Mercedes-Benz CLA 250

Mercedes-Benz CLA 250: seguro, moderno e estiloso

Rodamos com a única versão do sedã-cupê oferecida no Brasil, a 250, que custa R$ 310.900 e tem motor 2.0 turbo de 224 cv

    • Desempenho
    • Desempenho
    • 35,7/1200 kgfm/rpm
    • Consumo Gasolina
    • Consumo Gasolina
    • Cidade: 10 km/litro
      Estrada: 13,5 km/litro
    • Consumo Álcool
    • Consumo Álcool
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Porta Malas
    • Porta Malas
    • 470 litros
    • Câmbio
    • Câmbio
    • N/A
9.3

Overview

Rodamos com a versão acupezada da linha de compactos da Mercedes-Benz, que pede R$ 310.900 para oferecer muito luxo, esportividade e estilo de sobra


  • + Estilo exclusivo
  • + Acabamento
  • + Conectividade
  • + Tecnologia a bordo
  • - Preço
  • - Falta de um ACC
 
  • 4.4 Estrela icone
  • 4.4 de 5 estrelas
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Eu estive no lançamento mundial do CLA, em 2013. Andei com o carro a convite da Mercedes-Benz em uma prévia que a marca fez, naquela época, pelos arredores de Hannover (Alemanha), embora a produção dele aconteça em Kecskemét (Hungria).

De lá para cá o carro mudou de geração e só recebeu evoluções em termos de tecnologia, segurança e equipamentos. E hoje nosso teste é com a única versão que a marca (ainda?) traz ao Brasil, a 250, de R$ 310.900, mas que custava R$ 220 mil no começo deste ano. Vamos mostrar tudo que esse sedã-cupê compacto de desenho estiloso e pegada esportiva pode oferecer.

O CLA é a versão cupê da linha A de carros da Mercedes, que há alguns anos classifica a categoria de compactos pela letra A. Existe a versão com carroceria hatchback, desde 2013, e desde 2019 também há oferta uma configuração sedã, além de uma versão SUV, chamada GLA. Mas aí é outra história...

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Portanto, o CLA está para a linha A assim como o CLS está para a linha S, que também tem sedã e perua. "CL" representa a variante cupê de quatro portas. Só não existe ainda um CLE, mas alguns sites gringos garantem que esse modelo já está em desenvolvimento.

Ou seja, isso significa que quem compra o CLA opta pelo estilo "acupezado" justamente pela proposta visual, já que em termos de oferta ele traz features que são muito próximos aos de um Classe A Sedan. Mas, aqui entre nós: tem que ser muito, mas muito fã de Mercedes para levar um compacto desse preço e não partir para um sedã médio, né? Um novo Classe C, por exemplo, parte de R$ 363.900.

Aliás, aqui vale dizer que o porta-malas do CLA 250 tem 460 litros, contra 430 litros do A Sedan. Só que as diferenças não são apenas essas, como você verá a seguir.

Design do CLA

O desenho é lindo. O carro chama muita atenção, pela esportividade no design e pelo porte de carro premium, baixinho e imponente - são 4,69 m de comprimento, 1,83 de largura, 1,44 m de altura e 2,73 m de entre-eixos. Mas além disso, ele é premium. Na frente, tem faróis full-LED e um formato bem bicudo, já tradicional em carros com essa silhueta.

De perfil, sem dúvida, o maior destaque são as rodas de 18 polegadas diamantadas e com desenho estrelado, que reforçam o apetite visual do carro por velocidade.

Já na traseira, lanternas também de LED e caimento de teto com mais personalidade. Uma pena o consumidor brasileiro não curtir as peruas, né? Lá fora o CLA tem uma versão shooting brake que é maravilhosa!

Fora do Brasil existe uma Mercedes-Benz CLA Shooting Brake... que é um arraso, não acham?
Crédito: NewsPress/Divulgação
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Por dentro

O painel do CLA 250 encanta logo de cara, não só pelo nível do acabamento, mas pelo visual futurista que apresenta, começando justamente pela super tela do sistema MBUX da Mercedes-Benz, que une o quadro de instrumentos à central multimídia.

O comando é muito fácil: você controla a tela da esquerda, o cluster, pelos botões ao lado esquerdo do volante; e a tela da direita, a central multimídia, pelos que estão do lado direito. Mas vale lembrar também que a tela da direita é tátil e que você pode usar o touchpad do console para os comandos.

Fora isso, ele tem tudo que um carro desse valor precisa ter. Ar-condicionado com duas zonas de resfriamento; botão de partida; sensores crepuscular e de chuva; sistema start-stop; luz ambiente em LED configurável e freio de estacionamento eletrônico são alguns dos itens de série, assim como o teto solar.

Painel futurista, arrojado e bem acabado é um dos maiores destaques do carro
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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Sem dúvida a única coisa que exige um tempo para se acostumar é a chave do câmbio, que fica onde normalmente os fabricantes posicionam os limpadores do para-brisas, como em carros antigos. Com isso, os comandos desses limpadores vão para o outro lado, onde é a chave de seta.

Um charme à parte são as saídas de ar que parecem turbinas. Tudo caprichado e bem feito. Mas e o banco de trás?

Espaço traseiro

Atrás o espaço é bom para dois adultos graças ao bom entre-eixos de 2,73 m, maior até mesmo que o de um Toyota Corolla, sedã médio que tem 2,70 m. Mas três pessoas já vão com aperto, porque o túnel central é bem alto e porque a Mercedes priorizou o porta-malas no CLA.

