança tem seis airbags, pacote ADAS, monitor de pontos cegos, seletor de modos de condução com três opções de acerto (Eco, Normal e Sport), freio de estacionamento eletrônico e câmera 360°.

      O porta-malas, com 425 litros de capacidade, é pequeno para um SUV médio
      Crédito: Evandro Enoshita/WM1
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      Desplugando o Song Plus

      E agora chegou a hora de falar do teste. O BYD Song Plus 2026 é equipado com um propulsor 1.5 aspirado e um propulsor elétrico. Esse conjunto desenvolve a potência combinada de 235 cv e permite ao SUV de 1.830 quilos acelerar de zero a 100 km/h em 7,9 segundos.

      Com uma bateria de 18,3 kWh - que pode ser totalmente carregada em três horas com um carregador Wallbox -, o alcance teórico é de 63 quilômetros no modo 100% elétrico (ciclo PBEV), embora o real seja maior que isso. Segundo a BYD, somando a bateria motriz e o tanque de gasolina, dá para rodar incríveis 1.200 quilômetros antes do carro parar sem carga e sem combustível.

      E como eu falei no início desse texto, o segredo para aproveitar ao máximo um híbrido plug-in é manter a bateria motriz sempre com carga máxima, o que só é possível na tomada. É só assim que você consegue extrair o melhor desses eletrificados, como a possibilidade de rodar por longos períodos no modo 100% elétrico.

      Modo "Save" acionado e "SOC Alvo" em 70%: o segredo para manter a bateria motriz carregada
      Crédito: Evandro Enoshita/WM1
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      Mas um carro é feito para ser usado e pode acontecer de você viajar para o meio do nada, quilômetros distante do Wallbox mais próximo. Ou simplesmente ficar sem tempo para carregar o carro na tomada. Nesses casos, será que eu vou ficar na mão só com o motor a combustão?

      No caso do BYD Song Plus 2026, é possível conviver tranquilamente sem um carregador por perto. O lance é tirar o carro do automático, que privilegia a eficiência na rodagem em detrimento à carga da bateria motriz.

      Aliás, tirar do automático é no movimento literal. Na aba "Energia" da multimídia, você desativa o gerenciamento inteligente de energia ao ativar a função "Save" e botar o "SOC Alvo" para o valor máximo.

      Traduzindo para o português, esse "Save" significa que você quer usar o motor a combustão para carregar a bateria motriz, enquanto o "SOC Alvo" representa o percentual de carga que você pretende atingir.

      Usando o motor 1.5 aspirado como gerador, é possível carregar o bateria motriz até os 70%. Embora essa escolha implique em uma renúncia, já que o carro passa a beber mais gasolina para manter o motor elétrico com energia suficiente.

      É possível acompanhar a dança dos motores pelo quadro de instrumentos
      Crédito: Evandro Enoshita/WM1
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      Como é dirigir o BYD Song Plus 2026?

      Nesses mais de 600 quilômetros que eu rodei com o Song Plus em 10 dias, 1/3 do trajeto foi em uso rodoviário. E foi na estrada que eu aproveitei para abusar do modo Save, deixando o carro no modo automático praticamente apenas na cidade.

      A carga da bateria motriz até chegou a ficar abaixo dos 30% em vários momentos. Mas como o motor a combustão é mais requisitado em velocidades mais altas, enquanto o elétrico não entra em cena com tanta frequência, não demora tanto para que a bateria motriz atinja os 70% de carga.

      Segundo o contador de autonomia no painel, esses 70% de carga são o suficiente para rodar 55 quilômetros no modo elétrico. Então é possível manter essa dinâmica de acionar o modo Save na estrada e depois deixar o carro no automático no uso urbano, para poder rodar o máximo possível sem gastar gasolina.

      O relatório final da viagem: 32,2 litros de gasolina consumidos
      Crédito: Evandro Enoshita/WM1
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      Com o modo "Save" acionado, não notei variação no desempenho do SUV. Que é relativamente ágil, levando em consideração o fato do Song Plus ser uma máquina de mais de 1.800 quilos. O acerto de suspensão - bem macio - é mais adequado para uma tocada mais pacata.

      Por outro lado, como o motor a gasolina é mais requisitado, você vai ouvir o ruído do 1.5 aspirado com uma frequência maior que a esperada para um híbrido plug-in.

      Na estrada, foi possível testar o funcionamento do pacote ADAS do Song Plus. E aqui, o SUV da BYD não difere muito dos outros chineses. Os auxílios eletrônicos funcionam de maneira excessivamente conservadora, se assustando com frequência, por exemplo, com motos trafegando no corredor.

      Já o assistente de manutenção em faixa não entrega uma condução exatamente suave. Optei por desativar o assistente de faixa e manter apenas o controlador adaptativo de velocidade nos momentos em que preferi dar folga ao pé direito.

      Final da jornada

      E nesse teste do plug-in desplugado, rodei 633,9 quilômetros com o BYD Song Plus e gastei um total de 32,2 litros de gasolina. O combustível no tanque era suficiente para mais 504 quilômetros de rodagem, enquanto a carga da bateria permitiria rodar até 47 quilômetros no modo elétrico.

      Rodei sem pensar em bater recorde de eficiência. Mantive o ar-condicionado ligado 100% do tempo, enquanto o seletor de condução permaneceu quase todo o tempo no modo Sport. Outro detalhe é que eu praticamente não usei o modo "EV", que força o SUV a rodar como um elétrico pleno.

