Espaço quase compensa jeitão espartano do Renault Logan Authentique

Retrovisores externos móveis dão impressão pobre demais ao novo sedã da marca francesa


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Gustavo Ruffo
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- Poucas propagandas são tão bem focadas no maior diferencial de um carro quanto a do Renault Logan. Poucos também são os carros cuja principal qualidade é tão evidente. No novo sedã da marca francesa, há espaço de sobra. E o melhor: o Logan é um sedã médio com preço até menor que o de muitos sedãs pequenos. O problema é a imagem de ser simples demais que ele carregava antes de ser lançado e que a Renault driblou muito bem na versão Privilège, a mais sofisticada, com motor 1,6-litro. O mesmo não acontece na Authentique, equipada com motor 1-litro.

Por R$ 27,99 mil, o Logan Authentique oferece tanto em equipamentos quanto seus concorrentes em preço, ou seja, praticamente nada. Não há travas ou vidros elétricos, direção hidráulica ou ar-condicionado. Mas ele tem mais espaço que todos e ainda é mais barato que o Fiat Siena Fire Flex R$ 28,72 mil e que o Ford Fiesta Sedan 1.0 Flex R$ 32,58 mil. Perde em preço só para o Chevrolet Classic R$ 25.435, um carrinho que só não saiu de linha porque ainda vende o suficiente, mas que deve dar lugar em breve para uma versão 1-litro do Prisma, seu sucessor natural.

O que pode prejudicar o Logan Authentique são detalhes que influenciam na percepção de valor e que não fazem o menor sentido, como os retrovisores externos. Na galeria ao lado, é possível ver que eles são móveis, assim como eram os retrovisores de modelos como o VW Fusca e o Fiat 147, uma concepção para lá de ultrapassada. Todos os concorrentes oferecem comando interno. Nem o Gol Special, a versão moderna do famoso “Pé-de-Boi”, tinha retrovisores assim. Eles eram fixos e apenas o espelho se movia. Nos carros com comando interno, basta colocar o retrovisor na posição para que o espelho esteja ajustado, mas no com comando externo é preciso regular tudo de novo.

Eles não fazem sentido especialmente quando se compara a versão Authentique com a imediatamente superior, chamada de Expression, que tem os retrovisores com comando manual interno, além de desembaçador traseiro, ar quente e banco com regulagem de altura, por meros R$ 1.490 a mais, ou mais exatamente R$ 29,48 mil.

No Authentique, ar quente e desembaçador traseiro são opcionais. Custam R$ 390 e elevam o preço final para R$ 28,38 mil. Não há como evitar a comparação com o Mégane Sedan, cuja versão mais simples vinha com ABS, airbag e maçanetas mover os vidros traseiros. Ou foi feito para frotistas ou para não vender. Se o foco forem os frotistas, mesmo, a marca acertou em cheio ao oferecer três anos de garantia para o carro, uma segurança e tanto para quem tem no carro um meio de trabalho, mais do que de transporte.

Pode não parecer, mas a regulagem de altura do banco que vem no modelo Expression faz uma falta danada. Motoristas altos não conseguem ver o painel corretamente sem ela, já que o aro do volante fica na frente do mostrador central. Incomoda um bocado no primeiro contato com o carro e só deixa de incomodar por uma questão de costume.

No mais, o Logan surpreende pelo bom comportamento mesmo com o motor 1-litro, o que se explica pelo bom torque máximo para um motor 1-litro de 10,1 kgm. As 4.350 rotações em que o motor o atingem seriam um problema se o motor não gostasse de girar e, definitivamente, este não é o caso do D40 HiFlex. O sedã não dá sinais de cansaço mesmo com mais pessoas a bordo. Quem não souber que o motor é pequeno pode se enganar facilmente, achando que está em um modelo de cilindrada intermediária, como um 1,3-litro ou 1,4-litro.

Sem os atrativos da versão Privilège, ou seja, sem o bom nível de equipamentos, o motorista se torna mais crítico com os aspectos não tão bons do Logan, mais evidentes no Authentique, como o porta-malas, que não tem uma cobertura adequada do estepe, o banco traseiro, que não é rebatível, os tais retrovisores móveis e as dobradiças do porta-malas, que invadem o bom espaço de 510 l. O nível de ruído também poderia ser menor.

No que se refere ao acabamento, ele é simples, mas bem feito, com plásticos de boa qualidade. Internamente, portanto, não fica uma sensação de simplicidade excessiva, pelo menos não até o motorista ter de ajustar os retrovisores externos, o que é infelizmente mais comum do que seria de esperar. O Logan Authentique realmente tem muito espaço a oferecer a seus ocupantes e às bagagens deles, mas será que isso é suficiente? Possivelmente não.

A versão 1-litro mais atraente do modelo certamente será a Expression, que pode vir com ar-condicionado, direção hidráulica, travas e vidros elétricos na dianteira por R$ 34,48 mil, mas até ela tem problemas. E o nome deles é Privilège. Com motor mais forte e mais equipado, esta versão do Logan sai por R$ 36,79 mil. Como a Renault oferece grandes facilidades de financiamento, a diferença de preço acaba ficando pequena.

FICHA TÉCNICA – Renault Logan Authentique 1.0 16V















MOTOR Quatro tempos, quatro cilindros em linha, transversal, quatro válvulas por cilindro, duplo comando de válvulas no cabeçote DOHC, refrigeração a água, 998 cm³
POTÊNCIA77 cv com álcool e 76 cv com gasolina a 5.850 rpm
TORQUE 10,1 kgm com álcool e 9,9 kgm com gasolina a 4.350 rpm
CÂMBIO Manual de cinco velocidades
TRAÇÃO Dianteira
DIREÇÃO Por pinhão e cremalheira
RODAS Dianteiras e traseiras em aro 14”
PNEUS Dianteiros e traseiros 185/70 R14
COMPRIMENTO 4,25 m
ALTURA 1,53 m
LARGURA 1,74 m
ENTREEIXOS 2,63 m
PORTA-MALAS 510 l
PESO em ordem de marcha 1.025 kg
TANQUE50 l
SUSPENSÃO Dianteira independente, tipo McPherson; traseira com barra de torção
FREIOS Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira
PREÇOR$ 27,99 mil


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