Ford Fiesta Hatch RoCam: o tempo não para

Versão 1,6 do compacto nacional desfruta dos últimos meses como top e ajuda a manter vendas


  1. Home
  2. Testes
  3. Ford Fiesta Hatch RoCam: o tempo não para
Auto Press
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- A linha Fiesta vive uma espécie de crise de identidade. É que o modelo antigo do compacto da Ford, ainda produzido em Camaçari, na Bahia, já convive com a nova geração do carro, feita no México e chamada de New Fiesta, e que estreou aqui na configuração sedã. Só que o novo hatch já chega no primeiro trimestre do próximo ano, apenas com motorização Sigma 1,6. Ou seja, resta ao veterano Fiesta RoCam 1,6 desfrutar dos últimos meses como topo de linha. E, para não perder a pose, a marca norte-americana tratou de aprimorar o custo/benefício da versão mais completa do dois volumes depois da última reestilização, ocorrida em maio.

Desta forma, o Fiesta RoCam 1,6 dá uma significativa contribuição para as vendas totais. Responde por 34% das mais de 7.600 unidades/mês do Fiesta no mercado brasileiro e o ajuda a se manter como oitavo modelo mais vendido do país – e o mais comercializado da marca. Até porque, a versão com propulsor mais potente, que gera 101/106 cv de potência e 14,5/15,3 kgfm de torque máximo, começa com um preço atraente de R$ 34.090 – menos de R$ 5 mil a mais que a versão de entrada 1.0. Vem com uma lista de itens bem modesta, é verdade: recebe apenas aviso sonoro de faróis acesos, travamento automático das portas, banco do motorista com ajuste de altura, alarme e abertura elétrica do porta-malas.

E, mesmo assim, o modelo fica um pouco mais caro que seus adversários com motorizações elevadas. O Volkswagen Gol 1,6 parte dos R$ 32.780, mas com alguns itens do RoCam 1,6 chega a R$ 33.875, e o Chevrolet Corsa Maxx 1,4 parte de R$ 33.016. Com o kit Class, o hatch compacto da Ford recebe ar, direção hidráulica e vidros elétricos dianteiros, e chega a R$ 37.340. O modelo, porém, ainda pode receber outros opcionais. Com airbag duplo e freios com ABS alcança R$ 40.840. Com rodas de liga leve aro 14 e sistema de som My Connection, com rádio/CD/MP3, entradas USB e auxiliar, Bluetooth e interface com iPod, o Fiesta chega a exagerados R$ 43.100.

No visual, porém, o veterano modelo adotou em maio um estilo similar ao do Figo vendido na Índia, com faróis angulosos projetados para fora e grade fina, que o deixaram com um estilo bastante controverso. Mas também nada que fique muito defasado em relação aos rivais da Volks e da General Motors. E que vem dando fôlego à linha até a chegada do New Fiesta.

Impressões ao dirigir: a idade da razão
O novo sobrenome do veterano Fiesta não poderia caber melhor. É que o motor 1,6 RoCam continua competente e eficiente para mover a pouco mais de uma tonelada do compacto. O carro tem acelerações ágeis e, se não fosse pelas primeiras relações longas do câmbio, poderia até ter um desempenho superior. O zero a 100 km/h é feito em satisfatórios 13,0 segundos, mas as retomadas são mais tardias, já que o motor só enche mesmo depois das 4 mil rpm. O 60 km/h a 100 km/h em quarta, por exemplo, consumiu 9,3 segundos.

No comportamento dinâmico, o velho Fiesta mantém o seu equilíbrio em retas até 130 km/h, quando surge uma sensação de flutuação e o motorista precisa fazer correções constantes. Nas curvas mais acentuadas, o modelo torce um pouco a carroceria e em velocidades mais agressivas tende a sair de frente. Nas freadas bruscas, o modelo se manteve na trajetória e sob o controle do condutor.

Por dentro, o Fiesta oferece uma interatividade e ergonomia eficientes, mas o volante merecia um ajuste de altura, pois o aro superior do volante continua a atrapalhar a visualização do quadro de instrumentos. A visibilidade traseira também é limitada pelo vidro diminuto e o espaço interno está dentro do esperado para um compacto, onde apenas dois ocupantes viajam sem apertos no banco traseiro. A suspensão filtra bem as imperfeições da pista, mas o isolamento acústico se mostra falho já a partir dos 100 km/h. No consumo, o modelo testado fez a apenas satisfatória média de 7,1 km/l com uso 2/3 na cidade.

Twitter
_________________

Gosta de hatches compactos?

Então veja aqui no WebMotors as melhores ofertas para este segmento:

Volkswagen Gol

Chevrolet Corsa

Fiat Uno

Ford Fiesta

Volkswagen Fox

Chevrolet Celta

Fiat Palio

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas
Comentários
Wid badge