Gás para a Ford Ranger

Versão a gasolina poderá ser equipada com kit GNV mantendo garantia de fábrica


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Luís Figueiredo
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- A partir de fevereiro de 2007 a Ford venderá a picape Ranger, versão a gasolina, com garantia de fábrica para instalação de sistema de GNV gás natural veicular. Os modelos estarão aptos a receber o kit, que será oferecido nas concessionárias da marca, mas instalado por empresas que atendam às especificações da fábrica. A garantia será de 2 anos, a mesma oferecida para o veículo.

Atualmente apenas a White Martins – BRC foi validada e é a única a atender as condições impostas pela Ford. O kit de 5ª geração custa R$ 5.700,00, com cilindro único de 25m³. A utilização de dois cilindros não foi validada e, por isso, está fora do programa. São oferecidas atualmente três versões da Ranger a gasolina, todas com tração 4x2 traseira: XLS cabine simples, por R$ 48.290,00, ou R$ 53.990,00 com o kit; XLS cabine dupla, R$ 57.830,00 R$ 63.530,00 e XLT cabine dupla, R$ 62.320,00 R$ 68.020,00. Há uma quarta versão, XL cabine dupla, oferecida apenas para frotistas e para o governo R$ 51.530,00/R$ 57.230,00.

O projeto será implantado inicialmente na Grande São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador. As duas primeiras foram escolhidas pela grande oferta de GNV, tamanho da rede de abastecimento e quantidade de instaladores; além disso, segundo a Ford, essa região é a principal consumidora da Ranger a gasolina. A capital baiana entrou pelo fato de a Ford ter fábrica na cidade vizinha Camaçari.

No segundo estágio do projeto, de março a setembro de 2007, entram os Estados do Paraná, Rio Grande do Sul e o interior de São Paulo. O país todo deverá estar integrado a partir de setembro do ano que vem.

De acordo com a Ford, 41% do total de picapes Ranger comercializadas no Brasil atualmente são da versão a gasolina. Em novembro deste ano foram 433 unidades, ainda segundo a fábrica. A estimativa é que de 5% a 10% desse número optem pelo kit – ou modestas 20 a 40 unidades por mês. As picapes de ano-fabricação 2007 convertidas usadas poderão receber a garantia de fábrica, desde que respeitadas as condições da Ford.

O motor é o Duratec 2.3, um quatro-cilindros de 2,3 litros de cilindrada, 4 válvulas por cilindro e potência de 150 cv a 5.250 rpm. É o mesmo motor utilizado no Fusion, com algumas alterações para priorizar o torque, que na picape é de 22,3 kgfm a 3.750 rpm. Para receber o GNV foram feitas alterações no cabeçote, com aprimoramentos na sede de válvulas e melhorias das próprias válvulas de admissão.

O kit de quinta geração é o mais moderno disponível e elimina quase todos os inconvenientes desse sistema. Usando o GNV, segundo a Ford, há uma perda de aproximadamente 11% na potência dependendo da qualidade da instalação. São 133 cv e 19,5 kgfm de torque, sempre nas mesmas faixas de rotação. A Ford aponta aumento de 225 km na autonomia da Ranger com o uso do GNV. A fábrica também afirma que o risco de retorno de chama “back-fire”, com ignição do gás acumulado no coletor de admissão, foi eliminado.

A troca de combustível é feita por meio de botão no painel, de fácil acesso ao motorista. A mudança é imperceptível estando o veículo parado ou rodando com baixa carga no acelerador – exceto pela aspereza pouco maior do motor quando funcionando com GNV. Se a troca for realizada em momento de aceleração mais a fundo, ocorre um tranco leve. É possível facilmente manter velocidade de cruzeiro em torno de 110 km/h e, exceto pela maior lentidão em retomadas, não se percebe estar utilizando o gás.

Contras

A partida é realizada sempre com gasolina, por isso a Ford recomenda que se deixe o tanque de combustível abastecido no mínimo em um quarto de sua capacidade máxima 60 l na cabine simples, 75 l na cabine dupla. Caso acabe a gasolina, o motor não partirá com o GNV.

Para fazer o kit valer a pena deve-se rodar muito – 2.100 km por mês para amortizar o custo em 1 ano e meio. Por isso a opção é pouco interessante para o motorista “comum”, restando frotistas e quem roda bastante diariamente.

E ainda há a questão da revisão: nos prazos determinados pela fábrica, o proprietário levará a picape à concessionária, que oferecerá a possibilidade de chamar o técnico da empresa instaladora do kit, que irá até o local efetuar a manutenção periódica. Além de complexo, esse esquema terá um custo – ainda não estimado pela Ford.

A picape teve seu peso aumentado em mais de 100 kg, somados o cilindro vazio e todos os componentes do kit. Além do menor espaço na caçamba, a traquitana interfere no desempenho do veículo, como foi evidenciado na avaliação. Deve-se considerar também o maior desgaste do sistema de freios e da suspensão, que rodarão sempre com aquele peso a mais.

A exemplo da GM com a S10 Advantage, a Ford abaixou o preço da Ranger a gasolina como forma de alavancar as vendas do modelo. Em 2006 ele saltou de 50 para as 400 unidades/mês mencionadas. A diferença é que nos próximos dias a concorrente apresentará a S10 flex – o motor a gasolina se tornará flexível em combustível, podendo ser abastecido com álcool, gasolina ou qualquer mistura de ambos. A Ford optou pelo combustível “seco”, de olho no desconto oferecido por seguradoras aos proprietários de veículos equipados com kit GNV e pela redução do IPVA em alguns Estados. Resta saber por quanto tempo o GNV permanecerá viável para ser, segundo especialistas, subutilizado como combustível veicular. Há quem diga que esses dias estão acabando...

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