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Nissan Kicks XPlay: ideal para quem quer ser visto

Série limitada a 1.000 unidades do SUV apela para o design para seduzir. Até consegue, mas fica faltando algum tempero


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Sempre achei o Nissan Kicks um SUV boa praça. Interessante para quem não deixa as emoções tomarem conta na hora de fechar negócio. Seu design não causa controvérsia e é avesso a qualquer polêmica. O mesmo vale para as linhas do interior. Mas quando se trata da série limitada XPlay 2024 (R$ 140.490), que a Webmotors testou em primeira mão, as coisas mudam um pouco. E isso, na minha opinião, é muito bom!

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    O Nissan Kicks XPlay é uma série limitada a 1.000 unidades para o Brasil
    Crédito: Ricardo Rollo/Webmotors
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    Nissan Kicks XPlay

    Design é o ponto alto do Nissan Kicks XPlay

    Seria uma completa enrolação não começar falando do design do Kicks XPlay. O visual é o principal diferencial dessa série limitada a 1.000 unidades, e que chega à terceira edição – em 2021 e em 2022, o SUV também ganhou uma opção XPlay numerada.

    Mas, ao contrário das outras duas, que apelavam para cores mais claras – a primeira foi branca com teto vermelho e a segunda, cinza com teto vermelho –, a Nissan dessa vez investiu no preto com teto vermelho. E acertou! Sem dúvidas, o Kicks XPlay 2024 é mais bonito que os anteriores.

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    A versão 2024 do XPlay usa cor preta na carroceria para contrastar com os detalhes em vermelho
    Crédito: Ricardo Rollo/Webmotors
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    O XPlay não passa despercebido. Pelo contrário. Chama a atenção dos olhares mais atentos e de quem admira algo diferente do básico. E não estou falando que arrancou elogios de 100% das pessoas. Teve gente que usou as expressões “um pouco exagerado” e “não gostei”. Mas a maioria fez comentários positivos.

    Eu, particularmente, gosto de carros que abusam da cor preta. E no Kicks caiu muito bem. Além de toda a carroceria, as rodas de liga leve de 16 polegadas também são pretas. O vermelho aparece bem no teto, nas capas dos espelhos retrovisores externos e em detalhes pontuais, como no rodapé das portas e em um friso discreto na parte inferior.

    O recurso mais ousado é o spoiler traseiro, posicionado acima do vidro e da tampa do porta-malas. Garante um visual mais robusto e esportivo, mas que nos SUVs nem sempre casa bem. No XPlay, devo admitir que ficou ok.

    Vale lembrar ainda que o símbolo alusivo à configuração “XPlay” está na coluna "C". Ah! O “XPlay” aparece "tatuado" na soleira das portas dianteiras e acima da placa na tampa do porta-malas.

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    O interior com detalhes em vermelho, assim como o exterior, chama a atenção - mas sem exageros
    Crédito: Ricardo Rollo/Webmotors
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    Como é o interior do Nissan Kicks XPlay?

    A Nissan, nitidamente, preferiu investir no básico da esportividade para não pecar pelo exagero – nunca esqueço da fita vermelha no cinto de segurança do Renault Sandero GT-Line (pesado demais para a proposta do carro, convenhamos).

    O volante multifuncional tem detalhe em vermelho na base, e as saídas de ar também trazem contornos em vermelho. Os confortáveis bancos são revestidos em material sintético e exibem, nos encostos, a inscrição “XPlay”. Costuras vermelhas também estão presentes, e o teto tem revestimento claro.

    Vamos lá: algumas coisas poderiam sugerir mais esportividade. Aproveitando o final do parágrafo anterior, o teto poderia ser revestido em preto. Os bancos poderiam entregar uma esportividade maior, com encosto de cabeça em uma peça só com o restante do assento e com abas laterais maiores. O volante poderia ter uma empunhadura diferente – com paddle shifts seria perfeito! E o painel de instrumentos poderia ter, na parte digital, elementos na cor vermelha.

    Como anda o Nissan Kicks XPLay?

    Comportamento esportivo é algo que o Nissan Kicks XPlay não entrega – mas também não promete, é preciso reconhecer. Aliás, nenhum Kicks promete esportividade. É um SUV com outras prioridades. E tudo bem.

    Ainda no estacionamento da Webmotors, ao bater no botão para ligar o motor 1.6 16V flex de quatro cilindros aspirado, nada de ronco fora do normal, mas sim o tradicional silêncio.

    Com ajustes de altura e profundidade da coluna de direção, e de altura do banco, rapidamente encontro a melhor posição ao volante. E a posição é a de um SUV: alta. O que tem seu lado positivo, que é ter uma visão mais ampla do que acontece na frente e nas laterais, graças aos espelhos retrovisores externos grandes (sem exageros).

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    O Kicks Xplay tem bancos revestidos com material sintético
    Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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    O SUV da Nissan exibe bom espaço interno para os passageiros do banco traseiro
    Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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    Câmbio no “Drive” e... mais do mesmo. Ou seja, mais conforto e comodidade do que desempenho instigante– algo que o Kicks entrega a todos os seus proprietários, não importa a versão.

