Fiat Grand Siena é a boa opção dos grandalhões de apelo popular

Com a mesma receita do Uno, a de criar várias versões para um único modelo, Fiat consegue colocar o sedã popular em um bom patamar


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Rodrigo Samy
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Depois que as fabricantes descobriram a onda dos sedãs espartanos e espaçosos, o cenário das ruas e avenidas mudou. Se somadas todas as unidades dos quatro sedãs grandes comercializados no Brasil, podemos chegar a 163 mil unidades emplacadas no acumulado de 2012, quase o mesmo número de emplacamentos do Volkswagen Fox e Cia. Na liderança dos sedãs “médios” populares encontra-se o Chevrolet Cobalt, com 60 mil unidades registradas. O carro desta avaliação, o Fiat Grand Siena, fica em segundo lugar, com 50 mil unidades comercializadas em 2012.


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Apesar de o Siena aparecer na liderança isolada com 91 mil veículos emplacados na Fenabrave (Fcaptionação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), nos o excluímos da primeira posição pelo fato de as unidades do compacto Siena EL representar 40% das vendas. Com isso, o Grand Siena ficou em segundo lugar.


O modelo percursor do segmento, o Renault Logan, registrou no mesmo período um montante de 31 mil carros emplacados, quase 15 mil a mais que o seu companheiro de Aliança, o Nissan Versa.


A ideia de começar a avalição do Grand Siena com esta reflexão de mercado surgiu pelo fato de entendermos que em cada modelo citado existe um ponto forte e peculiar. Por isso, entendemos que não dá para falar sobre o automóvel da marca italiana, sem citar os seus concorrentes diretos.


Avaliação na pista Mega Space, Minas Gerais -


Durante o teste do WebMotors, a Fiat nos convidou para conferir a estabilidade do sedã em um autódromo localizado na região metropolitana de Belo Horizonte. A ideia da marca com a ação era comprovar que veículo de entrada entrega a mesma reação em situações de risco que a de um sedã grande. Em um circuito totalmente controlado, ficou notório que o conjunto suspensão, amortecedores e pneus do Fiat ficaram bem acertados. Aliás, a diferença do Grand Siena para o “sedãzinho” de geração anterior é imensa. Enquanto um trazia aquela reação “molenga”, o novo apresenta maior firmeza. A diferença pode ser justificada com a maior bitola. Durante o traçado, também ficou claro que a frente tende a desgarrar, porém nada que prejudique a trajetória do carro.


Na nossa medição de consumo, metodologia tanque-a-tanque, o Fiat Grand Siena, equipado com motor 1,6L, fez 8 km/l na cidade e 12 km/l na estrada, ambos os números com etanol. Abastecido com gasolina, o modelo equipado com câmbio manual de cinco velocidades, marcou 13 km/l no cenário urbano e 16 km/l na rodovia.


Ergonomia, espaço e estilo


Um dos pontos negativos do Grand Siena é a sua posição de condução. Nela, o motorista dificilmente consegue se sentar sem a interferência da coluna “A”. Como o carro abusa de um design bojudo, a cintura acabou ficando muito maior que a parte de cima. Ou seja, a carroceria invade a área da cabeça (de visão) do motorista. Durante algumas horas de trânsito, a situação pode ficar pior. Já para os percursos mais curtos, tal detalhe pode passar despercebido.


Se a ergonomia, para um motorista de estatura média, é ruim, o espaço é um dos pontos altos do Grand Siena. Porta-malas de 520 litros e entre-eixos de 2,5 m reforçam a característica positiva.


Entre os sedãs patinhos feios da indústria automotiva, o Grand Siena foi eleito como o mais bonito (57%), Cobalt entrou na segunda colocação (32%) e o Versa ficou em penúltimo, com 6% dos votos. O sedã da Renault ficou com 5% das intenções. O resultado foi obtido por meio de uma amostragem feita entre os 450 mil seguidores do WebMotors no Facebook. Ao todo, 121 eleitores optaram pelo design do carro. A pergunta sugerida, com uma opção de escolha, foi a seguinte: “Qual dos sedãs oferece o melhor design? O resultado fará parte da nossa próxima matéria”.


Opinião do repórter:


Apesar de ser o eleito o mais bonito dos espartanos populares, o Grand Siena carrega predicados como o espaço e a credibilidade do nome. Com exceção da posição de dirigir, o sedã é um carro gostoso de guiar, afinal, ele responde bem aos comandos e as pisadas no acelerador. Os engates da transmissão são precisos e a direção hidráulica é bem ajustada.


Preço do seguro para cada modelo:Usando a ferramenta Seguro Auto WebMotors, concluímos que o Grand Siena usa 5,7% do valor do carro, enquanto o Cobalt 4,2%, o Versa 4,1% e o Logan 5,5%. As versões utilizadas foram as topo, base de valores da tabela Fipe, equipadas com motor 1,6L, 1,4L no caso do GM, todas com transmissão manual. O perfil é de uma mulher, residente na Zona Sul de São Paulo, casada, de 40 anos de idade.


Os pontos fortes da concorrência diante do Siena:


Chevrolet Cobalt – O modelo da GM é o que apresenta o maior porta-malas da categoria. O ponto falho é que a versão 1,4L custa quase o mesmo das 1,6L da concorrência.


Nissan Versa – Por ser o mais leve, o modelo do México oferece a melhor relação peso/potência. Outra vantagem do modelo de marca japonesa é a direção elétrica. Ela facilita nas manobras do dia-a-dia. O modelo também se sobressai no valor do seguro.


Renault Logan – O único artefato que o percursor do segmento dos sedãs bons de briga é o seu valor sugerido. Outro item que ele se sobressai por apenas um centímetro é o tamanho do entre-eixos.


 

Nissan Versa

Renault Logan

GM Cobalt

Grand Siena

Motor

1.598 cm³

1.598 cm³

1.389 cm³

1.598 cm³

Potência

111 cv

106 cv

102 cv

117 cv

Torque

15,1 kgfm

14,1 kgfm

13 kgfm

16,8 kgfm

Peso

1069 kg

1080 kg

1072 kg

1141 kg

Peso/potência

9,6 kg/cv

10,1 kg/cv

10,5 kg/cv

9,7 kg/cv

Porta-malas

460

510

563

520

Tanque

41l

50l

54l

48l

Entre-eixos

260 cm

263 cm

262 cm

251 cm

0 - 100 km/h

10,6 s

11,8 s

11,5 s

9,9 s




VEÍCULO

SEGURO

SEGURADORA

$ FIPE

% SOB O VEÍCULO

COBALT LTZ 1.4

R$ 1.724,00

TOKIO

40.878

4,20%

VERSA SL 1.6

R$ 1.524,00

SULAMÉRICA

37.155

4,10%

LOGAN EX. 1.6

R$ 1.643,00

ZURICH

30.133

5,50%

GRAND SIENA ESSEN.

R$ 1.888,00

TOKIO

33.282

5,70%

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