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GAC Aion Y foge do comum em vários sentidos

Esse é um daqueles carros feitos para quem não gosta do óbvio. Mas será que é possível ser exótico e racional?

por Evandro Enoshita

Há quem diga que os carros estão cada vez mais parecidos. E eu sou obrigado a concordar. Por isso mesmo, eu sempre olho com simpatia para automóveis que querem fugir do óbvio. É o caso do elétrico GAC Aion Y.


Afinal, é preciso reconhecer quando uma fabricante decide correr o risco de oferecer algo muito diferente da concorrência. Mas é bem comum que o visual exótico se sobreponha à funcionalidade. E aí, você tem um automóvel diferentão, mas sem outros atributos - mais racionais - que o transformem em uma opção interessante de compra.
Será que esse é o caso do Aion Y? Testei por alguns dias um exemplar da versão topo de linha Elite (R$ 187.990). Confira nas próximas linhas como foi essa experiência.

Teste: GAC Aion Y Elite

O Aion Y é um SUV, mesmo?

No caso do Aion Y, ser diferente começa pela própria categorização do modelo.
A fabricante o trata como um SUV. Mas eu, você, e as torcidas do Corinthians e do Flamengo sabemos que esse carro está mais para uma minivan que para um utilitário esportivo. Apesar de as rodas de 18 polegadas - com visual esportivo e acabamento escurecido - e as molduras plásticas nas laterais tentarem te convencer do contrário.

Mas mesmo que você queira seguir a definição da GAC, os números não mentem. O Aion Y tem 4,54 metros de comprimento, 1,87 metro de largura, 1,65 metro de altura e tem entre-eixos de 2,75 metros. É mais altura e muito mais espaço entre os eixos que em outros automóveis do mesmo porte. E sabe qual tipo de carro tem essas características? Uma minivan.

A polêmica continua quando o assunto é o visual externo. Há quem tenha curtido a pegada futurista e meio robótica do Aion Y. Mas também ouvi muita gente achando as linhas exóticas demais. Já eu passei alguns dias com o carro e estou olhando as fotos no momento em que escrevo esse texto.
Mas, mesmo assim, é como diz o "meme" da atriz Gloria Pires: "não sou capaz de opinar". Preferi me concentrar nos aspectos racionais do Aion Y.

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O Aion Y é espaçoso. E bota espaçoso nisso


O Aion Y tem amplo espaço na dianteira e uma posição de guiar bem elevada, feita para agradar aos fãs dos SUVs (e das minivans). Já o quadro de instrumentos digital - de 10,25 polegadas - tem layout simples, mas é funcional e tem boa resolução. Mas sabe o que impressiona mesmo na cabine desse GAC? A área disponível para os passageiros.

A cabine do Aion Y é muito ampla. Tanto na dianteira quanto na traseira, há espaço de sobra para levar cinco adultos com conforto. O que não é exatamente um padrão em um automóvel com cerca de 4,50 metros de comprimento.

O espaço para as pernas no banco traseiro é enorme - mesmo com os assentos dianteiros totalmente recuados - e digno de carros maiores. O acesso também fica facílimo com as portas que abrem em um ângulo de quase 90 graus.



O meu filho João, de quase quatro anos, está crescendo e está cada vez mais difícil colocá-lo na cadeirinha sem bater a cabeça do garoto no teto. Problema que eu não tive no Aion Y.

E o teto panorâmico contribui ainda mais para essa sensação de amplitude da cabine. Para fechar a lista de pontos positivos, eu preciso falar também do bom acabamento. Naquele padrão já conhecido dos automóveis chineses. Sim, hoje os caros chineses são referência na faixa abaixo dos R$ 200 mil.

Por outro lado, o porta-malas tem módicos 361 litros de capacidade. Não chega a ser pequeno, mas boa parte dos concorrentes tem bagageiros mais amplos.



Aion Y: lista de equipamentos

O Aion Y é vendido no Brasil também na versão de entrada Premium (R$ 175.990), que é equipada com faróis de LED com acionamento automático, sensor de chuva, teto solar panorâmico, ar-condicionado automático, bancos de couro com ajustes elétricos para o motorista, chave presencial, seis airbags, câmera 360° e controlador automático de velocidade.
Já essa versão topo de linha Elite tem esses itens e mais o pacote ADAS - com frenagem autônoma, controlador adaptativo de velocidade e assistente de permanência em faixa -, além do farol alto automático, tampa do porta-malas elétrica, banco do motorista com ventilação e do passageiro com ajustes elétricos, retrovisor interno fotocrômico, carregador por indução e as rodas de liga leve de 18 polegadas.
É uma bela lista de equipamentos para um carro de menos de R$ 200 mil.