    Os 15,3 kgf.m de torque quando abastecido com etanol (15,2 kgf.m com gasolina) são apenas suficientes para o XPlay, que pesa 1.136 kg. Não é pouco, e o torque também não é alto, convenhamos. A potência é de 113 cv (etanol) e 110 cv (gasolina) – números bem modestos, também.

    E quando acoplado ao câmbio automático CVT que simula seis marchas, o Kicks XPlay acaba sendo um carro bem normal no dia a dia.

    A capacidade do porta-malas do Kicks é satisfatória: 432 litros
    Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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    Se a intenção com o visual mais arrojado é ser algo especial e diferente – missão que cumpre para os olhos –, com esse conjunto mecânico o XPlay não passa de um SUV comum, que não desperta nenhuma sensação fora do normal.

    Um conjunto de motor e câmbio mais apimentado seria interessante? Sim, definitivamente. A Nissan tem isso? Não aqui no Brasil! Mas a marca poderia ter trabalhado algumas sensações para tornar o XPlay mais divertido: um ronco diferente, mesmo que artificialmente; ou um ajuste de suspensão mais firme (talvez um pouco mais baixo que os demais Kicks); ou mesmo um pneu de perfil mais fino. Até modos de condução. Enfim, detalhes que podem ser pensados para o XPlay 2025, de repente.

    A central multimídia tem tela de oito polegadas sensível ao toque
    Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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    O Nissan KIcks XPlay é espaçoso?

    Algo que aprendi nos meus anos avaliando carros (não vou falar aqui para não entregar a idade, mas o primeiro carro que testei foi um Nissan Sentra – aquele da propaganda “não tem cara de tiozão”...rs) é que ser grande não significa ser espaçoso. E espaço varia de pessoa para pessoa, de necessidade para necessidade.

    Neste aspecto, o Kicks sempre me agrada. O carro tem boas medidas. Pode não ser o melhor, mas é muito bom em tudo. Com 4,31 m de comprimento, sendo 2,61 m de distância entre os eixos, o Nissan tem um bom espaço interno para levar uma família. A largura é de 1,76 m e altura de 1,59 m.

    Ponto positivo não apenas para os 432 litros de capacidade do porta-malas, mas também pela disposição do compartimento, que facilita encaixar malas grandes e pequenas. Acomodar as compras da semana passa a sensação de que gastei muito para comprar quase nada, de tanto espaço que sobra.

    A dianteira invocada é um dos pontos fortes do Nissan Kicks XPlay
    Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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    O Nissan Kicks XPlay 2024 é a terceira edição da série especial do SUV
    Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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    O Nissan Kicks XPlay é bem equipado?

    Vamos direto ao diferencial: em relação à opção Advance CVT com Pack Plus, o XPlay traz o carregador por indução de smartphone (celular).

    A lista de equipamentos de série tem:

    • Acendimento automático dos faróis
    • Ar-condicionado
    • Carregador de celular sem fio (Wireless Charger)
    • Controlador de velocidade (piloto automático)
    • Direção elétrica
    • Painel de instrumentos multifuncional em HD de 7 polegadas
    • Espelho retrovisor eletrocrômico
    • Tomada 12 Volts
    • Vidros dianteiros e traseiros elétricos com sistema "one touch" e antiesmagamento
    • Airbags duplos frontais, laterais e de cortina
    • Câmera traseira de estacionamento
    • Controles de tração e estabilidade
    • Luzes de condução diurna (DRL)
    • Sensor de estacionamento traseiro
    • Assistente de partida em rampa
    • Sistema de monitoramento da pressão dos pneus (TPMS)
    • Multimídia com tela de 8 polegadas sensível ao toque
    • Conexão com Android Auto e Apple CarPlay, com necessidade de cabo
    • E é exatamente esse último ponto que mais me incomoda, e mostra que o Kicks precisa evoluir. Hoje, a conexão da maioria de seus concorrentes com a multimídia não necessita de cabo, tornando a conexão extremamente rápida e simples após o primeiro pareamento. O Renault Kwid precisa de cabo. O Kicks não deveria precisar.

      Outros recursos de comodidade poderiam diferenciar o XPlay: alerta de veículo no ponto cego, alerta de colisão frontal, alerta de tráfego traseiro ou mesmo assistente de permanência em faixa. Nem precisaria ter todos, mas alguns poderiam estar presentes no XPlay, tornando-o mais interessante.

      Quais as garantias e os custos do Nissan Kicks XPlay?

      Como mencionei logo no primeiro parágrafo, o Nissan Kicks XPlay parte de R$ 140.490. A manutenção periódica acontece a cada 10.000 km rodados ou 12 meses (o que acontecer primeiro), assim como acontece com as demais versões do SUV. Inclusive os preços também são os mesmos.

      Vale comprar o Nissan Kicks XPlay?

      O Nissan Kicks é um bom carro. Não tem erro. Mas falta tempero. Na opção XPlay, o diferencial está no design, que realmente chama a atenção – e na minha opinião cumpre a missão de ser atraente. Por isso, para quem gosta de visual mais do que de qualquer coisa, é uma escolha certeira. No entanto, fique sabendo que, em performance, essa versão é exatamente igual às demais - ou seja, não empolga.

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