Ainda assim, quem for lá atrás tem como mimo somente uma única entrada do tipo USB-C, luzes de cortesia no teto e um descansa-braços central, que tem dois porta-copos. Senti falta de uma saída de ar traseira.

Bora dar um rolê

Entro, posiciono o banco, ajusto a posição do volante, coloco o câmbio em D e acelero. Quando faço isso, o carro arranca com muita força e impressiona.

Quem move o modelo é um motor 2.0 turbo de quatro cilindros em linha com injeção direta, capaz de render 224 cv e 35,7 kgfm de torque - que aparecem logo às 1.800 rpm. E acoplado a esse motor está uma excelente caixa automatizada de dupla embreagem e sete marchas, a conhecida DCT.

Amigos, que carro gostoso de guiar! Com trocas muito rápidas e suspensão independente nos dois eixos, ele faz curvas como gente grande e freia como esportivo, mesmo sendo um compacto de proposta familiar.

Segundo a Mercedes, ele arranca de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos e chega à máxima de 250 km/h. E, por conta disso, outro grande aliado nesse sentido é o baixo peso do carro, de apenas 1.490 quilos, o que também influencia diretamente no consumo.

Olhando para o painel, registramos a média de 10,4 km/l, lembrando que o CLA só bebe gasolina. Mas se você está atrás de um carro dessa categoria e o considera, anote os dados oficiais: 9,5 km/l na cidade e 13,3 km/l na estrada. Interessante, né?

Outra coisa muito legal que percebo rodando com o carro é a conectividade com a central MBUX - que une duas telas de 10,25 polegadas para totalizar 20,5 polegadas de área visual - e que oferece opções inteligentes de navegação, conexão via Android Auto e Apple CarPlay e comandos de voz.

Além disso, gostei muito da possibilidade de escolher o modo de condução e do nível de segurança que essa tocada oferece, já que ele vem com sistema de frenagem de emergência, alerta de ponto cego e sete airbags.

Só senti falta de um carregador de celular sem fio e de outros sistemas de auxílio à condução, como um corretor automático de permanência na faixa (o painel só "avisa", não corrige) do tão aclamado ACC.

Sedã-cupê é rápido: ele arranca de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos e chega à máxima de 250 km/h
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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Conclusão

Turma, seguinte: o CLA é esperto, luxuoso, moderno seguro e estiloso, embora caro. Se você é "fãboy" de Mercedes e procura por um, vá sem medo.

Agora, se você gosta de pesquisar antes de tomar a decisão, vale dar uma olhada também em outros modelos dessa faixa de preço. Dito isso, uma coisa é certa: nessa "nível" de automóvel zero-quilômetro, nenhum carro vai te aborrecer.

Ancora: Conclusão Score

Ficha Técnica

MERCEDES-BENZ - CLA 250 - 2022
2.0 CGI GASOLINA 7G-DCT
R$ 343900

Motor / Desempenho / Consumo +

  • Cilindrada (litros)
  • 2.0
  • Cilindrada cm³
  • 1991
  • Disposição dos cilindros
  • Linha
  • Número de cilindros
  • 4
  • Taxa de compressão
  • 9,8:1
  • Número de válvulas por cilindro
  • 4
  • Comando de Válvulas
  • DOHC
  • Comando de válvulas variável
  • Sim
  • Alimentação
  • Turbo
  • Intercooler
  • Sim
  • Start-Stop
  • Sim
  • Nomenclatura do motor (comercial)
  • CGI
  • Potência (cv/rpm)
  • 224/5500
  • Torque (kgfm/rpm)
  • 35,7/1200
  • Velocidade máxima (km/hora)
  • 250
  • Aceleração 0-100 km/h (segundos)
  • 6,3
  • Consumo cidade (km/litro) - Combustível 1
  • 10
  • Consumo estrada (km/litro) - Combustível 1
  • 13,5

Transmissão +

  • Transmissão
  • Automatizada DCT
  • Número de marchas
  • 7
  • Nomenclatura da transmissão (comercial)
  • 7G-DCT
  • Localização do câmbio
  • Coluna de direção
  • Modo manual (p/ AT)
  • Sim
  • Tração
  • Dianteira

Freios / Suspensão / Direção +

  • Freios dianteiros
  • Disco ventilado
  • Freios traseiros
  • Disco ventilado
  • Freio de estacionamento
  • Eletrônico
  • Suspensão - Dianteira
  • McPherson
  • Suspensão - Molas dianteiras
  • Helicoidal
  • Suspensão - Traseira
  • Multilink
  • Suspensão - Molas traseiras
  • Helicoidal
  • Direção - Assistência
  • Elétrica
  • Direção - Ajustes
  • Altura e profundidade

Dimensões e Capacidades +

  • Comprimento (mm)
  • 4688
  • Largura (mm)
  • 1999
  • Altura (mm)
  • 1444
  • Diâmetro de giro (mm)
  • 11100
  • Capacidade tanque de combustível (litros)
  • 48
  • Capacidade do porta-malas (litros)
  • 470
  • Peso bruto (kg)
  • 2025
  • Carga útil (kg)
  • 535

Tecnologia / Conectividade +

  • Bluetooth
  • Função Streaming
  • Tela de entretenimento - Espelhamento com smartphone
  • Apple CarPlay + Google Android Auto

Garantia +

  • Garantia total do veículo - Duração (meses)
  • 36
  • No Bolso7.8
  • Tecnologia9.6
  • Vida a bordo9.3
  • Desempenho9.6
  • Opinião do repórter9.3
  • + Estilo exclusivo
  • + Acabamento
  • + Conectividade
  • + Tecnologia a bordo
  • - Preço
  • - Falta de um ACC
 
9.3

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