Mercedes Benz (classe E) E300 Exclusive 0944

Mercedes-Benz E 300 é hi-tech com elegância

Versão testada pelo WM1 tem recursos de tecnologia avançados, com destaque para o sistema semiautônomo de direção

    • Desempenho
    • Desempenho
    • 35,7/1200 kgfm/rpm
    • Consumo Gasolina
    • Consumo Gasolina
    • Cidade: 9,5 km/litro
      Estrada: 13,4 km/litro
    • Consumo Álcool
    • Consumo Álcool
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Porta Malas
    • Porta Malas
    • 540 litros
    • Câmbio
    • Câmbio
    • N/A
8.9

Overview


  • + Recursos tecnológicos
  • + Interior
  • - Conectividade
  • - Desempenho
 
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Lukas Kenji
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Peter Griffin pediu para que a esposa desse espaço na cama a fim de dormir confortavelmente ao lado da icônica estrela da Mercedes-Benz que fora encontrada no mar. A história parece maluca (como qualquer outra vivida pelo protagonista de Family Guy), porém, pode não soar absurda para quem é aficionado pela marca alemã.

Ilustração Matéria Kenji
Peter Griffin pede para a mulher espaço na cama para dormir confortavelmente com a icônica estrela da Mercedes
Crédito: Reprodução
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No episódio 14 da décima temporada da aclamada série, Peter sonha ainda com a possibilidade de coletar mais um logo para que pudesse ostentar um belo par de brincos com a estrela da Meca.

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Tal logo é aquele clássico cravejado no capô e que rapidamente remete ao Classe E, embora também seja oferecido em modelos como o Classe S e o GLS Maybach. No Brasil, cabe à versão E 300 Exclusive dispor do elegante ornamento. O modelo é a opção topo de linha do sedã por aqui, sem contar o esportivo preparado pela AMG.

No entanto, apesar de ser conhecido como referência em elegância, o Classe E Exclusive chama mais atenção pela capacidade hi-tech. Só que essa tecnologia interfere significativamente para que a versão seja quase R$ 132 mil mais cara em relação ao BMW Série 5, um dos principais rivais.

Hi-tech

O Mercedes-Benz E 300 Exclusive está tabelado em R$ 557.900 e tem como destaque tecnologias avançadas tanto em termos de segurança, quanto em relação ao entretenimento. O maior chamariz é o sistema semiautônomo que interfere na aceleração, frenagem e na direção.

O item já era celebridade desde o lançamento desta que é a décima geração do modelo, em 2016. Mas agora, na versão renovada, ganhou um sensor no volante que detecta os movimentos do motorista. Se perceber que o condutor não está com as mãos na direção, ativa o sistema de frenagem de emergência por interpretar que algo de errado pode ter ocorrido.

Outra novidade é um sistema que identifica tentativas de furto do veículo. A tecnologia dispara um alarme antifurto e informa ao motorista possíveis avarias por meio do painel de instrumentos assim que o carro for ligado novamente.

Por fim, outro avanço está no assistente de estacionamento, que faz praticamente tudo sozinho. Se em sistemas convencionais o condutor precisa trocar de marcha e ditar o ritmo de aceleração, aqui falamos de um recurso que só requer atenção em caso de emergência.

Nem tão expressivas são as mudanças relativas ao visual do Mercedes-Benz E 300 Exclusive. A grade agora tem lâminas duplas, enquanto o para-choque tem um grande adorno cromado. Mas o elemento que faz mais diferença é o conjunto de faróis multifeixes com 84 LEDs de longo alcance.

Mercedes Benz (classe E) E300 Exclusive 0939
Na grade frontal do Mercedes-Benz E 300, lâminas duplas se destacam, e o para-choques tem adorno cromado
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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Na traseira, o sedã recebeu apenas alguns retoques nas lanternas, mais afiladas, além da tampa do porta-malas. Fica a impressão de que a parte de trás tem caráter levemente mais esportivo, enquanto a frente fica encarregada de manter o tom classudo do modelo.

Mas é na parte interna que o modelo realmente se destaca. O layout do habitáculo do Mercedes-Benz E 300 agrega sensação de ambiente tecnológico, requintado e confortável na medida certa. Além dos elementos em couro e preto brilhante que já viraram praxe, o Classe E oferece um material escuro que imita madeira e garante elegância ao painel.

