Citroën C3 Live Pack Ee1

Citroën C3 Live Pack: o racional dos racionais

A versão intermediária com o motor 1.0 aspirado tem o melhor custo-benefício na linha. Veja os predicados do modelo

    • Desempenho
    • Desempenho
    • 10,7/3250 kgfm/rpm
    • Consumo Gasolina
    • Consumo Gasolina
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Consumo Álcool
    • Consumo Álcool
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Porta Malas
    • Porta Malas
    • 315 litros
    • Câmbio
    • Câmbio
    • N/A
8.4

Overview

Ainda com preço competitivo, o C3 Live Pack oferece mais espaço que nos subcompactos e uma lista de equipamentos mais recheada que no basicão C3 Live.


  • + Baixo consumo de combustível
  • + Espaço interno
  • + Lista de equipamentos
  • - Desempenho
  • - Itens de segurança
  • - Posição de dirigir
 
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Tem gente que prefere os SUVs. Outros, os cupês esportivos e sedãs de alto desempenho. Mas nem sempre a conta fecha. Por vezes é possível botar a racionalidade na frente de tudo. E é aí que entra o Citroën C3 Live Pack.

Com preço de tabela de R$ 88.900, essa é a típica opção de carro zero-quilômetro que oferece mais por menos. E a oferta fica ainda melhor com os generosos descontos que a Stellantis oferece para essa versão do hatch. Mas será que vale mesmo a pena?

O C3 Live Pack é a opção intermediária do hatch da Citroën
Crédito: Evandro Enoshita/Webmotors
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Teste: Citroën C3 Live Pack

Um gigante entre os pequenos

Ok. Gigante é um exagero. Mas é fato que o primeiro dos diferenciais do C3 é, justamente, o tamanho. Custando, no papel, um pouco mais caro que um Renault Kwid e um Fiat Mobi de topo, o carro de entrada da Citroën é maior e tem porte de hatch compacto.

O C3 mede 3,98 m de comprimento, 1,73 m de largura, 1,59 m de altura e tem entre-eixos de 2,54 m. Se nos concorrentes subcompactos é preciso abrir mão do bom espaço para os passageiros e/ou da área bacana para bagagens, no hatch da Citroën você leva as duas coisas.

O visual externo do C3 Live Pack é bem despojado
Crédito: Evandro Enoshita/Webmotors
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Com uma carroceria bem alta, o C3 também tem um generoso vão livre para o solo, de 18 cm. Medida superior inclusive às de alguns SUVs. Ou seja: acabou aquela história de raspar a frente na saída ou na entrada de rampas.

Mas para essa conta do mais por menos fechar, o C3 Live Pack não esconde a simplicidade. As rodas são de aço, de 15 polegadas, e adornadas com calotas plásticas. Esqueça também frisos ou faixas laterais, e até as luzes diurnas são mais simples, com lâmpadas halógenas no lugar dos LEDs.

Sabe aquela cara de carrinho básico de locadora? Esse é o C3 Live Pack.

Economia nos detalhes

Mas o espaço interno para os passageiros é um dos pontos fortes do Citroën C3.

Como é comum nos hatches compactos, cinco pessoas viajam no aperto. Mas quatro adultos conseguem curtir o passeio com relativo conforto, já que a cabine tem largura e altura boas. Para um modelo da categoria, claro.

O porta-malas do C3, com capacidade para 315 litros, é um dos maiores entre os hatches compactos do mercado brasileiro. Espaço mais do que suficiente para levar o compra da semana no mercado ou as tralhas de um casal e uma criança pequena em um passeio rápido.

O porta-malas de C3 tem 315 litros de capacidade
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E depois de falar no que eu gostei, é hora de abordar aquilo que não me agradou tanto. Uma delas é o acabamento da cabine, que é bastante simples mesmo com as variações de cores e texturas no painel. Embora não destoe tanto de outros modelos de entrada.

E tem também o layout dos bancos. Tanto os assentos dianteiros quanto os traseiros são bastante altos, entregando aquele posicionamento típico dos SUVs. Algo que é bem ame ou odeie.

E não posso de deixar de falar no quadro de instrumentos. É digital e tem até computador de bordo. Mas a telinha é minúscula - menor que a de um painel de moto - e fica devendo um conta-giros. Vale ressaltar que tanto o Basalt quanto o C3 Aircross têm quadros de instrumentos muito mais vistosos.

