* - Foi apresentada ontem oficialmente à imprensa a linha 2008 da Xsara Picasso. As leves modificações na dianteira e no interior servem a um propósito básico: segurar mercado para a Citroën enquanto a sucessora natural da Xsara, a C4 Picasso de cinco lugares, não passa a ser fabricada no Mercosul.
O próprio diretor da marca no Brasil, Sérgio Habib, admite que manter participação em um mercado em crescimento equivale a perder mercado. Também sabe que segmento que cresce é segmento que traz novidades para o consumidor. Daí, por exemplo, o ressurgimento das peruas, com o recente lançamento da Renault Mégane Grand Tour. Por que, então, não lançar logo uma nova minivan, a C4 Picasso, que já está à venda na Europa?
Simples: questões industriais. No ano passado, o então geral da PSA-Peugeot Citroën no Brasil, Pierre-Michel Fauconnier, anunciou que o Brasil receberia novos produtos o 307 Sedan e o 206 Sedan, ainda a ser lançado e que o país se especializaria em plataformas pequenas, enquanto a Argentina produziria os modelos grandes e médios da empresa leia mais sobre isso aqui.
O problema é que, para que esse plano se concretize, a Xsara Picasso terá de deixar de ser produzida no Brasil. Em vez de fabricá-la na Argentina, faz mais sentido investir na fabricação de sua sucessora, a C4 Picasso, cuja plataforma já foi nacionalizada no país vizinho, como demonstra a produção do C4 Pallas ali. Segundo Habib, a Citroën lançará, até 2011, um produto novo fabricado no Mercosul por ano. A maioria será novidade por aqui, mas haverá os substitutos. Deve ser o caso da C4 e da Xsara.
Vale dizer que a C4 Picasso deve ser importada para o Brasil na versão de sete lugares, o que a colocaria acima da Xsara Picasso e evitaria a canibalização do modelo nacional, que só deve sair de cena, mesmo, quando a versão de cinco lugares for produzida na Argentina.
A questão é que empresa nenhuma, em sã consciência, tira do mercado um produto que vende e que, mais do que isso, é líder em seu segmento de mercado. Prova disso são a Kombi e o Mille. Para que a Xsara Picasso deixe de ser produzida, quem deve exigir isso é consumidor e, por enquanto, ele continua comprando a minivan com apetite.
Pode ser que, com a produção da C4 Picasso na Argentina, a fabricação da Xsara Picasso no Brasil seja desativada depois de algum tempo para permitir à fábrica brasileira ampliar a produção de veículos pequenos ou mesmo receber produtos novos, como o sucessor do C3 ou mesmo outro modelo, como o C2 ou o C1, muito bem aceitos na Europa.
Especulações à parte, a Citroën acredita que a nova grade dianteira da minivan, seu novo interior e os detalhes cromados nos pára-choques serão suficientes para um aumento de vendas de 200 unidades/mês, passando das atuais 800 para 1.000. Ainda mais considerando que os preços se mantiveram os mesmos.
A versão 1.6 GLX, com motor flexível, parte dos R$ 58.315, enquanto a 1.6 Exclusive começa nos R$ 64,08 mil. Com motorização 2-litros, que se tornará flex em meados do ano que vem, a versão GLX manual custa R$ 61,27 mil com câmbio automático, o preço bate nos R$ 68,18 mil. Já a versão Exclusive, também com motor 2-litros, custa R$ 67.935 com câmbio manual e R$ 73,38 mil com o automático.
Se fosse uma grande novidade, a manutenção do preço poderia ter um apelo enorme, mas essa estratégia vem sendo seguida por todas as montadoras, o que praticamente obriga a Citroën a seguir o mesmo padrão. Sem que o consumidor, necessariamente, reconheça nisso uma vantagem.
Externamente, a Xsara Picasso passou a adotar a nova identidade visual da marca, com o “doble chevron” servindo também como um divisor do capô e do pára-choque. Em cada canto da carroceria, um arremate cromado empresta à minivan um toque de sofisticação. Atrás, o pára-choque se tornou mais envolvente e dá à Picasso uma aparência mais sólida.
Por dentro, a minivan ganhou plásticos pretos, que podem ser muito mais elegantes, como a Citroën argumenta, mas também esquentam mais e podem desbotar mais facilmente com o tempo e a exposição excessiva ao sol. Não se pode negar, contudo, que é uma cor de bom gosto e bastante sóbria, o que deve agradar.
No mais, quem já conhece a Picasso não vai se surpreender com o novo modelo quando ficar atrás do volante. Ele se comporta exatamente igual aos anteriores: o 1,6-litro sente falta de mais potência e torque, o engate do câmbio manual é tão suave que chega a ser impreciso e o 2-litros é espetacular, especialmente com câmbio manual o automático, só de quatro marchas, tira a agilidade que caracteriza o motor.
A posição de dirigir, alta, é um prato cheio para quem quer ver e ser visto no trânsito algo que agrada especialmente às mulheres, mas é algo incômoda para quem prefere uma condução mais esportiva. O espaço interno continua o maior trunfo da Xsara Picasso, especialmente seu enorme porta-malas de 550 l.
Quem procurava um carro com essas características continua a encontrá-lo na minivan da Citroën. Quem queria algo diferente vai ter de esperar por novidades da concorrência ou da própria Citroën, mas não há nada no horizonte por pelo menos alguns anos...
MOTOR | Quatro tempos, quatro cilindros em linha, transversal, duas e quatro válvulas por cilindro, refrigeração a água, 1.597 cm³ e 1.998 cm³POTÊNCIA | 113 cv com álcool e 110 cv com gasolina a 5.600 rpm para o 1,6-litro e 138 cv a 6.000 rpm para o 2-litros | TORQUE | 15,8 kgm com álcool e 14,5 kgm com gasolina a 4.000 rpm para o 1,6-litro e 20 kgm a 4.100 rpm para o 2-litro | CÂMBIO | Manual de cinco velocidades ou automático de quatro | TRANSMISSÃO | Dianteira | DIREÇÃO | Hidráulica, por pinhão e cremalheira | RODAS | Dianteiras e traseiras em aro 15”, de liga-leve ou de aço | PNEUS | Dianteiros e traseiros Michelin XH-AS 185/65 R15 88H | COMPRIMENTO | 4,27 m | ALTURA | 1,63 m | LARGURA | 1,75 m | ENTREEIXOS | 2,76 m | PORTA-MALAS | 550 l | PESO em ordem de marcha | 1.308 kg a 1.326 kg | TANQUE | 55 l | SUSPENSÃO | Dianteira independente, tipo McPherson; traseira com braços arrastados | FREIOS | Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira | PREÇO | De R$ 58.315 1.6 GLX a R$ 73,38 mil 2.0 Exclusive BVA | |