Também merece atenção o novo volante, de visual atraente, e funções bem distribuídas. Há mais botões com sensibilidade ao toque, sendo que os comandos do lado esquerdo são dedicados a recursos dinâmicos, como controle de cruzeiro e direção semiautônoma, enquanto as teclas à direita são inerentes a funções de entretenimento, como sistema de som e central multimídia.

Por meio do volante multifuncional também é possível customizar o painel de instrumentos do Mercedes-Benz E 300. Repleto de informações e gráficos envolventes, o painel faz tabela com a central multimídia que pode ser gerenciada por toque ou pelo clássico touchpad no console.

Nota 9

Embora seja vistosa e enriqueça a experiência de guiar o Mercedes, a central não ganha nota 10 porque falta pareamento sem fio com os sistemas Android Auto e Apple Carplay. Além disso, o sedã de mais de meio milhão de reais não tem carregador de celular por indução, o que deixa o usuário refém dos cabos.

Se esse vacilo incomoda bastante, em contrapartida, o interior do sedã de 4,93 metros oferece aconchego quase que completo graças ao quarteto formado por bancos extremamente confortáveis revestidos em couro e com ajustes, sistema de som da alemã Burmester, ar-condicionado de três zonas e iluminação ambiente personalizável.

A sensação de conforto permanece quando o assunto é dirigibilidade. O ajuste do Classe E é de suavidade e estabilidade mesmo quando o modo de direção mais agressivo é selecionado (Sport+).

É claro que o conjunto formado pelo motor 2.0 turbo de 258 cv disponíveis entre 5.800 rpm e 6.100 giros acoplado a um câmbio de 9 velocidades garante agilidade ao sedã de 1.730 quilos. Todavia, ele passa longe da empolgação.

Com torque de 37,7 kgf.m já em 1.800 rpm e constantes até 4.000 rotações, o elegante modelo chega aos 100 km/h em 6,2 segundos a partir da inércia. Bom para muitos carros, mas nada chamativo por se tratar de um Mercedes.

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Com motor 2.0 turbo de 258 cv de potência e 37,7 kgf.m de torque, o E 300 faz o 0 a 100 km/h em 6,2 segundos
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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O BMW Série 5, vendido no Brasil apenas em versão híbrida, cumpre com a tarefa em 5,9 s. O modelo é equipado com um conjunto que proporciona 292 cv.

Mais potente e performático é o motor V6 do Audi A6. São 340 cv e 0 a 100 km/h cumpridos em 5,1 segundos. Mas, vale ressaltar que a versão equipada com tal propulsor, recentemente adicionada ao portfólio, é a mais cara do segmento, com tabela de R$ 571.990.

Por fim, o Mercedes-Benz Classe E fica atrás em desempenho também em relação ao Volvo S90. O mais barato e mais rápido da turma cobra R$ 391.950 e tem propulsão híbrida de 407 cv que impulsiona o sedã sueco rumo aos 100 km/h em 4,9 segundos a partir da inércia.

Além de interferir diretamente no desempenho, a tecnologia híbrida também é responsável pelo preço mais atraente. Isso porque há descontos na alíquota de importação de veículos com esse sistema, que é ausente no Classe E vendido no Brasil (na linha anterior, o modelo tinha um pequeno motor elétrico de 48 volts, que interferia em momentos como partida e velocidades constantes de cruzeiro).

Isso interfere ainda no consumo de combustível. Enquanto os rivais híbridos ultrapassam com facilidade a casa de 25 km/l, o Classe E passa longe desta relação. Na cidade, o consumo médio é de 7,9 km/l, enquanto na estrada a média é de 11,1 km/l.

Questão de prioridade

Portanto, se a ideia é adquirir um sedã médio premium com alta capacidade de performance (e bom consumo), realmente soa atraente a busca por um rival do Mercedes. Além de ter conjuntos mais robustos, a maioria das opções oferece valores mais em conta.

O Classe E até dispõe de uma configuração de entrada, a E 300 Line. No entanto, essa versão é só R$ 2 mil mais barata do que o Mercedes-Benz E 300 Exclusive, e perde o ornamento da estrela sob o capô (Peter Griffin jamais abriria mão de tal mimo).

