Fiat Toro de frente na cor verde tendo ao fundo vegetação e uma praia

Fiat Toro é a picape ideal para a cidade

Durante duas semanas de testes, picape se comportou bem nas ruas mais apertadas e estreitas do Rio de Janeiro

    • Desempenho
    • Desempenho
    • 35,7/1750 kgfm/rpm
    • Consumo Gasolina
    • Consumo Gasolina
    • Cidade: 9 km/litro
      Estrada: 11,2 km/litro
    • Consumo Álcool
    • Consumo Álcool
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Porta Malas
    • Porta Malas
    • 820 litros
    • Câmbio
    • Câmbio
    • N/A
8

Overview

Fiat Toro tem na praticidade o seu trunfo. Consegue ir bem tanto na cidade quanto na estrada. Mesmo que ela seja de terra, no caso da versão diesel.


  • + Praticidade
  • + Abertura da caçamba
  • + Motor diesel
  • - Preço
 
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É de praxe: todo fim de ano as marcas deixam seus carros para um contato mais íntimo. Na virada de 2019 para 2020, tive a companhia da Fiat Toro, na versão Freedom com motor a diesel. E é sobre ela que irei dissertar um pouco.

Vou começar pela importância do carro no segmento automotivo. A Toro representa um andar intermediário entre as picapes compactas (VW Saveiro e Fiat Strada) e as picapes médias (Chevrolet S10, Ford Ranger, Toyota Hilux, entre outras).

O crescimento populacional fez com que os municípios ficassem ainda mais apertadas do que já eram. E é nisso que a Toro sobressai. Seu tamanho permite que seja a picape ideal para a cidade, pois trafega bem em ambientes extremamente urbanos, como a cidade do Rio de Janeiro, por exemplo.

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Fiat Toro na cor cinza escuro de traseira com marina de barcos ao fundo
Toro é a picape ideal para a cidade porque cabe em vagas de shopping e de garagens
Crédito: Fabio Perrotta Junior
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Nas ruas apertadas da cidade maravilhosa, a Toro vai bem. Muito melhor do que as grandes picapes, que acabam sendo um tanto desengonçadas e abrutalhadas. Em vagas de shoppings e supermercados, ela cabe "na conta", enquanto maiores ficam com parte da caçamba ou da dianteira fora dos limites.

O mesmo acontece em vagas residenciais. A Toro estaciona em locais que as picapes grandes nem entram. É a conta ideal para quem precisa transportar mais de duas pessoas e precisa de espaço na caçamba para carregar algo.

Capô aberto deixa à mostra o motor turbodiesel
Motor 2.0 turbodiesel conseguiu eficiente média de 10 km/l com uso basicamente na cidade
Crédito: Fabio Perrotta Junior
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Como anda

Nossa Toro, como dito no começo do texto, era da versão Freedom, equipada com motor 2.0 turbodiesel de 170 cv e 35,7 kgf.m de torque (R$ 146.990). O câmbio é automático de nove velocidades e há opção de tração 4x4 com acionamento por botão.

Foto do painel da Fiat Toro mostra a tela multimídia entre duas saídas de ar verticais
A central multimídia da picape médio-compacta funciona bem, apesar de não ser muito intuitiva
Crédito: Fabio Perrotta Junior
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O conjunto dá e sobra para o trânsito urbano. O desempenho é acima da média, graças à pegada do turbo antes das 2 mil rpm. Nas acelerações, o corpo chega a colar no banco. Durante os testes, o consumo ficou cravado em 10 km/l, em percursos exclusivamente urbanos, alternando pista livre e congestionamento.

A média é honesta e, por se tratar de um carro a diesel, a diferença no bolso é considerável. No Rio, o litro da gasolina beira os R$ 5, enquanto o diesel está na faixa de R$ 3,80.

Fiat Toro de perfil com detalhes escurecidos no nome na lateral
Pacote S-Design escurece a cor das rodas, emblemas e capa do retrovisor
Crédito: Fabio Perrotta Junior
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Dinamicamente, a Toro se comporta como um SUV. Nas curvas mais acentuadas a carroceria tende a rolar um pouco, mas nada absurdo.

A direção tem boa resposta e o comportamento da suspensão também é semelhante ao de um utilitário. O conforto é muito superior ao de picape médias e equipadas com feixe de molas na traseira.

Pacote de estilo

Como opcional, a Toro era equipada com o pack S-Design (R$ 4.500) - recentemente disponível também para Argo e Cronos. O kit incorpora logos Fiat e de identificação de versão/motor escurecidos no exterior, pintura cinza na capa dos retrovisores externos e faixas adesivas no capô e tampa traseira da caçamba.

As rodas também recebem pintura escurecida. Na carroceria, badge "S-Design" nas portas dianteiras. Completam o pacote santantônio e estribos laterais pretos, interior escurecido (teto e colunas), bancos de couro e tecido, painel das portas dianteiras revestidos de  couro, costuras pretas e descansa-braços traseiro com porta-copo.

Adesivo preto sobre o capô da Toro mostra aspecto desbotado e desgastado
Adesivos do Pack S-Design apresentam desgaste com menos de 5 mil km rodados
Crédito: Fabio Perrotta Junior
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Com cerca de 4 mil quilômetros rodados, contudo, chamou atenção o fato dos adesivos da carroceria já apresentarem aspecto surrado - como pode-se ver nas fotos.