O acabamento do C3 é simples, mas fica na média dos carros de entrada
Crédito: Ricardo Rollo
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Equipamentos de série

O Citroën C3 Live Pack vai um pouco além do "pacote dignidade".

Tem vidros dianteiros elétricos, trava elétrica das portas, direção com assistência elétrica, ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura e o assistente de partida em rampas. Além da multimídia com tela de 10 polegadas e espelhamento sem fio.

O pacote de segurança e tecnologia, por sua vez, joga com o regulamento debaixo do braço e tem só o essencial por lei: apenas os airbags frontais, freios ABS, fixação Isofix para assentos infantis e os controles eletrônicos de tração e estabilidade.

A multimídia de 10 polegadas e com espelhamento sem fio é o ponto alto da lista de equipamentos
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Mecânica

Nessa versão Live Pack, o C3 é equipado com um motor 1.0 6V Firefly flex, de três cilindros, com injeção multiponto (isso mesmo: seis válvulas). Desenvolve até 75 cv de potência e 10,7 kgfm de torque. O câmbio é manual, de cinco marchas.

É um conjunto que, obviamente, não entrega um desempenho muito empolgante. Permite que o hatch da Citroën acelere de zero a 100 km/h em 14,1 segundos e atinja a velocidade máxima de 162 km/h.

Por outro lado, vai bem em consumo. Abastecido com gasolina, registra médias de 13,2 km/l (cidade) e 14,5 km/l (estrada). Com um tanque de combustível de 47 litros, o C3 consegue rodar teóricos 681 quilômetros sem parar para abastecer.

Na suspensão, aquele típico conjunto dos hatches compactos de entrada: conjunto McPherson na dianteira e por eixo de torção na traseira. Nos freios, a história se repete: discos ventilados na dianteira e tambor na traseira.

O motor 1.0 de três cilindros brilha mais no consumo do que no desempenho
Crédito: Ricardo Rollo
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Como é dirigir o C3 Live Pack?

O Citroën C3 de terceira geração é baseado em uma versão simplificada da plataforma modular CMP. Aquela mesma que, em sua versão "completa", é empregada no primo Peugeot 208.

Mas mesmo com essa simplificação, o C3 é um carro bem agradável de dirigir. Tem suspensão macia, mas que mantém a carroceria estável em curvas, e uma direção com assistência elétrica que é bem direta e levíssima em baixas velocidades.

Características que fazem desse C3 uma boa pedida se você for rodar a maior parte do tempo na cidade, já que o motor 1.0 aspirado tem um bom fôlego em baixas rotações.

Os bancos dianteiros e traseiros são bem altos no C3
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O problema é na hora de pegar a estrada. Mesmo com o carro quase vazio, é preciso alongar bastante as marchas para se manter no ritmo da rodovia e não ser atropelado por carros mais potentes.

Planejamento é a palavra de ordem antes de fazer uma ultrapassagem. Mas aqui, vale destacar, o C3 não destoa do comportamento em estrada de outros modelos de entrada.

Em usabilidade, a minha única ressalva em relação ao C3 Live Pack é a limitada gama de ajustes para o motorista.

O cinto de segurança não tem regulagem de altura e a coluna de direção é fixa. Assim, só é possível optar pelos acertos alto e muito alto. Principalmente se você for como eu e tiver menos de 1,70 m.

Por outro lado, a multimídia com tela de 10 polegadas é como um ótimo prato de feijão com arroz, já que é um básico muito bem feito. Não inventa nem no visual, nem na gama de recursos. Mas tem layout bonito, é ágil, e faz o espelhamento do smartphone sem o uso de cabos.

Esse é o visual do diminuto quadro de instrumentos do Citroën C3
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Vale a pena levar o C3 Live Pack?

Vamos às contas. Para fazer as revisões até os 50 mil quilômetros, o dono de um C3 Live Pack precisa desembolsar R$ 4.540. Valor que fica na média dos carros de entrada.

Fiz também a simulação do seguro no Auto Compara e a proteção completa para o hatch da Citroën ficou em R$ 3.303. Valor surpreendentemente baixo.

