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Jaguar F-Pace SVR: SUV, mas com alma de esportivo

Com um motor V8 de 550 cv que ronca de maneira insana, o modelo da marca britânica é prazer ao dirigir em dose pura

por Evandro Enoshita

Me considero um motorista muito tranquilo. Daqueles que receberam pouquíssimas multas de trânsito em quase 20 anos de CNH. Mas alguns carros são capazes de mexer completamente com o nosso comportamento ao volante. Este é o caso do Jaguar F-Pace SVR.
Abri a porta do SUV e, automaticamente, é como se aquele diabinho que está no nosso ombro passasse a falar mais alto. Nem olhei para o lado e quase botei o motor V8 de 550 cv para exibir o seu ronco grave no mesmo momento em que uma mãe passava próximo ao Jaguar com o seu bebê dormindo no colo.

Mas graças a um "insight" de consciência - e o medo de arranjar confusão com uma vizinha -, evitei o que seria um desastre. Amplificado pela acústica peculiar das garagens de prédios.

O ronco impressionante, no entanto, não é a única característica do F-Pace SVR que chama a atenção. Confira nas próximas linhas as minhas impressões sobre o SUV esportivo da Jaguar.

O Jaguar F-Pace SVR

Por fora

Revelado em 2015, o modelo foi o primeiro SUV lançado pela marca britânica. Mas tem um visual com bastante personalidade, com linhas que remetem aos tradicionais sedãs, cupês e conversíveis da marca. Tanto que é difícil de imaginar que o F-Pace compartilha a mesma plataforma com o Range Rover Velar.
Nessa versão SVR - sigla do braço esportivo da Jaguar -, o SUV fica ainda mais arrojado com um pacote visual exclusivo, com novos para-choques, entradas de ar nos para-lamas, saídas quádruplas de escape e rodas de 21 polegadas (com a opção de peças de 22 polegadas).
Além da carroceria de belas linhas - que fica ainda mais atraente com a pintura metálica Azul Ultra do carro das fotos -, o F-Pace tem um porte avantajado. São 4,76 m de comprimento, 1,94 m de largura, 1,67 m de altura e 2,87 m de entre-eixos.
Para comparar, o Jaguar é pouca coisa mais comprido que os SUVs Volkswagen Tiguan Allspace e Volvo XC60. Mas é mais largo e tem entre-eixos mais longo.

Por dentro

A reestilização, que chegou ao mercado brasileiro em 2021, resultou em leves alterações na carroceria e mudanças profundas no interior, que ganhou central multimídia Pivi Pro com tela de 11,4 polegadas e os comandos de climatização com botões sensíveis ao toque.
Apesar da agressividade externa, o interior é mais sóbrio do que em muitos modelos esportivados menos nobres que este Jaguar. Sobram materiais macios ao toque e elementos em alumínio.

Os bancos, com desenho esportivo e apoio de cabeça integrado, têm forração em couro e Alcantara. Já os bancos dianteiros têm ainda ajustes elétricos, memória de posição, aquecimento e ventilação.
Falando em equipamentos de série, o F-Pace SVR também tem sistema de som premium Meridian, ar-condicionado automático de duas zonas, head-up display, faróis de LED, frenagem autônoma, volante aquecido, chave presencial e tampa do porta-malas motorizada.

Mas não é só isso. A lista inclui ainda controle de cruzeiro adaptativo, assistente de pontos cegos e tráfego cruzado na traseira, painel digital configurável, carregador de celular por indução e escapamento com sonoridade variável.
A lista de opcionais exibe iluminação da cabine com 30 opções de cores, além de acessórios estéticos e itens mais úteis, como o para-brisa térmico, o sistema de estacionamento autônomo e o Jaguar Drive Control, que ajusta automaticamente as configurações do motor e dos freios para as condições climáticas.

Acelerando o F-Pace SVR

Mas voltando à cena da mãe com o bebê: depois de esperar longos instantes - que pareceram uma eternidade - para despertar o coração do Jaguar, não consegui segurar o desejo de dar algumas aceleradas com o carro parado para curtir o som dos oito cilindros.
Esse é um carro que, desde a partida, te instiga a pisar fundo no acelerador. O F-Pace até tem opções de modos de condução mais voltados para priorizar o conforto e até a redução do consumo de combustível. E com o eficiente câmbio automático de oito marchas, dá para dirigir o SUV de pé leve, como se fosse um confortável carro de família.

Mas o SVR não vê a hora de liberar o seu comportamento nervoso. O 5.0 V8 a gasolina é um motor à moda antiga. Sem auxílio de um propulsão elétrico, aposta na sobrealimentação por um compressor volumétrico para desenvolver 550 cv e 71,4 kgf.m de torque.
O suficiente para permitir que o SUV acelere de zero a 100 km/h em 4 segundos e atinja a velocidade máxima de 286 km/h. Traduzidos para o mundo das sensações, esses números se transformam em acelerações brutais e fazem o corpo grudar no banco.
Como aquelas que vemos silenciosamente em carros elétricos de alto desempenho, como o BYD Han e o Porsche Taycan. Mas que no Jaguar é acompanhada do maravilhoso urro de um dos motores V8 com o ronco mais bonito da atualidade. Vou deixar até um vídeo abaixo pra dar uma amostra do que eu estou falando.

É claro que, nas curvas, a física nos faz lembrar que estamos à bordo de um SUV de mais de 2,5 toneladas. Ele é menos grudado no chão que um cupê esportivo. Mas está (muito, mas muito) longe de fazer feio.
O SVR realmente é um carro muito agradável para dirigir de pé embaixo. Esse apetite todo por asfalto se reflete no consumo de combustível. De acordo com os números oficiais do Inmetro, o F-Pace SVR registra médias de 5,6 km/l (cidade) e 8,4 km/l (estrada). Mas quem está ligando para isso quando está de pé embaixo, não é mesmo?

Toda essa empolgação na hora de dirigir quase faz com que eu me esqueça que é preciso testar também as funcionalidades da máquina. E neste ponto o F-Pace também agrada bastante.
A central multimídia tem um layout bacana e é fácil de operar, assim como os botões do sistema de climatização. Não é necessário muito tempo de adaptação para se sentir familiarizado com o modelo.
O mesmo vale para o painel digital, que permite exibir os instrumentos convencionais ou o mapa do navegador GPS. Vale lembra que as informações básicas de condução são espelhadas também na tela do head-up display.

Mercado

O Jaguar F-Pace SVR é uma máquina de R$ 841,2 mil. Preço que coloca o SUV esportivo da Jaguar bem acima de concorrentes do mesmo porte, como o Porsche Macan GTS (R$ 669 mil e 440 cv) e o híbrido Audi Q5 Performance Black 55 TFSI e S tronic (R$ 502.990 e 367 cv).
Apesar disso, essa versão SVR do F-Pace é uma escolha 100% voltada para a emoção e certamente os apaixonados vão desembolsar os mais de R$ 840 mil sem medo de serem felizes.
Por sorte (para a Jaguar) o consumidor mais "pé no chão" pode optar pela versão R-Dynamic SE nas motorizações híbrida plug-in e híbrida leve, que custam na faixa de R$ 600 mil e são bem mais eficientes. E racionais...
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