- Quando saiu de linha, em 1995, o Voyage deixou saudades. A Volkswagen até tentou substituí-lo. Primeiro, com o Polo Classic, mas o substituto entrou num segmento de preço muito alto. Depois, o Polo Sedan também não atendeu ao antigo público. Era preciso trazê-lo de volta e foi o que a marca fez no final do mês passado. E como é o novo Voyage? Pode-se dizer que ele é um produto muito mais sofisticado que o original, ainda que, nem de longe, tenha a mesma personalidade.
O estilo do carro, por exemplo, é um tanto conservador. A traseira lembra bastante a do Corsa Sedan, tanto nos vincos quanto no desenho das lanternas. Ele até chama a atenção nas ruas por ser novidade, mas é uma novidade que tende a se tornar lugar comum mais rápido do que outros produtos. Em todo caso, o perfil do Voyage é elegante, com linhas clássicas. Se não empolgam, elas pelo menos têm o mérito de demorar a envelhecer.
A versão que o WebMotors primeiro pôde avaliar é a Comfortline, a topo de linha. Nós até diríamos completa se ela realmente trouxesse de série os itens com os quais veio equipada, ou seja, ar-condicionado, toca-CD com Bluetooth e leitura de arquivos MP3 e WMA, airbags, ABS e vidros elétricos traseiros.
Também nisso a Volkswagen seguiu os passos da Chevrolet, transformando itens que deveriam ser de série ou opcionais em “kits”, para ajudar os concessionários a ganhar mais um dinheirinho com as vendas. Assim, o Comfortline só traz de série a direção hidráulica e os vidros dianteiros elétricos. Mesmo com o motor 1,6-litro de 104 cv com álcool, os R$ 39,43 mil soam acima do razoável.
O Renault Logan Privilège, mais potente, maior e muito mais bem equipado, custa R$ 41,98 mil. Em configuração quase semelhante à do Voyage Comfortline, na versão Expression Pack que tem a vantagem de já trazer ar-condicionado, mas motor mais fraco, ele sai por R$ 39 mil. Para muitos, o que o Logan não oferece é um estilo interessante, o que é bastante relativo.
Ao volante
Há outras vantagens que contam a favor do Voyage, ainda que todas elas com o devido acréscimo no preço. O volante é regulável em distância e altura, o que ajuda bastante a achar a melhor posição de dirigir. O banco também é regulável em altura, ainda que a alavanca para essa regulagem seja um tanto desajeitada. Fica do lado de fora do banco e é longa demais, podendo enganchar no vestido das mulheres em dias quentes e causar a elas algum constrangimento.
Nos bancos traseiros, os 2,47 m de entreeixos asseguram algum espaço, não muito, para as pernas dos passageiros. Atrás, os 480 l do porta-malas são suficientes para uma viagem de férias de uma família pequena. O quinto ocupante, como quase sempre, sofre com a posição espremida entre os dois passageiros que o banco traseiro deveria comportar.
Dinamicamente, o Voyage é muito bem acertado, com uma suspensão nem mole nem dura demais. Na medida certa. O que ele preservou em relação ao modelo antigo, além disso, é uma certa dificuldade com álcool. Abastecido só com o combustível vegetal, o motor parece embaralhar em baixas rotações, ainda mais quando está frio.
Quente e em rotações um pouco mais altas o motor se mostra bem disposto. Acelera na medida do necessário nada que chegue a empolgar e permite manter velocidades de cruzeiro cerca de 120 km/h com bastante conforto acústico e tranqüilidade. Carrinho bom para viajar, sem dúvida.
Os outros destaques do Voyage, também pagos à parte, são o rádio que toca MP3 com entradas para cartão SD e USB. O equipamento também traz Bluetooth integrado e seu microfone capta bem as conversas. Também se liga ao celular sem que seja necessário pareá-lo a cada vez que se entra no carro. Pena que tudo isso não está incluído no preço, o que talvez aconteça quando o peso da novidade passar. Aí, a atratividade do sedãzinho terá de ser mais racional.
FICHA TÉCNICA – VW Voyage
MOTOR | Quatro tempos, quatro cilindros em linha, duas válvulas por cilindro, refrigeração a água, a gasolina, 1.598 cm³ |
POTÊNCIA | 101 cv gasolina e 104 cv álcool a 5.250 rpm |
TORQUE | 151 Nm gasolina e 153 Nm álcool a 4.500 rpm |
CÂMBIO | Manual de cinco velocidades |
TRAÇÃO | Dianteira |
DIREÇÃO | Por pinhão e cremalheira; hidráulica |
RODAS | Dianteiras e traseiras em aro 15”,de liga-leve |
PNEUS | Dianteiros e traseiros 195/55 R15 |
COMPRIMENTO | 4,23 m |
ALTURA | 1,46 m |
LARGURA | 1,66 m |
ENTREEIXOS | 2,47 m |
PORTA-MALAS | 480 l |
PESO em ordem de marcha | 989 kg |
TANQUE | 55 l |
SUSPENSÃO | Dianteira Independente , tipo McPherson,; traseira Interdependente, com braços longitudinais |
FREIOS | Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS |
CORES | Branco, preto, prata, cinza, vermelho e azul |
PREÇO | R$ 39,43 mil |