Mercedes-Benz SLK: Impressões ao dirigir o novo conversível alemão

Com linhas que homenageiam o SLS, SLK chega nas versões 200 e 350 ao Brasil. Valores sugeridos de R$ 202,90 mil e 252,90 mil respectivamente


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Rodrigo Samy
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– Piracicaba – SP – O WebMotors rodou por cerca de 20 minutos no circuito do Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, em Piracicaba, São Paulo, com o Mercedes-Benz SLK 200. Estaticamente dá para notar que a marca germânica buscou por meio do design colocar o conversível em um patamar topo de linha. Tanto é que a mesma identidade presente no novo SLK, já estava incorporada aos modelos da marca no ano passado. Para os leigos dá quase para chamar o SLK de SLS. Porém nós sabemos que esta diferença está quase que composta por um abismo. Dizer que a Mercedes pretende ludibriar os pobres consumidores que buscam seu primeiro conversível de alta performance, seria uma injustiça. Afinal, o SLS conversível ainda nem chegou por aqui e tem um valor sugerido de meio milhão de dólares. Mas a pequena diferença de valor também mantém a ideia inicial do conversível, oferecer um modelo de teto rígido por um valor acessível.

No novo SLK a frente do carro abriga uma imensa grade com a estrela solitária da Mercedes-Benz. O elo com o restante do conversível fica por conta de um friso cromado, bastante parecido com a do superesportivo SLS. Em contrapartida os faróis estão mais para o cupê CLS. Atrás, as lanternas deixaram aquele formato triangular e passaram a usar um desenho retilíneo. Observe nas imagens ao lado que elas invadem o porta-malas do Mercedes.

Quando o SLK chegou para o nosso embarque a capota estava aberta, um detalhe interessante é que mesmo com o um Sol incandescente os bancos não estavam pelando. Uma das novidades do novo SLK está nesta sensação térmica. Os bancos, revestidos por um couro especial, não absorvem o calor. Outro detalhe inovador do conversível está em duas aletas colocadas atrás, próximo da altura do pescoço do motorista. O acessório de acrílico, com ajuste manual, promete menor turbulência aos comandantes. Infelizmente não estávamos em um circuito que permitisse a comprovação desta aerodinâmica. Dois itens ausentes nas versões brasileiras são: aquecimento para o pescoço e o teto com transparência ajustável. A capacidade do porta-malas com a capota aberta é mínima, parcos 225 litros. Com a capota fechada o SLK consegue levar quase a mesma quantidade que um carro popular, 335 litros. A diferença no SLK que o acesso é horizontal, ao contrário dos porta-malas mais tradicionais que colocam o desenho do compartimento de forma vertical. Mas é muito provável que quem procura um SLK não pretende levar malas para cortar o mundo.

A versão avaliada pelo WebMotors foi a 200, ela está equipada com motor 1,8L de 184 cv de potência. De acordo com a marca alemã, o consumo da opção conversível, equipada com o câmbio 7G-Tronic Plus, é de 16,3 km/l. A opção topo, que infelizmente não estava disponível para as nossas impressões, é a 350 CGI que usa um V6 de 3,5L com 306 cv.

Como o circuito era bem travado, ficou nítido que a agilidade do Mercedes-Benz SLK foi favorecida pela sua curta distância de entre-eixos, 2,43 m para um comprimento total de 4,13 m. A transmissão 7G-Tronic Plus é rápida, mas não é tão boa quanto à dos modelos que usam o sistema de dupla embreagem. Os dados positivos das limitações do motor e do câmbio estão no consumo apresentado pela marca e na confortável maneira de pilotar o carro. Nada arisco, o carro só mostra o seu potencial esportivo quando você opta pela condução com as borboletas e coloca o pé lá embaixo. De acordo com a Mercedes, o carro que avaliamos acelera de 0 a 100 km/h em 7s e atinge a máxima de 240 km/h. A relação peso/potência do 200 é de 7,7 kg/cv. Ou seja, uma rapidez acima de um carro tradicional e na média para um iniciante da esportividade.

Quanto vale o show
O valor sugerido para o Mercedes-Benz avaliado é de R$ 202,90 mil. O valor médio do seguro para um morador do centro de São Paulo, casado, é de R$ 7.280 ao ano. A franquia aplicada para a minivan na cotação ficou em torno de R$ 9,8 mil. Se comparado com seus principais concorrentes o valor está dentro da média. A ferramenta utilizada para cotar o seguro do Merecedes-Benz SLK 200 foi o simulador WebMotors, um sistema elaborado em parceria com a Santander Corretora de Seguros. Para você utilizá-la, acesse: www.webmotors.com.br/seguroauto

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SLK 200 CGI

Cilindros

4 em linha

Cilindrada cm3

1.796

Potência cv/rpm

184 / 5.250

Torque Nm

270 / 1.800-4.600

Câmbio

7G-TRONIC PLUS

Aceleração 0-100 km/h s

7

Velocidade máxima km/h

240

Peso kg

1.435

Pneus

225/45 R17 | 245/40 R17

Capacidade do porta-malas l

225-335

Tanque de combustível l

68
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