Com preço de subcompacto, o C3 Live Pack oferece mais espaço e uma boa lista de equipamentos
Crédito: Evandro Enoshita/Webmotors
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No final das contas, essa versão Live Pack é a que oferece o melhor custo-benefício na linha. Não deixa de ter um preço bem competitivo, e oferece um pacote mais atraente que o basicão C3 Live.

É uma opção interessante para quem quer ou precisa de um automóvel zero-quilômetro acessível para uso urbano.

Já quem quer mais espaço, potência ou requinte vai achar opções melhores entre os seminovos. Afinal, o C3 Live Pack é feito mais para quem pensa mais com a razão do que com a emoção.

Ancora: Conclusão Score

Veja também

Ficha Técnica

CITROËN - C3 - 2025
1.0 FIREFLY FLEX LIVE PACK MANUAL
R$ 88900

Motor / Desempenho / Consumo +

  • Cilindrada (litros)
  • 1.0
  • Cilindrada cm³
  • 999
  • Disposição dos cilindros
  • Linha
  • Número de cilindros
  • 3
  • Taxa de compressão
  • 13,21
  • Número de válvulas por cilindro
  • 2
  • Combustível (comercial)
  • Flex
  • Combustível secundário
  • Gasolina
  • Alimentação
  • Aspirado
  • Nomenclatura do motor (comercial)
  • Firefly
  • Potência (cv/rpm)
  • 75/6000
  • Torque (kgfm/rpm)
  • 10,7/3250
  • Potência secundária (cv/rpm)
  • 71/6000
  • Torque secundário (kgfm/rpm)
  • 10/4250

Transmissão +

  • Transmissão
  • Manual
  • Número de marchas
  • 5
  • Localização do câmbio
  • Assoalho
  • Tração
  • Dianteira

Freios / Suspensão / Direção +

  • Freios dianteiros
  • Disco ventilado
  • Freios traseiros
  • Tambor
  • Freio de estacionamento
  • Manual
  • Suspensão - Dianteira
  • McPherson
  • Suspensão - Molas dianteiras
  • Helicoidal
  • Suspensão - Traseira
  • Eixo de torção
  • Suspensão - Molas traseiras
  • Helicoidal
  • Direção - Assistência
  • Elétrica

Dimensões e Capacidades +

  • Comprimento (mm)
  • 3981
  • Largura (mm)
  • 1733
  • Altura (mm)
  • 1586
  • Entre-eixos (mm)
  • 2540
  • Altura em relação ao solo (mm)
  • 180
  • Ângulo de ataque (graus)
  • 23°
  • Ângulo de saída (graus)
  • 39°
  • Capacidade tanque de combustível (litros)
  • 47
  • Capacidade do porta-malas (litros)
  • 315
  • Peso líquido em ordem de marcha (kg)
  • 1047

Tecnologia / Conectividade +

  • Sistema de áudio - Tipo
  • Multifunções
  • Sistema de áudio - Nomenclatura (comercial)
  • Citroën Connect
  • USB
  • Sim
  • Bluetooth
  • Função Streaming
  • Tela de entretenimento - Tamanho da tela (pol.)
  • 10
  • Tela de entretenimento - Sensível ao toque
  • Sim
  • Tela de entretenimento - Espelhamento com smartphone
  • Apple CarPlay + Google Android Auto
  • Tela de entretenimento - Navegação (GPS)
  • Via espelhamento (smartphone)
  • Controle de áudio
  • No volante
  • Alto-falantes - Quantidade
  • 4
  • Alto-falantes - Tweeters
  • 2

Rodas e Pneus +

  • Tipo de roda - Tipo de roda
  • Aço
  • Tipo de roda - Calotas
  • Integrais
  • Dianteira - Aro (pol.)
  • 15
  • Dianteira - Pneus (largura/perfil/aro)
  • 195/60
  • Traseira - Aro (pol.)
  • 15
  • Traseira - Pneus (largura/perfil)
  • 195/60
  • Estepe
  • Convencional

Garantia +

  • Garantia total do veículo - Duração (meses)
  • 36
  • Garantia total do veículo - Duração (km)
  • 36
  • No Bolso8.8
  • Tecnologia7.9
  • Vida a bordo8.0
  • Desempenho7.5
  • Opinião do repórter8.0
  • + Baixo consumo de combustível
  • + Espaço interno
  • + Lista de equipamentos
  • - Desempenho
  • - Itens de segurança
  • - Posição de dirigir
 
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