O canal de notícias da Webmotors

Crosser Z usa “maquiagem” para encarar a terra

Por R$ 11.490 nova versão da trail de 150cc da Yamaha traz paralama alto e protetores na suspensão dianteira

por Agência Infomoto

A nova Crosser Z foi apresentada no Salão Duas Rodas do ano passado pela Yamaha como uma versão mais aventureira de sua trail de 150 cc. Além do “Z” no nome, o modelo recebeu paralama alto, sanfonas e protetores na suspensão dianteira. Com grafismos diferenciados e duas opções de cor, a moto chegou recentemente às concessionárias da marca com preço sugerido de R$ 11.490 – R$ 200 a mais que a conhecida Crosser, que recebeu o sufixo “S”.

As novidades são uma “maquiagem aventureira”, aplicada para atender aos motociclistas que vão enfrentar estradas de terra. “Muitos clientes se queixavam que acumulava lama entre o pneu e o paralama baixo da Crosser”, explicou Helio Ninomyia, Gerente Executivo de Marketing e Planejamento da marca, na apresentação do modelo em novembro passado. As sanfonas e o protetor nas bengalas evitam que poeira e pedras danifiquem o componente.

Mais do mesmo
Exceto pelos grafismos e a cor bege (chamada de Dakar areia), a nova Crosser Z é igual à versão S. O que não é necessariamente uma má notícia. Afinal, a trail de 150 cc foi o segundo modelo mais vendido da marca no Brasil em 2017 com 15.649 unidades emplacadas.

Seu motor bicombustível de 149,3 cm³ e arrefecimento a ar é esperto e econômico na cidade. Em conjunto com o câmbio de cinco marchas proporciona boas arrancadas e rodou 38,2 km/litro no uso urbano. Já na estrada, o torque de apenas 1,86 kgf.m não é suficiente para manter velocidades acima de 100 km/h e é preciso girar todo o acelerador para acompanhar o fluxo, fazendo com que o consumo aumente para 35,6 km/litro. Com um tanque de 12 litros, pode-se rodar seguramente mais de 400 km.
Trilhas da cidade
Mas a principal qualidade da Crosser está em seu conjunto ciclístico. O bom curso das suspensões (180 mm em ambas as rodas) ajuda a enfrentar as valetas, lombadas e buracos da cidade, mas sem prejudicar a agilidade, em função da roda aro 19 na dianteira.

A configuração não deixa o assento tão alto como nas motos trail – ele fica a 836 mm do solo – facilitando as manobras e também não intimida quem está começando. O baixo peso (131 kg em ordem de marcha) é outro fator que faz do modelo, seja na versão S ou a Z, uma boa opção para iniciantes.



A posição de pilotagem é bastante confortável. O banco largo e o guidão alto deixam as costas eretas e o motociclista à vontade para mudar de direção e contornar curvas com segurança. Com freio a disco na dianteira, bagageiro de série e um completo painel digital, a Yamaha de 150 cc é boa opção para encarar nossas malcuidadas ruas e avenidas.

Mas, afinal, o que muda?
Além das mudanças visuais, que têm efeito prático para quem roda muito na terra, a versão Z não traz nada de muito novo em relação à Crosser S. Se a proposta era criar uma versão mais aventureira, a Yamaha poderia ter adotado roda de 21 polegadas na dianteira, o que ajudaria a enfrentar buracos, em conjunto com os bons pneus Metezeler Tourance.

Por outro lado, a roda maior prejudicaria um pouco o uso urbano, a verdadeira proposta da Crosser 150. Particularmente, acho que o paralama alto e pontudo até combina mais com o visual trail. Tanto que muitos proprietários de modelos anteriores faziam essa mudança por conta própria.

Não há nada de muito errado nisso, afinal a indústria de automóveis vende há anos as versões “Cross” de muitos carros que, sequer, têm mudanças práticas. Trazem apenas o visual aventureiro. Se você também gostou do design da Crosser Z vale a pena pagar a diferença de R$ 200. Valor que não seria suficiente para adquirir essas peças no mercado paralelo.

Ficha técnica Yamaha XTZ 150 Crosser Z Motor Arrefecimento a ar, SOHC, monocilíndrico, quatro tempos, 2 válvulas Capacidade cúbica 149,3 cm³ Potência máxima (declarada) 12,2 cv a 7.500 rpm (gasolina) e 12,4 cv a 7.500 rpm (etanol) Torque máximo (declarado) 1,28 kgf.m a 6.000 rpm (gasolina) e 1,29 kgf.m a 6.000 rpm (etanol) Câmbio Cinco marchas Transmissão final corrente Alimentação Injeção eletrônica Partida Elétrica Quadro Berço semi-duplo em aço Suspensão dianteira Garfos telescópicos com 180 mm de curso Suspensão traseira Balança monoamortecida com 180 mm de curso Freio dianteiro Disco simples de 230 mm de diâmetro Freio traseiro Tambor mecânico de 130 mm de curso Pneus 90/90-19 (diant.) / 110/90-17 (tras.) Comprimento 2.050 mm Largura 825 mm Altura 1.140 mm Distância entre-eixos 1.350 mm Distância do solo 235 mm Altura do assento 836 mm Peso em ordem de marcha 131 kg Tanque 12 litros Cores Azul e Bege Preço sugerido R$ 11.490,00

Comentários

Carregar mais