HB20S Copa 'em campo' contra Voyage Seleção

Séries especiais se enfrentam em clássico de sedãs antes da Copa do Mundo


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A Copa do Mundo começa nesta quinta-feira. Na Arena Corinthians, o já popular Itaquerão, a Seleção Brasileira de Neymar e companhia encara a Croácia no início da caminhada rumo ao hexa. E neste clima de Mundial que já envolve os brasileiros, o WebMotors resolveu promover um comparativo temático. Um clássico – que poderá, por ventura, acontece de quatro em quatro anos apenas – entre o Volkswagen Voyage Seleção e Hyundai HB20S Edição Copa do Mundo da Fifa em suas versões com transmissão manual e motor 1.6 bicombustível.

O representante da marca alemã, patrocinadora oficial do escrete canarinho, parte de R$ 44.340, enquanto o modelo da fabricante sul-coreana, parceira da Fifa na Copa, custa R$ 49.810.

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A diferença inicial de R$ 5.470 pode causar certo espanto. No entanto, quando começamos a analisar as listas de itens de série, o HB20S, que não tem opcionais à disposição, justifica o custo mais elevado com a desenvoltura e categoria de um legítimo camisa ‘10’ das antigas. Assim como o Voyage, o Hyundai traz direção hidráulica, vidros e travas elétricas, computador de bordo, sistema de som com conectividade bluetooth, no entanto oferece a mais ar-condicionado, bancos revestidos em couro, central multimídia com tela de 7 polegadas sensível ao toque, TV digital (funcionamento incômodo), volante multifuncional, faróis de neblina e rodas de liga leve de 15 polegadas.

Para tentar equiparar as coisas, a Volks oferece como opcionais o ar-condicionado (R$ 2.680), volante multifuncional (R$ 284), rodas aro 15 (R$ 867) e faróis de neblina (R$ 421). Resumindo, o Voyage Seleção, completo, sai por R$ 49.130 – incluindo sensor de estacionamento traseiro (R$ 539).  Assim, a diferença despenca para realistas R$ 680.

Importante ressaltar que o Voyage não tem à disposição revestimento dos bancos em couro, tela para central multimídia sensível ao toque, muito menos TV digital.

INTERIOR

Quando falamos de sedãs, a vertente espaço é fundamental. Preponderante. E neste quesito, o HB20S também leva vantagem. Não apenas por ser realmente maior – são 4,23 metros de comprimento contra 4,21 metros do Volkswagen, e 2,50 metros de distância entre os eixos frente a 2,46 metros -, mas por transmitir esta sensação. Ao deixar o Voyage e entrar no Hyundai, fica nítida a superioridade do sul-coreano feito em Piracicaba (SP).

No quesito porta-malas, porém, o Seleção vai ligeiramente além, com 480 litros – 30 litros a mais que o Copa. O sedã da Volks, aliás, oferece como opcional também o S.A.V.E., uma espécie de fundo falso para guardar objetos importantes e não deixa-los aparentes ao abrir a tampa.

O acabamento dos dois são muito bons. As peças são de materiais agradáveis ao toque e estão muito bem encaixadas – não há espaços ou rebarbas. No Hyundai, porém, por trazer couro nos bancos e detalhes cromados, sugere requinte superior.

RODANDO

Assim como em todos os quesitos até agora, o equilíbrio se faz presente quando os dois adversários ‘entram em campo’. No Voyage, o motor 1.6 8V Totalflex de até 104 cv agrada pelo torque de 15,6 kgf.m já a partir de baixos 2.500 rpm, quando abastecido com etanol. O Volks é esperto na cidade. Tem boas saídas e excelentes retomadas. E o câmbio manual de cinco marchas é a ‘cereja do bolo’, com engates curtos, precisos e suaves. A suspensão firme, mas não desconfortável, incita condução mais esportiva.

O HB20S também é extremamente agradável ao volante. E por ser um bloco mais moderno, o 1.6 16V bicombustível consegue gerar desempenho superior. A potência, por exemplo, é de 128 cv, quando consumindo álcool. O torque também acaba sendo mais elevado – 16,5 kgf.m -, porém entregue apenas em rotações mais elevadas (5.000 giros), o que faz do sedã com espírito asiático mais eficiente em altas rotações. O câmbio de cinco marchas da Hyundai também não faz feio, mas deve em comparação ao da Volks.

PLACAR FINAL

Trata-se de um duelo bastante equilibrado. É a tradição do Voyage frente à energia do HB20S. No entanto, com um custo-benefício melhor, espaço superior e desempenho que não deve em nada à concorrência, o Edição Copa do Mundo da Fifa da Hyundai leva a melhor sobre o Seleção, da Volkswagen, que tem boas qualidades, como preço inicial mais em atraente e bom desempenho.

 

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