Seu filho, por exemplo, já não teve a mesma sorte. Ele tem que se contentar com adesivos, difusores de mentira, faróis máscara negra e a mesma potência que a versão intermediária de qualquer carro. Agora, eles são os esportivos. Quando na real, de esportivo mesmo eles só tem nome e preço.
Em 2015 eles estão com tudo. Volkswagen Fox Pepper, Ford Fiesta Sport e Hyundai HB20 Spicy são os mais novos integrantes desse grupo “seleto”. Avaliamos o hatch coreano para descobrir se ele tem algo de saboroso ou se a embalagem esconde uma refeição magra e sem sal.
Nossa versão é a topo de linha da Spicy. Por R$ 54.145, ela é equipada com motor 1.6 de 128 cv com etanol e 122 cv com gasolina e câmbio automático de quatro marchas. O conjunto já é conhecido e o é de longe um dos melhores do segmento.
O motor é ágil e o câmbio inteligente. Apesar de ainda não favorecer uma tocada mais acelerada como o manual, o câmbio automático não corta o bom desempenho do quatro cilindros. Ele faz de 0 a 100 km/h em 11 s – quase dois segundos mais que com câmbio manual –, bem longe do que o design dele vende. Ainda assim, as retomadas são bem feitas, graças à agilidade no kick-down. De ruim, fica o consumo. No trânsito pesado de São Paulo, o computador de bordo não conseguiu marcar nada acima de 6 km/l rodando no etanol.
A suspensão é muito bem acertada, tanto pra quem busca conforto quanto para quem gosta de buscar a tangência em qualquer alça de ponte. O acabamento e a qualidade de construção parecem de um segmento acima. Enfim, o HB20 é isso aí: qualidade.
Mas e a versão Spicy, o que traz de diferencial? Começe pelo lado de fora. A grade frontal ganha acabamento em preto brilhante na travessa central, mesma cor dos retrovisores e do difusor traseiro. As rodas de 15 polegadas são pintadas em cinza grafite e uma saia é adicionada nas duas laterais.
Por dentro, os bancos são de couro, a central multimídia é exclusiva com TV digital, conexão Bluetooth, tela de 7 polegadas touch screen, entrada USB e comandos no volante. Apesar de trazer alguns atrativos, como os bancos que só estão disponíveis como opcional na Premium – a partir de R$ 57.945 -, a Spicy tem alguns deslizes: falta o sensor de estacionamento e os faróis de neblina.
Ainda assim, o preço não é tão exagerado. Um Fox Pepper, concorrente direto do Spicy, sai por R$ 57.610 com câmbio I-Motion, automatizado muito inferior ao Hyundai, embora tenha faróis de neblina e sensor de estacionamento dianteiro e traseiro. Na própria linha HB20 não há nenhuma outra versão que se equipare à Spicy em equipamentos – ou você paga muito mais caro na Premium ou perde bancos de couro e central com TV digital.
Ou seja, sua opção só será o Spicy se você realmente sair de casa na intenção de comprar um HB20 com cara mais esportiva. Nenhum dos equipamentos que ele oferece seria decisivo na compra. O HB20 já é um ótimo produto e dentro da própria linha existem versões mais em conta e com pacote semelhante.
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