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Logan CVT: vale pagar mais de R$ 70 mil pelo sedã?

Aceleramos a versão mais cara do sedã compacto, que ganhou câmbio automático CVT, mas não mudou de desenho lá atrás

    • Desempenho
    • Desempenho
    • 16,0/4000 kgfm/rpm
    • Consumo Gasolina
    • Consumo Gasolina
    • Cidade: 8,8 km/litro
      Estrada: 9,5 km/litro
    • Consumo Álcool
    • Consumo Álcool
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Porta Malas
    • Porta Malas
    • 510 litros
    • Câmbio
    • Câmbio
    • N/A
9

Overview

Sedã ganhou leve reestilização visual e novo padrão de acabamento após remodelação recebida em meados de 2019, além de nova nomenclatura de versões.


  • + Espaço interno
  • + Porta-malas
  • + Manutenção barata
  • - Preço
  • - Acabamento
 
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Quando a Renault convidou o WM1 para o lançamento da linha 2020 da dupla Sandero/Logan, criou-se muita expectativa sobre o novo desenho da traseira dos modelos. Hatch e sedã foram atualizados de acordo com o face-lift recebido pelos veículos na Europa, onde são vendidos com a insígnia da Dacia - a marca romena da Renault, responsável pelo nascimento da dupla na década passada. Dito isso, foi uma surpresa ver que o Logan não mudou o desenho de trás.

Nesse momento, vamos voltar para 2004, ano em que a Dacia apresentava seu primeiro compacto... O Logan! Isso mesmo, o sedã surgiu antes do Sandero, que apareceu pela primeira vez no Salão de Frankfurt de 2007, ou seja, três anos depois. Se você achava que o Logan era o sedã do Sandero, pode mudar de versão - na verdade, o Sandero que é o hatch do Logan.

Mas, afinal, por que o Logan não mudou?

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A Renault não tem um posicionamento oficial e, questionada, preferiu não comentar a respeito. WM1 acredita que a estratégia está relacionada diretamente ao custo - o Sandero vende muito bem e faria valer o investimento na reestilização, já o Logan não tem números de emplacamentos tão expressivos assim...

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Isso quer dizer que o Logan 2020 é igual ao 2019? É aqui, a partir de agora, que começa nossa avaliação. E a resposta para essa pergunta é não. Mudou a frente, trocou de câmbio, recebeu novos equipamentos e ainda ganhou uma nova versão. Na prática, a Renault deu uma bela reformada no modelo, que agora custa de R$ 50.490 (1.0 MT) a R$ 71.090 (1.6 CVT). É justamente essa versão mais cara sobre a qual vamos falar.

Como é o icônico Iconic CVT

Bancos de couro, sensor crepuscular (que liga e desliga os faróis de modo automático de acordo com a luminosidade ambiente) e sensor de chuva são os itens que diferenciam o Logan Iconic do Intense, de R$ 68.990. Vale os pouco mais de R$ 2 mil de diferença?

Vamos ser práticos: é complicado pagar mais de R$ 70 mil em um sedã compacto, mas que carro hoje em dia custa pouco? Ok, o Logan não recebeu tecnologias que possam colocá-lo no patamar de modelos como Volkswagen Virtus, Fiat Cronos, Toyota Yaris Sedan, Honda City e o futuro Chevrolet Onix Sedan, mas no andar de baixo, onde estão as versões intermediárias destes modelos citados, o Logan se apresenta com sua configuração topo de linha.

Lista de itens de série completinha, ótimo espaço para cinco passageiros e porta-malas de 510 litros jogam a favor. Por dentro, entrando no tema conectividade, a central multimídia MediaNav segue sendo uma das referências no segmento: fácil de manusear e com programação bastante intuitiva.

Dinamicamente, o carro segue bom de dirigir, embora a direção seja muito dura - culpa de um conjunto eletro-hidráulico, algo cada vez mais incomum em uma categoria onde o sistema de direção elétrica está cada vez mais presente.

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Mais alto: Logan cresce 0,5 cm na versão Iconic devido ao câmbio CVT
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Repare também que o Logan está mais alto. Não, nada de mudança estratégica: a altura se deve à adaptação do carro ao câmbio CVT, que não coube no duto original - portanto, as versões do Logan com caixa manual seguem iguais. Segundo a Renault, a diferença do Iconic para as outras é de 0,5 cm.

Mas as mudanças no câmbio foram positivas. O CVT dá conta do recado e assume com excelência o lugar da cansada caixa automatizada Easy'R, espantando de vez os soluços da transmissão antiga.

