Seja como for, por esse preço o C4 Pallas concorre com modelos bem maiores, como o Ford Fusion e o Honda Accord. A pergunta que fica é: vale o investimento, considerando que a versão mais barata do carro já oferece um excelente nível de equipamentosm, sem pintura metálica, por R$ 65,64 mil R$ 70.995 com câmbio automático?
Para começar, o Exclusive com Pack Technologique conta com uma profusão de sensores e pequenos confortos, como faróis que se acendem sozinhos, limpadores que se acionam automaticamente e coisas do tipo que só valem mesmo para aqueles que se esquecem de acender os faróis em túneis ou que deixam o limpador de pára-brisa ligado dentro deles. Quem cuida disso sozinho vai achar tudo absolutamente supérfluo.
Não que não seja divertido ver como o carro é capaz de tratar desses assuntos cotidianos com alguma desenvoltura, mas ele lembra um pouco aquela empregada que deixa a casa impecável e te dá bronca se você tira alguma coisa do lugar. Além disso, a conta é salgada e sem retorno: os R$ 3.230 investidos no pacote tecnológico não entrarão no valor de tabela do carro, o que equivale a dizer que serão perdidos na revenda.
Isso fica com uma importância pequena para os que sabem que segurança é importante e podem pagar por ela. O Pack inclui airbags e outros sistemas de segurança, além de banco do motorista com regulagem elétrica.
Fora isso, o que o C4 Pallas oferece? O espaço é a principal vantagem do sedã, que transporta cinco adultos com conforto e ainda leva toda a bagagem deles com alguma sobra, a não ser para aqueles que carregam a casa e a empregada mandona juntos em uma viagem.
De cara, a sensação que o carro dá é de uma imensa solidez. As linhas o tornam quase um bloco, o que se sente quando se abre as portas do bicho. Apesar de modelos com quatro portas terem portas mais leves, as do C4 Pallas são um chumbo. Não se arrisque a abri-las em pisos desnivelados, em que o carro fique meio de lado. Além de ser difícil empurrá-la, se ela volta, machuca.
No interior do sedã, destaca-se o conforto e o silêncio, além do volante com centro fixo, o que ajuda a controlar o disparo do airbag. Os comandos do rádio e do controlador de velocidade estão ali e o acesso a eles é mais fácil na reta. Explica-se: quando se faz uma curva, os dedos vão e os comandos ficam na mesma posição, o que atrapalha seu acionamento.
Atrás do volante, além dessa peculiaridade dos comandos, a facilidade de manobrar o carro, em baixa ou alta velocidade, e a força do motor são uma alegria para quem colocou o C4 Pallas na garagem. Mesmo o câmbio automático de quatro marchas não atrapalha.
O mundo ideal seria se ele tivesse cinco ou mais marchas, mas o motor compensa a deficiência com excelente torque, respostas prontas e disposição. O consumo é que não é dos melhores. Conosco, o Pallas fez 4,8 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada, nada absurdo para um carro do tamanho dele, mas ainda assim alto, ainda mais considerando que ele roda apenas com gasolina. A versão flexível certamente beberá mais com álcool.
No mais, o C4 Pallas vem fazendo sucesso por seu estilo, que caiu no gosto popular, por seu desempenho, bom mesmo com um câmbio automático de quatro marchas, e pelo espaço interno. Se sua construção mostrar qualidade e sua manutenção for tão confiável quanto a do Honda Civic, por exemplo, ele tem chances de ameaçar os líderes do segmento em não muito tempo.
FICHA TÉCNICA – Citroën C4 Pallas Exclusive
MOTOR | Quatro tempos, quatro cilindros em linha, transversal,quatro válvulas por cilindro, refrigeração a água, 1.997 cm³ |
POTÊNCIA | 143 cv a 6.000 rpm |
TORQUE | 20 kgm a 4.100 rpm |
CÂMBIO | Manual de cinco velocidades ou automático de quatro |
TRANSMISSÃO | Dianteira |
DIREÇÃO | Com assistência elétrica, por pinhão e cremalheira |
RODAS | Dianteiras e traseiras em aro 16”, de liga-leve ou de aço |
PNEUS | Dianteiros e traseiros 215/55 R16 |
COMPRIMENTO | 4,77 m |
ALTURA | 1,51 m |
LARGURA | 1,77 m |
ENTREEIXOS | 2,71 m |
PORTA-MALAS | 580 l |
PESO em ordem de marcha | 1.366 kg a 1.409 kg |
TANQUE | 60 l |
SUSPENSÃO | Dianteira independente, tipo McPherson; traseira com braços estendidos |
FREIOS | Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira |
PREÇO | De R$ 64,99 mil GLX a R$ 80,99 mil Exclusive BVA Pack Technologique |
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