O canal de notícias da Webmotors

Entenda como o Chevrolet Agile emplacou no mercado nacional

Com um valor sugerido de R$ 41,80 mil, a versão LTZ oferece espaço em um modelo de construção antiga

por Rodrigo Samy

- Quando o WebMotors, a convite da General Motors, foi ver de perto o lançamento do Chevrolet Agile, o hatchback da GM que inaugurou a família Viva, concluímos que seria difícil o modelo da GM galgar boas posições no ranking de vendas tão rapidamente. Desta vez “apagamos” a língua, pois rapidamente o modelo que tem pretensões audaciosas para o Brasil, a de criar uma família completa, emplacou.
O Chevrolet Agile atualmente ocupa a 3ª posição entre os hatches médios mais vendidos, perdendo para Volkswagen Fox e Ford Fiesta. Desde o lançamento do compacto Premium da GM, já o colocamos na berlinda diante de vários concorrentes. Exemplo: Agile enfrente Fox e Sandero. Dos três modelos citados, o Agile se sobressai diante do francês na hora da revenda e perde de mão cheia para o alemão.
Mas o Agile faz parte de um projeto muito mais audacioso, ele está dentro do projeto Viva! que pretende lançar outros modelos baseado na sua plataforma. O primeiro deles está previsto para chegar antes do Salão do Automóvel de São Paulo, trata-se da versão picape pequena do Agile. Ela já vem aparecendo por aí e até foi flagrada por leitores assíduos do WebMotors.
Outro integrante da família que já se tornou astro por um dia foi o carro conceito apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo, apesar de oco, o GPix pode passar uma ideia de como será o concorrente do EcoSport.
Será que o Agile tem tempero para engrossar o caldo como o Fiesta teve?
Pensa aquele bolo que tem de crescer na mesma forma, você só pode tacar fermento e ponto final. A história do Chevrolet é mais ou menos assim. Quando o webMotors foi convidado para visitar a planta do Chevrolet Agile, em Rosario, na Argentina, questionou-se como o Agile poderia sair da mesma linha de produção dos antiquados Classic, Corsa Wagon e Corsa antigo. A resposta oficial é que o Chevrolet Agile usa a mesma plataforma do Corsa antigo, com algumas modificações.
O vinculo que um Classic tem com o asfalto é quase igual ao de um Agile, a diferença é obviamente fica por conta do habitáculo. A prova de que a linhagem é a mesma é nítida.
Durante essa última avaliação, o Chevrolet Agile comprovou que o maior trunfo do hatch da Chevrolet não está na agilidade. O mesmo foi confirmado na penúltima avaliação que o WebMotors fez do automóvel, onde destacamos que: Chevrolet Agile, de premium, só tem equipamentos.
Ao volante
A impressão que se tem ao dirigir o Agile é a de estar conduzindo um Chevrolet Corsa antigo com carcaça maior. Apesar disso, o acabamento do Agile é superior ao do antigo e inferior ao do novo Corsa. Não se engane, pois, o ar-condicionado do Chevrolet Agile é analógico, ele só imita um sistema digital. Apesar disso ele funciona bem e não faz tanto barulho como os ventiladores convencionais. O propulsor 1,4-litro gera um ruído interno semelhante ao do Chevrolet Celta. Uma batida de cilindro “pino” aguda e constante.
Com uma relação peso/potência de 10 kg/cv, quando abastecido a álcool, o GM Agile oferece pouca agilidade nas retomadas. No circuito urbano o carro faz mais jus ao seu nome, já no rodoviário, bem menos.
O ponto positivo que o Agile traz é o seu tamanho. Dá para incomodar a concorrência. Com os 2,54 m de entre-eixos, 4 m de comprimento, 1,47 m de altura e 1,68 m de largura 1,93 m com espelhos retrovisores. O porta-malas tem a capacidade para levar 327 l de bagagem. O Volkswagen Fox, por exemplo, tem 2,46 m de entre-eixos, 3,80 m de comprimento, 1,54 m de altura, 1,64 m de largura e capacidade para levar 260 l. Tudo bem que o modelo reestilizado, com a mesma cara do Polom está bem mais interessante.
Segundo a GM, o Agile acelera de 0 a 100 km/h em 12,5s álcool e atinge a velocidade máxima de 166 km/h. A GM também falou que o hatch tem um consumo médio NBR de 13,7 km/l com gasolina e 9,5 com álcool. Com o WebMotors o Chevrolet fez 12,5 km/l com álcool na estrada, na segunda medição. Na primeira medição rodoviária o Agile fez 8,8 km/l também com álcool. O interessante é que o computador de bordo marcava na primeira 10,4 km/l e na segunda situação 12,6 km/l. Na medição urbana o Chevrolet fez 6,7 km/l de álcool.
Corsa ou Agile
O principal concorrente do Agile está dentro da concessionária. Trata-se do Chevrolet Corsa, ele pode sair de uma loja por R$ 37 mil. O Agile com os mesmos equipamentos do hatch “antigo” sai por R$ 41,80. A diferença é que o Chevrolet Corsa está longe de oferecer o mesmo do Agile. Ele tem 2,50 m de entre-eixos, 3,83 m de comprimento e tem uma largura total de 1,95 m.
FICHA TÉCNICA – Chevrolet Agile
MOTORQuatro tempos, quatro cilindros em linha, transversal, duas válvulas por cilindro, comando simples no cabeçote SOHC e refrigeração a água, 1.389 cm³
POTÊNCIA97 cv gasolina e 102 cv álcool a 6.000 rpm
TORQUE 129 Nm gasolinae 132 Nm álcool a 3.200 rpm
CÂMBIOManual de cinco velocidades
TRAÇÃO Dianteira
DIREÇÃO Por pinhão e cremalheira; hidráulica
RODAS Dianteiras e traseiras em aro 15”
PNEUS Dianteiros e traseiros 185/60 R15
COMPRIMENTO 4 m
ALTURA 1,47 m
LARGURA 1,68 m
ENTREEIXOS 2,54 m
PORTA-MALAS 327 l
PESO em ordem de marcha1.032 kg 1.075 kg com ar-condicionado
TANQUE54 l
SUSPENSÃO Dianteira independente, tipo McPherson, molas helicoidais, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás e barra estabilizadora; traseira semi-independente com braços oscilantes, molas tipo barril com diâmetro variável e amortecedores pressurizados a gás
FREIOS Discos ventilados na dianteira e tambor na traseira
PREÇO R$ 41,80 mil LTZ

_________________
_________________
Gosta dos compactos premium?
Então veja abaixo as melhores ofertas dos veículos deste segmento:
Chevrolet Agile
VW Fox
Citroën C3
Chevrolet Corsa
Fiat PuntoFord Fiesta
VW Polo

Comentários

Carregar mais