CVT significa melhor consumo de combustível? Isso vai sempre depender do peso do seu pé. O meu, mais pesado, não levou o Logan a apresentar números tão bons, considerando que também carrego mais pessoas a bordo e rodo com o ar-condicionado ligado: quase 8 km/litro com etanol em ciclo misto (cidade e estrada). Com gasolina e um pé mais leve, dá para chegar nos 13 km/l e 14 km/l anunciados pelo Inmetro. Outra mudança que vale o registro está nos novos faróis dianteiros, que agora têm DRL de LED, dando um aspecto mais sofisticado ao carro.

Em resumo: o Logan continua com a direção dura, mas ficou melhor com o novo câmbio e ainda oferece boa proposta a quem precisa de espaço e bom porta-malas. E embora não tenha o mesmo nível de tecnologia que os principais rivais, ele aposta no bom preço e no conjunto "raiz" para seguir conquistando clientes. Uma pena não ter ganhado um novo visual na traseira... Portanto, a resposta para a pergunta do título da reportagem é sim.

Ancora: Conclusão Score

Ficha Técnica

RENAULT - LOGAN - 2021
1.6 16V SCE FLEX ICONIC X-TRONIC
R$ 83790

Motor / Desempenho / Consumo +

  • Cilindrada (litros)
  • 1.6
  • Cilindrada cm³
  • 1597
  • Disposição dos cilindros
  • Linha
  • Número de cilindros
  • 4
  • Taxa de compressão
  • 10,7:1
  • Número de válvulas por cilindro
  • 4
  • Número de válvulas (comercial)
  • 16V
  • Comando de Válvulas
  • DOHC
  • Comando de válvulas variável
  • Sim
  • Combustível secundário
  • Gasolina
  • Alimentação
  • Aspirado
  • Nomenclatura do motor (comercial)
  • SCe
  • Potência (cv/rpm)
  • 118/5500
  • Torque (kgfm/rpm)
  • 16,0/4000
  • Potência secundária (cv/rpm)
  • 115/5500
  • Torque secundário (kgfm/rpm)
  • 16/4000
  • Velocidade máxima (km/hora)
  • 180
  • Aceleração 0-100 km/h (segundos)
  • 9,9
  • Consumo cidade (km/litro) - Combustível 1
  • 8,8
  • Consumo estrada (km/litro) - Combustível 1
  • 9,5
  • Consumo cidade (km/litro) - Combustível 2
  • 13,0
  • Consumo estrada (km/litro) - Combustível 2
  • 13,8

Transmissão +

  • Transmissão
  • CVT
  • Localização do câmbio
  • Assoalho
  • Tração
  • Dianteira

Freios / Suspensão / Direção +

  • Freios dianteiros
  • Disco ventilado
  • Freios traseiros
  • Tambor
  • Freio de estacionamento
  • Manual
  • Suspensão - Dianteira
  • McPherson
  • Suspensão - Molas dianteiras
  • Helicoidal
  • Suspensão - Traseira
  • Eixo de torção
  • Suspensão - Molas traseiras
  • Helicoidal
  • Direção - Assistência
  • Eletro-hidráulica
  • Direção - Ajustes
  • Altura

Dimensões e Capacidades +

  • Comprimento (mm)
  • 4349
  • Largura (mm)
  • 1733
  • Altura (mm)
  • 1529
  • Entre-eixos (mm)
  • 2635
  • Capacidade tanque de combustível (litros)
  • 50
  • Capacidade do porta-malas (litros)
  • 510
  • Peso líquido em ordem de marcha (kg)
  • 1028
  • Carga útil (kg)
  • 447

Tecnologia / Conectividade +

  • Sistema de áudio - Tipo
  • Multifunções
  • Sistema de áudio - Nomenclatura (comercial)
  • MEDIA EVOLUTION
  • Bluetooth
  • Conexão com celular
  • Tela de entretenimento - Sensível ao toque
  • Sim
  • Tela de entretenimento - Espelhamento com smartphone
  • Apple CarPlay + Google Android Auto
  • Tela de entretenimento - Navegação (GPS)
  • Via espelhamento (smartphone)
  • Controle de áudio
  • No volante

Rodas e Pneus +

  • Tipo de roda - Tipo de roda
  • Liga leve
  • Tipo de roda - Design/cor
  • Diamantada
  • Dianteira - Aro (pol.)
  • 16
  • Traseira - Aro (pol.)
  • 16
  • Estepe
  • Convencional
  • No Bolso9.0
  • Tecnologia9.2
  • Vida a bordo9.1
  • Desempenho8.2
  • Opinião do repórter8.7
  • + Espaço interno
  • + Porta-malas
  • + Manutenção barata
  • - Preço
  • - Acabamento
 
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