Strada Ranch 109 Medium

Strada Ranch é opção a sedãs e SUVs compactos?

Versão com câmbio automático deixa picape da Fiat com pegada de carro de passeio

    • Desempenho
    • Desempenho
    • 13,7 kgfm/rpm
    • Consumo Gasolina
    • Consumo Gasolina
    • Cidade: 8,4 km/litro
      Estrada: 9,4 km/litro
    • Consumo Álcool
    • Consumo Álcool
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Porta Malas
    • Porta Malas
    • 844 litros
    • Câmbio
    • Câmbio
    • N/A
8.6

Overview


  • + Acabamento
  • + Consumo
  • - Estribos
  • - Coluna de direção
 
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A rainha das picapes no Brasil agora oferece câmbio automático. Com o implemento, a Fiat Strada ficou mais confortável e mais próxima de um carro de passeio. Mas será que chega ao ponto de ser considerada uma boa alternativa aos sedãs e SUVs compactos?

Líder geral de vendas em 2021, com 109.107 emplacamentos, a Fiat Strada passou a disponibilizar a transmissão CVT em duas versões: Volcano (que continua com opção manual) e Ranch, alvo desta avaliação, e que conta ainda com diversos apetrechos estéticos e funcionais.

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A configuração posicionada como topo de linha tem nome derivado da Toro e custa R$ 116.990. Tem rodas de 15 polegadas com visual prateado exclusivo, retrovisores em preto brilhante, para-barros e estribos com a assinatura da Mopar. Este último item agrega uma pegada mais parruda ao modelo, mas atrapalha a vida dos ocupantes. Isso porque a picape de 1,59 m de altura é baixa o que implica, quase que inevitavelmente, em você sujar sua calça toda vez que sair do carro.

Na parte traseira, a Strada Ranch vem com capota marítima com o nome da versão costurado. O acessório protege a caçamba que mantém 844 litros, mas perde cerca de 200 kg de capacidade de carga.

Isso se dá porque essa configuração é mais pesada, com 1.235 kg. A fim de manter o peso bruto total de toda a linha equiparado, a Fiat decidiu limitar a capacidade da Ranch em 400 kg.

Interior caprichado

Mas as alterações que realmente mudaram a experiência de guiar a Strada estão concentradas no habitáculo. A Fiat foi extremamente feliz na decoração do painel, com materiais de acabamento simples, mas que conseguem transmitir sensação de aprumo aos ocupantes.

Há detalhes em preto brilhante e uma peça predominante em tom de cobre que combina com o revestimento em couro dos bancos.

O console mudou a distribuição de nichos para abrigar o carregador de celular por indução, outra novidade relevante da versão. O cotidiano é simplificado uma vez que a central multimídia tem pareamento com Android Auto e Apple CarPlay sem a necessidade de cabo.

O habitáculo da Fiat Strada transmite aos ocupantes uma sensação de aprumo
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Já a tela do painel de instrumentos é mais simples. O computador de bordo é o mesmo de outros modelos da Fiat, como Argo e Mobi. Entretanto, o equipamento fornece diversas informações sobre a viagem. Está de bom tamanho.

Mas a grande estrela da Strada Ranch, claro, é o câmbio automático que simula sete velocidades. Ele agrega um salto gigantesco de comodidade à picape, não só por conta do funcionamento correto, mas também por tornar a Strada um veículo menos aguerrido e mais sofisticado.

Até a acústica na cabine fica melhor. Não chega ao mesmo conforto oferecido pelo Fiat Pulse com o mesmo conjunto CVT e motor 1.3, mas deixa a Strada com jeitão de carro de passeio.

O câmbio automático da Fiat Strada Ranch simula sete velocidades.
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É possível fazer transições de maneira manual pelas aletas atrás do volante, mas é provável que o motorista nem se ligue no componente dado à qualidade do casamento da transmissão com o motor FireFly.E olha que ele precisou de reajustes e ficou menos potente por conta de novas normas de emissão de poluentes. Deixou de entregar 109 cv para emanar 107 cv com etanol. Na prática, a alteração é tão irrisória quanto a diferença entre os números dá a entender.

Mas se observarmos a aceleração de 0 a 100 km/h, vemos que a Strada Ranch é mais lenta na comparação com versões manuais e com 109 cv. Enquanto o lançamento cumpre com a tarefa em 12 s, as demais são 0,8 s mais rápidas.

 Fiat Strada Ranch cumpre o 0 a 100 km/h em 12 s, 0,8 segundo mais lento que outras versões
Fiat Strada Ranch Cvt 2022 (12)
Legenda: Fiat Strada Ranch cumpre o 0 a 100 km/h em 12 s, 0,8 segundo mais lento que outras versões
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Melhor consumo da Fiat Strada Ranch

Por outro lado, o novo conjunto trouxe melhorias no consumo de combustível. Há ganho de pelo menos meio km/l em todos os cenários. Na estrada, com gasolina, a média é de 13,9 km/l.

Já em relação a equipamentos, a ausência mais sentida é o ajuste de profundidade da coluna de direção. Mas a Strada tem uma lista de itens de série bem servida. Há faróis full LED, faróis de neblina, raque de teto que forma uma espécie de santantônio, ar-condicionado, vidros e travas elétricos, câmera de ré e pneus de uso misto.