Outro fato que incomodou durante a avaliação foi a sensibilidade do sensor de presença do banco do carona. Uma mochila era suficiente para enganar o sistema e acionar o chato alarme para atar o cinto de segurança.

O acabamento tem um toque positivo da Jeep. Os plásticos são de boa qualidade e estão bem encaixados.

O único inconveniente fica para a falta de porta-trecos no console central. Há apenas um porta-copos além do baú no descanso de braço. Apesar de espaçoso, ele não é tão prático no dia a dia para guardar um celular, por exemplo.

Os bancos da Toro Freedom com pacote S-Design mesclam couro e tecido
Crédito: Fabio Perrotta Junior
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A central multimídia UConnect tem bom funcionamento, apesar de não ser tão intuitiva. O Bluetooth conecta com velocidade impressionante. Basta apenas o tempo de colocar o cinto de segurança para receber a notificação de que tudo já está emparelhado.

Mas o preço...

Por R$ 153.990 (R$ 146.990 + R$ 4.500 + R$ 2.500 da pintura metálica), a Toro avaliada custa caro. Mas é a opção mais viável para quem precisa de espaço para passageiros e para carga.

Seu tamanho mais compacto é ideal para locais apertados, tanto para estacionar quanto para manobrar. Com 1 tonelada de capacidade de carga, as versões a diesel dão conta até de trabalhos mais pesados.

Resta saber se a nova Strada, prevista para chegar este ano com cabine dupla e espaço para mais passageiros, irá acabar com a praticidade da Toro - lembrando que a picape maior também ganhará face-lift em 2020.

Ancora: Conclusão Score

 

Ficha Técnica

FIAT - TORO - 2019
2.0 16V TURBO DIESEL FREEDOM 4WD AT9
R$ 138990

Motor / Desempenho / Consumo +

  • Cilindrada (litros)
  • 2.0
  • Cilindrada cm³
  • 1956
  • Disposição dos cilindros
  • Linha
  • Número de cilindros
  • 4
  • Taxa de compressão
  • 16,5:1
  • Número de válvulas por cilindro
  • 4
  • Comando de Válvulas
  • DOHC
  • Comando de válvulas variável
  • Não
  • Combustível (comercial)
  • Diesel
  • Alimentação
  • Turbo
  • Intercooler
  • Sim
  • Nomenclatura do motor (comercial)
  • Multijet II
  • Potência (cv/rpm)
  • 170/3750
  • Torque (kgfm/rpm)
  • 35,7/1750
  • Velocidade máxima (km/hora)
  • 188
  • Aceleração 0-100 km/h (segundos)
  • 10
  • Consumo cidade (km/litro) - Combustível 1
  • 9
  • Consumo estrada (km/litro) - Combustível 1
  • 11,2
  • Fonte consumo
  • Montadora

Transmissão +

  • Transmissão
  • Automática
  • Número de marchas
  • 9
  • Nomenclatura da transmissão (comercial)
  • AT9
  • Localização do câmbio
  • Assoalho
  • Tração
  • Integral parcial

Freios / Suspensão / Direção +

  • Freios dianteiros
  • Disco ventilado
  • Freios traseiros
  • Tambor
  • Freio de estacionamento
  • Manual
  • Suspensão - Dianteira
  • McPherson
  • Suspensão - Molas dianteiras
  • Helicoidal
  • Suspensão - Traseira
  • Multilink
  • Suspensão - Molas traseiras
  • Helicoidal
  • Direção - Assistência
  • Elétrica
  • Direção - Ajustes
  • Altura e profundidade

Dimensões e Capacidades +

  • Comprimento (mm)
  • 4915
  • Largura (mm)
  • 1844
  • Altura (mm)
  • 1746
  • Entre-eixos (mm)
  • 2990
  • Altura em relação ao solo (mm)
  • 206
  • Diâmetro de giro (mm)
  • 12900
  • Ângulo de ataque (graus)
  • 24,8
  • Ângulo de saída (graus)
  • 29
  • Capacidade tanque de combustível (litros)
  • 60
  • Capacidade do porta-malas (litros)
  • 820
  • Peso líquido em ordem de marcha (kg)
  • 1871
  • Carga útil (kg)
  • 1000

Tecnologia / Conectividade +

  • Sistema de áudio - Tipo
  • Multifunções
  • Sistema de áudio - Nomenclatura (comercial)
  • Connect
  • USB
  • Sim
  • AUX-in
  • Sim
  • Bluetooth
  • Função Streaming
  • Controle de áudio
  • No volante

Rodas e Pneus +

  • Tipo de roda - Tipo de roda
  • Liga leve
  • Tipo de roda - Calotas
  • Integrais
  • Dianteira - Aro (pol.)
  • 16
  • Dianteira - Pneus (largura/perfil/aro)
  • 225/70
  • Traseira - Aro (pol.)
  • 16
  • Traseira - Pneus (largura/perfil)
  • 225/70
  • Estepe
  • Space saver
  • No Bolso7.7
  • Tecnologia8.0
  • Vida a bordo8.2
  • Desempenho8.3
  • Opinião do repórter8.0
  • + Praticidade
  • + Abertura da caçamba
  • + Motor diesel
  • - Preço
 
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