Em todos os casos do Ka Sedan, este câmbio automático tem seis marchas e está sempre atrelado ao motor 1.5 12V de apenas três cilindros, chamado de Dragon e que desenvolve até 138 cv de potência e 16,1 kgf.m de torque, quando abastecido com etanol. São exatamente 26 cv e 2,2 kgf.m a mais que o antigo motor 1.5 16V de quatro cilindros Sigma.
Em termos práticos, o casamento deste motor com esta transmissão – o mesmo conjunto do Ford EcoSport – garante ao Ka Sedan agilidade na cidade, com acelerações e retomadas satisfatórias. E na estrada, o Ford também apresenta fôlego de sobra para realizar ultrapassagens com segurança.
O câmbio tem excelente funcionamento, atendendo as demandas do motor. Trocas são praticamente imperceptíveis quando rodamos de maneira suave. Já nos momentos em que buscamos mais performance e desempenho, as mudanças ocorrem em rotações mais elevadas e são mais perceptíveis. O motor também acaba trabalhando em rotações mais elevadas. No caso do Ka Sedan há opção de trocas manuais por meio de um botão do lado esquerdo da manopla, algo desconfortável e pouco prático – seria melhor adotar aletas atrás do volante.
O ponto negativo deste conjunto motor e câmbio está no consumo. Os números não são bons. De acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem do Inmetro, o Ka Sedan faz 7,6 km/l na cidade com etanol e 10,9 km/l, com gasolina. Na estrada os números pulam para 10,1 km/l e 14 km/l com etanol e gasolina, respectivamente. Resumindo, o Ka Sedan automático é nota C entre seus concorrentes e B no geral.
Ponto positivo para o ajuste da suspensão – independente na dianteira tipo McPherson e eixo de torção na traseira –, que consegue absorver as imperfeições do asfalto sem transmitir trepidações e ruídos absurdos para a cabine, ao mesmo tempo que é firme para evitar inclinações exageradas da carroceria em frenagens mais bruscas ou em curvas com velocidades mais elevadas.
A posição ao volante é boa. O banco do motorista tem ajustes mecânicos de altura, inclinação do encosto e longitudinal. A coluna de direção tem apenas a regulagem de altura, devendo a de profundidade, que ajuda demais a encontrar a melhor posição ao volante.
BOM PACOTE
O Ka Sedan na versão Titanium tem um pacote de equipamentos muito bom, com destaque especial para os fatores segurança, com os seis airbags de série (frontais, laterais e de cortina) e os controles de tração e estabilidade, e para o de tecnologia, com central multimídia com tela de 6,5 polegadas sensível ao toque (colorida), compatível com Android Auto e Apple CarPlay, e que permite espalhar o Waze, um dos aplicativos de trânsito mais utilizados.Aproveitando o gancho dos itens de conforto, o Ka Sedan Titanium tem ainda direção com assistência elétrica, volante multifuncional, ar-condicionado (comandos analógicos), vidros elétricos nas quatro portas, espelhos retrovisores externos com ajustes elétricos, controlador de velocidade (vulgo piloto automático), sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré, rodas de liga leve de 15 polegadas, travas elétricas e bancos revestidos em couro. Veja a lista completa de equipamentos do Ford Ka Sedan Titanium no Catálogo 0KM da Webmotors.
E agora complementando os itens de segurança, o Ford topo de linha tem cinto de três pontos para todos os cinco ocupantes, assim como encosto de cabeça, pontos ISOFIX para fixação da cadeirinha de criança no banco traseiro, faróis de neblina, freios com ABS (antitravamento das rodas em frenagens bruscas) e EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem).
O painel de instrumentos é bastante simples e traz as informações do computador de bordo (como consumo médio, odômetro parcial e autonomia) em um pequeno leitor na base do velocímetro. A Ford poderia oferecer uma tela com maior destaque e mais visibilidade.
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