Se o objetivo é contar com um sedã confortável e carregado com os mais avançados recursos de tecnologia e condução, o Classe E Exclusive é uma aposta certeira.

O Mercedes-Benz E 300 Exclusive garante conforto e vem equipado com os mais avançados recursos de tecnologia
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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Ficha Técnica

MERCEDES-BENZ - E 300 - 2019
2.0 CGI GASOLINA EXCLUSIVE 9G-TRONIC
R$ 372900

Motor / Desempenho / Consumo +

  • Cilindrada cm³
  • 1991
  • Disposição dos cilindros
  • Linha
  • Número de cilindros
  • 4
  • Taxa de compressão
  • 9,8:1
  • Número de válvulas por cilindro
  • 4
  • Comando de Válvulas
  • DOHC
  • Comando de válvulas variável
  • Sim
  • Combustível (comercial)
  • Gasolina
  • Alimentação
  • Biturbo
  • Intercooler
  • Sim
  • Start-Stop
  • Sim
  • Nomenclatura do motor (comercial)
  • CGI
  • Potência (cv/rpm)
  • 211/5500
  • Torque (kgfm/rpm)
  • 35,7/1200
  • Velocidade máxima (km/hora)
  • 250
  • Aceleração 0-100 km/h (segundos)
  • 6,9
  • Consumo cidade (km/litro) - Combustível 1
  • 9,5
  • Consumo estrada (km/litro) - Combustível 1
  • 13,4
  • Fonte consumo
  • Montadora

Transmissão +

  • Transmissão
  • Automática
  • Número de marchas
  • 9
  • Nomenclatura da transmissão (comercial)
  • 9G-Tronic
  • Localização do câmbio
  • Coluna de direção
  • Modo manual (p/ AT)
  • Sim
  • Tração
  • Traseira

Freios / Suspensão / Direção +

  • Freios dianteiros
  • Disco ventilado
  • Freios traseiros
  • Disco ventilado
  • Freio de estacionamento
  • Eletrônico
  • Suspensão - Dianteira
  • Double Wishbone
  • Suspensão - Molas dianteiras
  • Helicoidal
  • Suspensão - Traseira
  • Multilink
  • Suspensão - Molas traseiras
  • Helicoidal
  • Suspensão - Regulagem de altura
  • Sim
  • Direção - Assistência
  • Elétrica
  • Direção - Ajustes
  • Altura e profundidade

Dimensões e Capacidades +

  • Comprimento (mm)
  • 4923
  • Largura (mm)
  • 1852
  • Altura (mm)
  • 1474
  • Entre-eixos (mm)
  • 2939
  • Diâmetro de giro (mm)
  • 11600
  • Capacidade tanque de combustível (litros)
  • 56
  • Capacidade do porta-malas (litros)
  • 540
  • Peso bruto (kg)
  • 2255
  • Peso líquido em ordem de marcha (kg)
  • 1615
  • Carga útil (kg)
  • 640

Tecnologia / Conectividade +

  • Sistema de áudio - Tipo
  • Multifunções
  • USB
  • Sim
  • CD/MP3 player
  • Sim
  • Bluetooth
  • Função Streaming
  • Wi-Fi
  • Sim
  • Tela de entretenimento - Espelhamento com smartphone
  • Apple CarPlay + Google Android Auto
  • Tela de entretenimento - Navegação (GPS)
  • Integrado
  • Controle de áudio
  • No volante

Rodas e Pneus +

  • Tipo de roda - Tipo de roda
  • Liga leve
  • Tipo de roda - Design/cor
  • Dois tons
  • Dianteira - Aro (pol.)
  • 18
  • Dianteira - Pneus (largura/perfil/aro)
  • 245/45
  • Traseira - Aro (pol.)
  • 18
  • Traseira - Pneus (largura/perfil)
  • 245/45
  • No Bolso8.6
  • Tecnologia9.3
  • Vida a bordo9.0
  • Desempenho8.8
  • Opinião do repórter8.8
  • + Recursos tecnológicos
  • + Interior
  • - Conectividade
  • - Desempenho
 
8.9

  • Lukas Kenji
  • Quando deixa um pouco de lado a carreira brilhante como piloto de Gran Turismo e Fórmula 1 (no Playstation), faz cobertura diária do setor automobilístico. Muscles cars e clássicos dos anos 1990 são as máquinas prediletas.
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