      No final das contas, a média de consumo no meu teste foi de 19,7 km/l. Uma bela marca, considerando a forma como conduzi o Song Plus. Mas, certamente, teria atingido resultados muito melhores mantendo a bateria motriz carregada na tomada.

      Mesmo depois de 633,9 quilômetros, o alcance restante ainda era de mais de 500 quilômetros
      Crédito: Evandro Enoshita/WM1
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      Revisões e seguro do BYD Song Plus?

      A BYD prevê revisões periódicas a cada um ano ou 10 mil quilômetros para o Song Plus.

      Apenas com as manutenções obrigatórias até os 50 mil quilômetros, o proprietário terá que desembolsar R$ 6.310. É o valor que aparece na tabela divulgada no site da BYD. A garantia é de seis anos, com oito anos de cobertura para a bateria motriz.

      E o seguro no Auto Compara? Fiz uma cotação para um perfil de homem, casado, com 38 anos e morador de São Paulo. O valor da proteção completa oscilou entre R$ 3.685,20 e R$ 15.792,10.

      O BYD Song Plus oferece ótimo espaço interno e lista de equipamentos bem completa
      Crédito: Evandro Enoshita/WM1
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      Vale a pena comprar um BYD Song Plus 2026?

      O BYD Song Plus é comercializado em versão única, com preço de tabela de R$ 249.990. Os concorrentes diretos - e também híbridos plug-in - são o Caoa Chery Tiggo 7 Pro PHEV (R$ 219.990), o GWM Haval H6 PHEV19 (R$ 245 mil) e o Jaecoo 7 Prestige (R$ 249.990).

      Frente a esses concorrentes, o SUV da BYD fica atrás em desempenho e supera apenas o Caoa Chery no alcance 100% elétrico. Por outro lado, é bem equipado, espaçoso e confortável. Além do visual ter sido atualizado recentemente.

      Ancora: Conclusão Score

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        Ficha Técnica

        BYD - SONG PLUS - 2023
        1.5 DM-I HÍBRIDO AUTOMÁTICO
        R$ 229800

        Motor / Desempenho / Consumo +

        • Cilindrada (litros)
        • 1.5
        • Cilindrada cm³
        • 1498
        • Disposição dos cilindros
        • Linha
        • Número de cilindros
        • 4
        • Número de válvulas por cilindro
        • 4
        • Comando de Válvulas
        • DOHC
        • Comando de válvulas variável
        • Sim
        • Combustível (comercial)
        • Híbrido
        • Combustível secundário
        • Elétrico
        • Alimentação
        • Aspirado
        • Potência Combinada (cv)
        • 235
        • Potência (cv/rpm)
        • 105
        • Torque (kgfm/rpm)
        • 13,76
        • Potência Motor Elétrico (cv)
        • 194
        • Torque Motor Elétrico (kgfm)
        • 33,14
        • Aceleração 0-100 km/h (segundos)
        • 8,5

        Transmissão +

        • Transmissão
        • Automática
        • Localização do câmbio
        • Console

        Freios / Suspensão / Direção +

        • Freios dianteiros
        • Disco ventilado
        • Freios traseiros
        • Disco ventilado
        • Suspensão - Dianteira
        • McPherson
        • Suspensão - Molas dianteiras
        • Helicoidal
        • Suspensão - Traseira
        • Multilink
        • Suspensão - Molas traseiras
        • Helicoidal
        • Direção - Assistência
        • Elétrica
        • Direção - Ajustes
        • Altura e profundidade

        Dimensões e Capacidades +

        • Comprimento (mm)
        • 4705
        • Largura (mm)
        • 1890
        • Altura (mm)
        • 1680
        • Entre-eixos (mm)
        • 2765
        • Altura em relação ao solo (mm)
        • 180
        • Capacidade da bateria (KWh)
        • 18,3
        • Capacidade do porta-malas (litros)
        • 574
        • Peso líquido em ordem de marcha (kg)
        • 1790

        Tecnologia / Conectividade +

        • Sistema de áudio - Tipo
        • Multifunções
        • Bluetooth
        • Função Streaming
        • Carregador de smartphone por indução
        • Sim
        • Tela de entretenimento - Tamanho da tela (pol.)
        • 15,6
        • Tela de entretenimento - Sensível ao toque
        • Sim
        • Tela de entretenimento - Espelhamento com smartphone
        • Apple CarPlay + Google Android Auto
        • Tela de entretenimento - Navegação (GPS)
        • Via espelhamento (smartphone)
        • Carregador 12V
        • USB
        • Controle de áudio
        • No volante
        • Alto-falantes - Quantidade
        • 12

        Rodas e Pneus +

        • Tipo de roda - Tipo de roda
        • Liga leve
        • Tipo de roda - Design/cor
        • Diamantada
        • Dianteira - Aro (pol.)
        • 19
        • Dianteira - Pneus (largura/perfil/aro)
        • 235/50
        • Traseira - Aro (pol.)
        • 19
        • Traseira - Pneus (largura/perfil)
        • 235/50
        • Estepe
        • Kit de reparos

        Garantia +

        • Garantia total do veículo - Duração (meses)
        • 72
        • Garantia da bateria - Garantia da bateria - Duração (meses)
        • 96
        • No Bolso8.8
        • Tecnologia8.6
        • Vida a bordo8.5
        • Desempenho8.0
        • Opinião do repórter8.8
        • + Espaço interno
        • + Conforto
        • + Lista de equipamentos
        • - Porta-malas
        • - Desempenho frente aos concorrentes
        • - Funcionamento do pacote ADAS
         
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