Nissan Frontier Platinum

Nissan Frontier Platinum: equipada, moderna e bela

Aceleramos a versão mais cara da picape média da marca japonesa que custa R$ 314.590 e tem pacote visual voltado ao luxo

    • Desempenho
    • Desempenho
    • 45,9/1500 kgfm/rpm
    • Consumo Gasolina
    • Consumo Gasolina
    • Cidade: 9,3 km/litro
      Estrada: 11,3 km/litro
    • Consumo Álcool
    • Consumo Álcool
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Porta Malas
    • Porta Malas
    • 1054 litros
    • Câmbio
    • Câmbio
    • N/A
8.5

Overview

Aceleramos a versão mais luxuosa da picape média japonesa que ganhou equipamentos e visual estiloso, mas manteve o conjunto com motor biturbo a diesel


  • + Preço perante a concorrência
  • + Capacidade off-road
  • + Itens de segurança
  • + Nível de equipamentos
  • - Espaço interno
  • - Acabamento
  • - Falta do ACC
 
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Equipada, moderna e atraente. O teste de hoje é com a Nissan Frontier Platinum 2023. Remodelada em abril, a picape recebeu versões inéditas e mais itens de tecnologia. A configuração Platinum, da nossa avaliação, substituiu a última versão LE. Mas como ela é?

Na frente, tem faróis exclusivos com quatro pingos de LED que são bem bacanas, como é possível ver pelo vídeo que você confere aqui embaixo ou lá no canal da Webmotors no Youtube. Esses faróis, aliás, têm 30% a mais de brilho nos fachos altos e 20% a mais nos baixos, o que melhorou bastante a visibilidade para quem dirige - principalmente à noite. Grade e para-choques também são novos.

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Nissan Frontier Platinum: estilosa e segura

Vista de perfil, logo é possível notar as belas rodas de 18 polegadas e o bom entre-eixos de 3,15 m, que favorece o espaço interno - embora, valha dizer, uma Ford Ranger tenha 3,22 m. Essa configuração Platinum tem praticamente a mesma entrega de equipamentos da opção Pro4X, a topo de gama, mas com pegada mais voltada para o luxo.

Em dimensões, aliás, ela mudou. Mas pouca coisa. Está mais alta e oferece 31º de ângulo de ataque. Lá atrás, a tampa da caçamba está 60% mais leve na comparação com o modelo anterior, mas a capacidade do compartimento não mudou: até 1.054 litros de volume e 1.034 quilos de carga máxima. Mas tem um detalhe: ela só abre e fecha com a chave.

Acabamento

Na parte da frente, há muito plástico duro, mas isso é comum em picapes - afinal, o objetivo desse tipo de carro é pegar pesado. Mas há coisas boas: o quadro de instrumentos está maior e agora tem uma tela de TFT com 7 polegadas, embora os mostradores ainda sejam analógicos.

Senti falta de um carregador de celular sem fio e do controle de cruzeiro adaptativo (ACC), mas pelo menos há sistema de frenagem de emergência com atuador em casos extremos, o que é ótimo para a segurança dos passageiros. As entradas USB, aliás, são diversas e existe até uma nova, do tipo USB-C, instalada dentro do descansa-braços central.

Tudo atualizado em relação à concorrência, mas há pênaltis: por conta dessa defasagem da central multimídia (com tela colorida tátil de 8 polegadas), os sistemas Android Auto e Apple CarPlay são conectados apenas via cabo. E, vale dizer, já tem picape concorrente que oferece sistema de wi-fi nativo para esse tipo de cliente.

Ela também é muito segura e oferece uma série de itens de auxílio à condução: tem o citado sistema de frenagem autônoma de emergência; assistentes de ponto cego e também o de mudança de faixa (sem atuador automático) e até um detector de fadiga.

Espaço interno

Na parte de trás, é bom lembrar que o espaço é de picape. Portanto, as pernas dos passageiros costumam fica mais altas que o quadril. Mas pelo menos tem saída de ar-condicionado e uma entrada USB para quem quiser carregar eletrônicos. Aliás, segundo a Nissan são até 27 porta-objetos espalhados pela cabine, o que é muito bom para quem precisa botar esse tipo de carro na lama.

Como anda?

Lá na frente a marca manteve o bom motor 2.3 biturbo a diesel de 190 cv e 45 kgf.m de torque, que é acoplado a um câmbio automática de sete marchas. Em números, o zero a 100 km/h é feito em 12 segundos e os dados de consumo são medianos por conta dos 2.054 quilos: 9 km/l na cidade e 12,5 km/l na estrada.

Importante lembrarmos que Ford Ranger e Toyota Hilux têm motores com potência na casa dos 200 cv. E que a Volkswagen Amarok com motor V6 já alcança 252 cv.

Na prática, o conjunto demora um pouco para responder, mas vai longe depois do primeiro embalo. E ficou melhor de guiar, na comparação com a anterior. Outra coisa: o isolamento acústico é bom. Embora eu goste do ronco do diesel, ele é quase imperceptível para quem está dentro da picape. Tem mais: a suspensão também aumentou sua capacidade de impacto, segundo a Nissan.

São três modos de condução: 4x2, 4x4 e 4xLow, o que significa que a Frontier também tem muita capacidade de imersão em trechos de off-road pesados, estradas acidentadas, lamaçais e até pequenos riachos. O que joga contra na direção é justamente o sistema de assistência hidráulica. Para um carro desse peso e que ainda foi feito para carregar mais peso, faz falta um sistema elétrico.

