Chery Celer hatch chega por R$ 35.990 e Sedan por 36.990

Modelo da marca chinesa é equipado com motor 1,5L de 108 cv chega completo e com um design atraente


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Rodrigo Samy
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(Atibaia, SP) - Se a Chery chegou ao Brasil comendo pelas beiradas, agora, a marca chinesa pretende encarar o mercado nacional de frente. Isso porque antes a marca era representada por uma empresa fora do ramo automotivo. Hoje, com mais de 50% do capital nas mãos da própria Chery, a chinesa arregaça as mangas e mostra as caras no País. Pois é, a nova Chery é aquela que apresentou um SUV conceito no Salão do Automóvel de São Paulo e, acredite: um S18 elétrico. Aliás, lembra-se daquele Fulwin apresentado no Salão São Paulo de 2010, então, ele voltou à tona com o nome de Celer. O carro é o mesmo que o WebMotors avaliou 2012 na China, direto de Wuhu.

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Outro ponto forte do Celer é que ele será fabricado no Brasil, na planta de Jacareí, em São Paulo. Para viabilizar a linha de montagem a chinesa anunciou um investimento de US$ 400 milhões de dólares para construir uma fábrica com capacidade de 150.000 carros por ano. Porém, as primeiras unidades foram importadas de Wuhu, na China. De acordo com a chinesa, foi necessário adequar 140 itens, incluindo motor, transmissão e acabamento interno, na tropicalização. Em 2013, a Chery Brasil prevê comercializar 7.000 unidades do Celer, sendo 75% do mix na versão Hatch e 25% na versão Sedan.


O Celer (Fluwin) tem um valor sugerido de R$ 35.990 (R$ 36.990 Sedan). Ele vem equipado com um motor flexível em combustível de 1,5L com 108 cv de potência quanto está abastecido com etanol. Entre os principais equipamentos do modelo estão: ar-condicionado, direção hidráulica, airbag duplo, freios ABS com EBD, alarme antifurto, vidros, travas e retrovisores elétricos e rádio CD com entrada USB.


Com 4,13 m (4,27 m Sedan) de comprimento, 1,68 m de largura, 1,50 m de altura e 2,53 m de entre-eixos, o chinês consegue levar 380 (450 Sedan) litros de bagagem. Equipado com uma transmissão de cinco velocidades e pesando 1.200 kg, o Celer consegue registrar uma relação peso-potência de 11 kg/cv, ou seja, muito alta para a proposta familiar, uma vez que o modelo registra uma capacidade de carga de 375 kg. A prova também está no moroso resultado da aceleração de 0 a 100 km/h em 11,9s. Tudo bem que o número não é tão feio se comparado com os populares nacionais, mas estamos falando de um motor com 1,5L de capacidade cúbica.


O desenho do Celer é agradável aos olhos, ele foi desenvolvido pelo Estúdio Torino Design, da Itália. Se a beleza por fora é eficaz, por dentro o carro deixa a desejar com a robustez dos comandos do rádio. Se comparado com as primeiras unidades chineses desembarcadas no Brasil, o Celer está um pouco superior no quesito acabamento. Nada que supere os populares nacional e quase igual ao tratamento dado pela JAC.


Mas se comparado com o J3 ele ganha?


 

Chery Celer

JAC J3

Motor

4 em linha, dianteiro, transversal, 1.496 cm³

4 em linha, dianteiro, transversal, 1.332 cm³

Potência

108 cv

108 cv

Torque

14 kgfm

14 kgfm

Câmbio

Manual, com cinco marchas

Manual, com cinco marchas

Tração

Dianteira

Dianteira

Direção

Por pinhão e cremalheira, com assistência elétrica

Por pinhão e cremalheira, com assistência elétrica

Rodas

Dianteiras e traseiras em aro 15” de liga-leve

Dianteiras e traseiras em aro 15” de liga-leve

Pneus

Dianteiros e traseiros 185/60 R15

Dianteiros e traseiros 185/60 R15

Comprimento

4,14 m/ 4,27 m

3,96 m

Altura

1.50 m

1.46 m

Largura

1,68 m

1,65 m

Entre-eixos

2,50 m

2,40 m

Porta-malas

380l / 450l

350l

Peso

1.200 kg

1.060 kg

Tanque

50l

48l

Suspensão

McPherson e traseira semi-independente

McPherson e traseira independente

Freios

Disco e tambor

Disco e tambor

Preço

R$ 35.990

R$ 34.990



Superior no espaço, o Chery perde para a JAC no número de concessionárias e no período de garantia. O Celer oferece 3 anos, enquanto o carro do “Faustão” é imbatível com seus seis anos.

 

Impressões ao dirigir: O velho ditado, por fora bela viola, se encaixa perfeitamente no Celer. Afinal, o carro tem um design atraente e abusa de componentes já familiarizados por nós. No conjunto óptico, os faróis são parecidos com os do Renault Symbol, já no interior a marca usa botões do Volkswagen Santana e painel do Gol de segunda geração. Ainda por fora, vincos lineares e rodas que imitam a tradicional O.Z. No quesito acabamento, as rebarbas não estão em evidência, mas sim os chicotes e os cabos de sensores aparecendo por todos os lados. Outra falha encontrada na unidade testada estava na fixação do carpete e no acabamento da alavanca de ajuste do banco.

 

Ao volante o Celer oferece dirigibilidade razoável e visibilidade favorável. Mesmo com o ajuste da suspensão para as condições brasileiras, o modelo não se acertou firmemente na rodovia. Sambou mais que o normal e flutuou em velocidades acima de 100 km/h. O freio com ABS também apresentou um conceito borrachudo, diferente do acostumando por nós brasileiros. A unidade avaliada estava com menos de 100 km rodados, talvez, por isso, o sistema ainda estivesse se acertando.

 

O Celer pode ser considerado o melhor Chery já apresentado, mas ainda falta um pouquinho para pegar o JAC e até mesmo os populares de plantão.   



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