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JAC T40 Plus 2021: boa opção por R$ 91 mil

SUV da marca chinesa tem preço e lista de equipamentos interessantes, mas peca em dinâmica

por Marcus Celestino

O JAC T40 foi lançado no mercado brasileiro em 2017 e logo ganhou a fama de veículo que fugia um pouco do status quo da categoria e carregava recursos presentes em carros de maior porte - e mais caros. O que ele trouxe à época? Controles de tração e estabilidade e assistente de partida em rampa, por exemplo. No entanto, nosso teste, evidente, foca no modelo ano 2021.
O carro da marca chinesa passou por algumas alterações estéticas. Destaque para o para-choques dianteiro com vincos mais perceptíveis. O JAC T40 Plus também ganhou faróis acompanhados da tecnologia DRL em LED e nova grade, maior e com detalhes em black piano e frisos cromados.
Já na traseira, o JAC T40 Plus tem lanternas com nova disposição interna das luzes. As setas e luzes de ré, por exemplo, ficaram mais estreitas enquanto a superfície reflexiva teve as proporções aumentadas. Para fechar, o para-choque tem visual mais ordinário, com menos cromados. As rodas, vale destacar, têm desenho novo e são de 17’’.
O T40 Plus é uma boa opção para o consumidor que anseia por um utilitário esportivo e tem R$ 90.990 no bolso. O preço é um bom chamariz, principalmente se levarmos em conta o pacote de itens de segurança e conforto e o compararmos com os concorrentes dentro desta seara de hatches que, no meio do caminho, decidiram virar um SUV.

Dimensões e espaço interno

O porta-malas é bom para um veículo compacto como o JAC T40 Plus. São 450 litros de capacidade, o suficiente para aquelas malas que a família carrega na viagem de fim de ano para o interior. Único porém é o degrau no vão do bagageiro, que, se não chega a prejudicar consideravelmente a arrumação das bolsas, é um incômodo.
O JAC T40 Plus mede 4,14 m de comprimento, 1,57 m de altura, 1,75 m de largura e 2,49 m de entre-eixos. A altura livre do solo é de 18 cm. Trata-se, como já comentamos, de um SUV compacto, que mais prefere o shopping do domingo e o afago familiar.
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Apesar de ser um compacto, o modelo da marca chinesa oferece conforto para condutor e ocupantes. No banco traseiro, há ligeiro espaço para pernas de todos os passageiros. Além disso, quem vai sentado na posição do meio tem ainda à disposição cinto de três pontos e encosto de cabeça. Para completar, o túnel central é baixo e quase não atrapalha.
Existem, contudo, alguns problemas. Não há entrada USB e tampouco saída de ar-condicionado para os ocupantes do banco de trás. Como o T40 Plus tem teto solar, o caimento prejudica os mais altos, que acabam, tal qual bons metaleiros, batendo cabeça legal.

“Atendendo a pedidos”

Uma coisa que a JAC sabe fazer muito bem é ouvir o pleito do consumidor. Atendendo a pedidos, o fabricante passou a vender o T40 com o supracitado teto solar com acionamento elétrico e central multimídia com tela maior, de 10’’, e sensível ao toque. Ela tem conectividade com Android Auto e Apple CarPlay.
Já o acabamento, que era alvo de reclamação por parte dos clientes, melhorou. O painel é agradável ao toque e tem a presença de couro, que também reveste os bancos e o volante. As costuras dão ainda certa elegância ao habitáculo.

Dinâmica do JAC T40 Plus 2021

O JAC T40 tem motor 1.6 quatro cilindros, apenas a gasolina, de 138 cv e 17,1 kgf.m. Sua transmissão é automática do tipo CVT que simula até seis marchas. O consumo, a depender do "peso do pé" do condutor, pode ser de até 13 km/l na estrada e 12 km/l na cidade. Bons números, que são uma “cortesia” do sistema start-stop. A velocidade máxima do SUV é de 190 km/h. O 0 a 100 km/h é feito em 11,1 segundos.
O casamento entre propulsor e câmbio, infelizmente, deixa a desejar. Mesmo se comparado a outros veículos com câmbio CVT, o desempenho não é dos mais empolgantes. As arrancadas são muito lentas. O motor, coitado, parece trabalhar em um Gulag. Ele urra quase que o tempo todo e sempre demora muito a subir de giro.

Para piorar, até mesmo em baixas rotações o desempenho não é satisfatório. Isso porque os gloriosos 138 cv e 17,1 kgf.m que comentamos lá em cima são apenas entregues na casa de 6.000 rpm e 4.000 rpm, respectivamente. Aí não tem jeito. Para maior dinamismo, o motorista tem que pisar com muita vontade no pedal do acelerador.
A direção elétrica também não é lá das melhores. É indireta demais e não tem tanta progressividade. Isso faz com que, mesmo em alta velocidade, seja leve em excesso e não transmita confiança para o condutor.

Itens de segurança

O T40 Plus tem travamento automático das portas a 15 km/h, aviso sonoro de cinto de segurança, freios a disco nas quatro rodas ventilados na dianteira, ABS, EBD, assistente para frenagens de pânico, controles de tração e estabilidade, seis airbags, assistente de partida em rampa, monitoramento da pressão dos pneus, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro e luzes de conversão estática.
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Pós-venda do JAC T40 Plus 2021

A JAC tem esquema de revisão do T40 Plus a cada 10.000 km. A revisão de 3.000 km, por sua vez, é grátis. Dê uma olhada nos valores sugeridos das manutenções do SUV:
10.000 km: 4x R$ 142,00
20.000 km: 4x R$ 175,00
30.000 km: 4x R$ 175,00
40.000 km: 4x R$ 340,00
50.000 km: 4x R$ 142,00
60.000 km: 4x R$ 263,00
No seguro, pela simulação no AutoCompara, a menor cotação para o JAC T40 Plus 2021 ficou em R$ 5.293,09, com franquia de R$ 6.570,79. O perfil é masculino, 35 anos e morador da Zona Sul da cidade de São Paulo.

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