É o mesmo pacote ofertado pela versão Volcano AT, que tem tabela de R$ 111.990, portanto R$ 5 mil mais barata. A diferença de preço se dá pelos itens estéticos e funcionais citados no início do texto, com destaque para o acabamento interno, os bancos revestidos em couro e o carregador de celular por indução.

Fiat Strada Ranch tem pegada urbana: câmbio CVT aproximou modelo dos sedãs e SUVs compactos
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Embora o nome Ranch seja alusivo à vida no campo, a pegada da versão é mais urbana uma vez que o câmbio CVT aproxima a Strada de um sedã ou SUV compacto, algo que a Toro faz com primor.

As novidades tornaram a picape um modelo ainda mais versátil, que pode servir tranquilamente ao trabalho, mas que também pode ser ótima companheira para viagens com a família.

Embora uma picape compacta automática seja uma demanda completamente contemporânea, a Strada não é o primeiro modelo do tipo no Brasil. O posto é ocupado pela Chevy 500, baseada no Chevette e que foi lançada em 1987. A transmissão automática chegou quatro anos depois, com três velocidades.

Ancora: Conclusão Score

Ficha Técnica

FIAT - STRADA - 2022
1.3 FIREFLY FLEX RANCH CD CVT
R$ 127713

Motor / Desempenho / Consumo +

  • Cilindrada (litros)
  • 1.3
  • Cilindrada cm³
  • 1332
  • Disposição dos cilindros
  • Linha
  • Número de cilindros
  • 4
  • Número de válvulas por cilindro
  • 2
  • Comando de Válvulas
  • SOHC
  • Comando de válvulas variável
  • Não
  • Combustível (comercial)
  • Flex
  • Combustível secundário
  • Gasolina
  • Alimentação
  • Aspirado
  • Nomenclatura do motor (comercial)
  • Firefly
  • Potência (cv/rpm)
  • 107
  • Torque (kgfm/rpm)
  • 13,7
  • Potência secundária (cv/rpm)
  • 98
  • Torque secundário (kgfm/rpm)
  • 13,2
  • Velocidade máxima (km/hora)
  • 166
  • Aceleração 0-100 km/h (segundos)
  • 11,2
  • Consumo cidade (km/litro) - Combustível 1
  • 8,4
  • Consumo estrada (km/litro) - Combustível 1
  • 9,4
  • Consumo cidade (km/litro) - Combustível 2
  • 12,1
  • Consumo estrada (km/litro) - Combustível 2
  • 13,3
  • Fonte consumo
  • Montadora

Transmissão +

  • Transmissão
  • CVT
  • Localização do câmbio
  • Assoalho
  • Tração
  • Dianteira

Freios / Suspensão / Direção +

  • Freios dianteiros
  • Disco ventilado
  • Freios traseiros
  • Tambor
  • Freio de estacionamento
  • Manual
  • Suspensão - Dianteira
  • McPherson
  • Suspensão - Molas dianteiras
  • Helicoidal
  • Suspensão - Traseira
  • Eixo de torção
  • Suspensão - Molas traseiras
  • Helicoidal
  • Direção - Assistência
  • Elétrica
  • Direção - Ajustes
  • Altura

Dimensões e Capacidades +

  • Comprimento (mm)
  • 4474
  • Largura (mm)
  • 1732
  • Altura (mm)
  • 1595
  • Entre-eixos (mm)
  • 2737
  • Altura em relação ao solo (mm)
  • 210
  • Ângulo de ataque (graus)
  • 23,2
  • Ângulo de saída (graus)
  • 28,4
  • Capacidade tanque de combustível (litros)
  • 55
  • Capacidade do porta-malas (litros)
  • 844
  • Peso líquido em ordem de marcha (kg)
  • 1174
  • Carga útil (kg)
  • 650

Tecnologia / Conectividade +

  • Sistema de áudio - Tipo
  • Multifunções
  • Sistema de áudio - Nomenclatura (comercial)
  • Uconnect
  • USB
  • Sim
  • AUX-in
  • Sim
  • Bluetooth
  • Conexão com celular
  • Tela de entretenimento - Tamanho da tela (pol.)
  • 7
  • Tela de entretenimento - Espelhamento com smartphone
  • Apple CarPlay + Google Android Auto
  • Tela de entretenimento - Navegação (GPS)
  • Integrado
  • Controle de áudio
  • No volante

Rodas e Pneus +

  • Tipo de roda - Tipo de roda
  • Liga leve
  • Tipo de roda - Calotas
  • Integrais
  • Dianteira - Aro (pol.)
  • 15
  • Dianteira - Pneus (largura/perfil/aro)
  • 205/60
  • Traseira - Aro (pol.)
  • 16
  • Traseira - Pneus (largura/perfil)
  • 205/60
  • Estepe
  • Convencional

Garantia +

  • Garantia total do veículo - Duração (meses)
  • 36
  • Garantia de motor e transmissão - Duração (meses)
  • 36
  • No Bolso8.5
  • Tecnologia8.7
  • Vida a bordo8.3
  • Desempenho9.0
  • Opinião do repórter8.7
  • + Acabamento
  • + Consumo
  • - Estribos
  • - Coluna de direção
 
8.6

  • Lukas Kenji
  • Quando deixa um pouco de lado a carreira brilhante como piloto de Gran Turismo e Fórmula 1 (no Playstation), faz cobertura diária do setor automobilístico. Muscles cars e clássicos dos anos 1990 são as máquinas prediletas.
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