Aion Y: conjunto mecânico

O Aion Y é equipado com um motor elétrico dianteiro, com 204 cv de potência e 22,9 kgfm de torque. Com esse propulsor, acelera de zero a 100 km/h em 8,5 segundos e chega a 150 km/h de velocidade máxima.
Equipado com uma bateria de 63,2 kWh, o modelo da GAC roda até 318 quilômetros sem parar para carregar. Um dos melhores alcances para um elétrico nessa faixa de preço.
Já no layout de suspensão, o Aion Y é bem tradicional e não se diferencia muito de outros automóveis mais acessíveis. Tem conjunto McPherson na dianteira e barra de torção na traseira. Os freios têm discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira.

Como é dirigir o Aion Y?

Carro familiar. Essa frase define muito bem como é rodar com o Aion Y. 
Além da cabine bem ampla, a direção leve e a suspensão macia fazem com que o SUV da GAC seja um carro bem confortável principalmente no uso urbano.
Na estrada, não chega a ser molenga em excesso. Mas você nota a carroceria inclinando nas curvas fechadas ou naqueles desvios de trajetória, quando a carroceria balança de um lado para outro.
Eu gostaria de um conjunto mais firme. Mas isso é chover no molhado. Ainda mais se tratando de um automóvel com uma pegada claramente voltada para o conforto.

E apesar dos 204 cv de potência, esse SUV da GAC embala bem, principalmente no modo Sport de condução - embora não chegue a empolgar com arrancadas vigorosas. Inclusive, mesmo com o pé embaixo, é difícil esse carro destracionar. Algo que é relativamente comum nos automóveis elétricos.
E pra quem curte eficiência, além do modo Eco, o Aion Y tem ainda um modo iPedal. É o famoso One Pedal Drive, que permite guiar quase sem usar o pedal do freio, apenas variando a pressão no acelerador.
Outros pontos que eu gostei aqui no Aion Y são o bom isolamento acústico e a qualidade do sistema de som. Características que fazem desse GAC um carro bacana para aquela viagem rodoviária em família. Mas sem muita pressa.
Ao volante, um ponto que não me agradou muito no Aion Y foi a funcionalidade. Desde o ajuste dos retrovisores externos até o acionamento dos faróis, é preciso reaprender boa parte dos comandos básicos do veículo, que ficam concentrados na multimídia de 14,6 polegadas.
Para facilitar a vida do motorista, a tela central até tem alguns atalhos para as funções básicas. Mas eles desaparecem quando você espelha a tela do smartphone. O que, aliás, só pode ser feito usando o tradicional cabo USB.

Seguro e revisões do Aion Y

Fiz a simulação do seguro para o Aion Y no Auto Compara e o valor da proteção completa variou entre R$ 2.802,72 e R$ 22.932,20. Lembrando que a simulação foi para um homem, de 38 anos, casado e morador da capital paulista. E ficaram de fora da conta também possíveis descontos ou bônus.

Já o plano de manutenção do Aion Y prevê paradas a cada 10.000 quilômetros ou 12 meses. Intervalo curto para um automóvel elétrico e que pode ser um problema se você roda mais de 10.000 quilômetros por ano.

Pelo menos o valor das manutenções obrigatórias é baixo para um automóvel desse porte e preço. Para bancar as quatro primeiras revisões, o dono do Aion Y terá que desembolsar R$ 1.970.

A garantia do Aion Y é de oito anos ou 160.000 quilômetros (veículo) e de oito anos ou 200.000 quilômetros (bateria motriz).



Vale a pena comprar o Aion Y?

A GAC estreou em maio no mercado brasileiro e ainda é uma novata por aqui. Por outro lado, já tem uma linha com cinco modelos e concessionárias em todas as regiões do Brasil.
Mas voltando para o Aion Y: o modelo está em uma das faixas de preço mais aquecidas do mercado brasileiro. Tanto que briga contra outros elétricos e também contra SUVs híbridos e 100% a combustão.
E para se destacar frente aos concorrentes, além do visual exótico, o Aion Y tem também ótimo espaço para os passageiros, bom desempenho e ampla lista de equipamentos.
No final das contas, é possível ser diferentão sem abrir mão da racionalidade. Veja também
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