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Fiat Toro Ultra agrega o melhor de picape e de SUV

Versão com capota rígida e motor turbodiesel de série é uma das melhores opções abaixo de R$ 200 mil

por Lukas Kenji

Não é segredo para ninguém que brasileiro adora SUVs, mas já reparou como nosso mercado também curte uma picape? E o modelo que agrega o melhor dessas duas carrocerias é a Fiat Toro, mais especificamente, na versão topo de linha Ultra. Tabelada em R$ 187.490, o modelo vem com motor turbodiesel e capota rígida.

O acessório, que funciona como uma tampa para a caçamba, é o maior diferencial na gama do modelo que tem nove versões. É como se a picape tivesse uma espécie de porta-malas gigante, uma vez que o volume é de 820 litros de volume, enquanto a capacidade de carga é de 1.000 quilos.
O melhor é que já vem de série uma bolsa grande da Mopar, que protege as compras de poeira e da chuva.
Outro diferencial da Toro Ultra é o visual da parte frontal, que tem aspecto mais robusto e esportivo porque adota uma grade com acabamento em preto fosco - e deixa os cromados de lado.
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A versão vem ainda com estribos, santantônio, além de rodas de liga leve de 18 polegadas com aspecto escurecido e calçadas com pneus de uso misto.
Quanto às luzes, vale destacar que tanto as lanternas traseiras, quanto os faróis de neblina são de LED, sendo que os projetores principais são mais avançados, com sistema Full LED, de maior alcance.

Interior requintado

Mas é possível dizer que o maior benefício proporcionado pela linha 2022 da Toro está na parte de dentro. Antes, a picape fabricada em Goiana (PE) tinha acabamento simples, com predominância de plástico até mesmo nas versões mais caras. Fora isso, não havia espaço para porta-objetos, enquanto painel de instrumentos e central multimídia eram básicos.

Agora, a Toro tem ambiente de carro de passeio requintado. Aliás, se compararmos o modelo da Fiat com picapes maiores, da categoria de Toyota Hilux e Chevrolet S10, a verdade é que o representante pernambucano dá um verdadeiro baile.
Na versão Ultra, há predominância de materiais escurecidos. O painel tem linhas modernas que envolvem a grande tela multimídia de 10,1 polegadas que é, sem dúvidas, a maior atração da nova linha e é item de série desde a configuração Ranch. O gadget torna muito mais rica a experiência de guiar a Toro.
Se antes não havia nem um espaço legal para abrigar o celular, agora tem até carregador por indução. É um item que faz ainda mais sentido ao considerarmos que é possível parear o celular com os sistemas Android Auto e Apple CarPlay sem a necessidade de cabo. Mesmo assim, há slots para USB e USB-C, este, mais moderno.

Por falar em modernidade, podemos considerar que o novo cluster também é um dos maiores avanços da linha 2022. Digital, ela oferece informações de maneira atraente e organizada. Pode ser gerenciada por meio dos botões do volante multifuncional revestido em couro.
Outras novidades do modelo ficam por conta de dois botões que colocam o usuário em contato com centrais de assistência. Um deles é dedicado a situações de emergência, aplicado à assistência pessoal, em uma pegada semelhante ao sistema OnStar da GM.
Fora as funções que são gerenciadas dentro do carro, os mais recentes lançamentos da Stellantis contam com um aplicativo que permite controlar funções como ignição e ar-condicionado de maneira remota.

Aliás, o sistema de climatização é digital de duas zonas. Este é um item de série, assim como todos os outros já citados. Engordam a lista ainda bancos revestidos em couro, e o assento do motorista tem ajustes elétricos, além de sete airbags, tração 4x4 e chave presencial com partida por botão.
O que não mudou muito foram as dimensões. A Toro é uma picape de 4,94 metros de comprimento, dos quais são de 2,99 m de entre-eixos, que oferece bom espaço para as pernas, ainda que a posição dos passageiros seja mais vertical, algo comum em picapes. Ainda sobre a disposição da parte traseira, o ponto positivo é que há porta USB, mas o mesmo não pode ser dito em relação à saída de ar-condicionado.

Mesmo motor

Outro quesito que não traz novidades é o conjunto mecânico. Se a nova linha trouxe o motor 1.3 turbo como atração em termos de opção flex, o bloco turbodiesel segue o mesmo. E essa é uma boa notícia. É difícil encontrar ressalvas no desempenho do motor 2.0 de 170 cv a 3.750 rpm.

Silencioso e vigoroso, o propulsor é um dos principais fatores que contribuem para o atributo de versatilidade da Toro. Além de ser consideravelmente confortável na cidade, o modelo da Fiat é um baita carro para viajar.
Destaca-se ainda que o equilíbrio da suspensão é superior a muito utilitário esportivo. Assim, é possível afirmar sem medo de errar que a Fiat Toro é a picape que mais chega próximo do comportamento de um carro de passeio convencional.
Mas o motor que entrega 35,7 kgf.m de torque a 1.750 giros não é só desempenho. Aliás, o desenvolvimento de força em baixa rotação permite que o conjunto acoplado a uma transmissão de nove velocidades seja eficiente também em termos de consumo de combustível. Segundo o Inmetro, a Toro Ultra tem média de 10,6 km/l na cidade e, 13,8 km/l, nas rodovias.
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Isso quer dizer que, sim, o motor 2.0 turbodiesel ainda é mais econômico em relação ao 1.3 turboflex. Com gasolina, por exemplo, o propulsor menor tem índice de 9,7 km/l no perímetro urbano e, 10,7 km/l, na estrada.

Extrasérie

Não é por acaso que a Toro é um dos carros mais vendidos do Brasil. Entre as picapes, só fica atrás da irmã menor Strada. O modelo reúne toda a praticidade de um SUV com a capacidade de carga e pegada off-road de uma picape.
É uma das melhores opções para a família na faixa de preço inferior a R$ 200 mil entre qualquer categoria, seja sedã ou SUV. O único porém neste sentido é que os valores de pós-vendas para uma picape costumam ser mais salgados e a Toro não fica imune a isso.

Os valores das seis primeiras revisões (de até 60 mil quilômetros rodados) somam R$ 7.884. Já quando o assunto é seguro, a apólice mais em conta no AutoCompara é de R$ 5.835,17. Não é barato, mas ainda é mais vantajoso na comparação com picapes maiores.

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