Lanternas também são de LED, mas visual traseiro já é conhecido; rodas de 18 polegadas são estilosas
Crédito: Divulgação
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Conclusão

Na prática, a conclusão desse teste com a Nissan Frontier Platinum é a seguinte: seu desempenho não empolga, mas o preço de R$ 314.590 ajuda quando você a compara com algumas concorrentes que pedem até mais para oferecer o mesmo nível de equipamentos e tecnologia.

Então se você gosta de Nissan e precisa de uma picape média, ela é a mais indicada para quem busca uma para trabalhar sem esquecer do bom nível de luxo.

Ancora: Conclusão Score

Ficha Técnica

NISSAN - FRONTIER - 2023
2.3 16V TURBO DIESEL PLATINUM CD 4X4 AUTOMÁTICO
R$ 324990

Motor / Desempenho / Consumo +

  • Cilindrada (litros)
  • 2.3
  • Cilindrada cm³
  • 2298
  • Disposição dos cilindros
  • Linha
  • Número de cilindros
  • 4
  • Taxa de compressão
  • 15,4:1
  • Número de válvulas por cilindro
  • 4
  • Número de válvulas (comercial)
  • 16v
  • Comando de Válvulas
  • DOHC
  • Comando de válvulas variável
  • Sim
  • Alimentação
  • Biturbo
  • Intercooler
  • Sim
  • Potência (cv/rpm)
  • 190/3750
  • Torque (kgfm/rpm)
  • 45,9/1500
  • Velocidade máxima (km/hora)
  • 180
  • Aceleração 0-100 km/h (segundos)
  • 11,3
  • Consumo cidade (km/litro) - Combustível 1
  • 9,3
  • Consumo estrada (km/litro) - Combustível 1
  • 11,3
  • Fonte consumo
  • INMETRO

Transmissão +

  • Transmissão
  • Automática
  • Número de marchas
  • 7
  • Nomenclatura da transmissão (comercial)
  • Automático
  • Localização do câmbio
  • Assoalho
  • Modo manual (p/ AT)
  • Sim
  • Tração
  • Integral parcial
  • Com reduzida (4x4)
  • Sim
  • Nomenclatura da tração (comercial)
  • 4x4
  • Diferencial
  • Limitado (LSD)

Freios / Suspensão / Direção +

  • Freios dianteiros
  • Disco ventilado
  • Freios traseiros
  • Tambor
  • Freio de estacionamento
  • Manual
  • Suspensão - Dianteira
  • Double Wishbone
  • Suspensão - Molas dianteiras
  • Helicoidal
  • Suspensão - Traseira
  • Eixo de torção
  • Suspensão - Molas traseiras
  • Helicoidal
  • Direção - Assistência
  • Hidráulica
  • Direção - Ajustes
  • Altura e profundidade

Dimensões e Capacidades +

  • Comprimento (mm)
  • 5264
  • Largura (mm)
  • 1850
  • Altura (mm)
  • 1860
  • Entre-eixos (mm)
  • 3150
  • Altura em relação ao solo (mm)
  • 292
  • Diâmetro de giro (mm)
  • 12000
  • Ângulo de ataque (graus)
  • 30,6º
  • Ângulo de saída (graus)
  • 27,7º
  • Capacidade tanque de combustível (litros)
  • 80
  • Capacidade do porta-malas (litros)
  • 1054
  • Peso bruto (kg)
  • 3115
  • Peso líquido em ordem de marcha (kg)
  • 2115
  • Carga útil (kg)
  • 1000

Tecnologia / Conectividade +

  • Sistema de áudio - Tipo
  • Multifunções
  • USB
  • Sim
  • AUX-in
  • Sim
  • Bluetooth
  • Função Streaming
  • Tela de entretenimento - Tamanho da tela (pol.)
  • 8"
  • Tela de entretenimento - Sensível ao toque
  • Sim
  • Tela de entretenimento - Espelhamento com smartphone
  • Apple CarPlay + Google Android Auto
  • Tela de entretenimento - Navegação (GPS)
  • Via espelhamento (smartphone)
  • Controle de áudio
  • No volante
  • Alto-falantes - Quantidade
  • 4
  • Alto-falantes - Tweeters
  • 2

Rodas e Pneus +

  • Tipo de roda - Tipo de roda
  • Liga leve
  • Tipo de roda - Design/cor
  • Dois tons
  • Dianteira - Aro (pol.)
  • 18
  • Dianteira - Pneus (largura/perfil/aro)
  • 255/60
  • Traseira - Aro (pol.)
  • 18
  • Traseira - Pneus (largura/perfil)
  • 255/60
  • Estepe
  • Convencional

Garantia +

  • Garantia total do veículo - Duração (meses)
  • 36
  • Garantia de motor e transmissão - Duração (meses)
  • 36
  • No Bolso8.2
  • Tecnologia8.4
  • Vida a bordo8.6
  • Desempenho8.3
  • Opinião do repórter9.1
  • + Preço perante a concorrência
  • + Capacidade off-road
  • + Itens de segurança
  • + Nível de equipamentos
  • - Espaço interno
  • - Acabamento
  • - Falta do ACC
 
8.5

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