Nissan Livina X-Gear tem a mesma pegada da SL

Diferença está no preço e na forma com que os outros a enxergam; pseudoaventureira chama mais a atenção


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Rodrigo Samy
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- Quem já leu nossas matérias sobre a Nissan Livina sabe que, em termos de mercado, a minivan tem preço e boas chances de conquistar o consumidor. No caso da versão pseudoaventureira, a X-Gear, a história é a mesma. A diferença é que a X-Gear chama muito mais a atenção dos transeuntes e dos outros motoristas. Isso foi provado durante a avaliação do WebMotors, quando nos perguntaram se o carro era nacional. Mesmo com o adesivo – Fabricado no Brasil - estampado no vidro traseiro, respondemos: “É um Nissan, feito no Brasil”.

O WebMotors também colocou, em outra ocasião, a Nissan Livina SL frente a frente com o Honda Fit. Na época do comparativo, concluímos que o Fit venceu nas categorias design, vida a bordo e ergonomia e estabilidade e dirigibilidade.

Em contrapartida, a Livina venceu nos itens motor e desempenho e espaço. O problema é que a Nissan Livina peca pela falta de detalhes, alguns de luxo e outros de funcionalidade. Por exemplo: sentimos a falta do termômetro de temperatura do motor, da regulagem de altura do banco do motorista e do ajuste de altura do cinto de segurança.

Mas o grande trunfo da Livina “aventureira” está presente, também, nas outras versões da minivan. Trata-se dos 2,60 m de entre-eixos, qualidade herdada da plataforma do Renault Logan. Mesmo sendo um filho “bem feito”, a Nissan nega que o sangue da Livina tenha o DNA do Logan. Diz ela que a plataforma, na verdade, é a mesma do Tiida, chamada de “plataforma B”. Como a do Logan é a B0, derivada da do Tiida, dá quase na mesma.

Outro ponto forte é o espaço reservado às bagagens. O porta-malas da X-Gear mantém os 449 l de capacidade, um abuso diante dos 380 l da Fiat Idea Adventure.

Ao volante

Sem alguns pontos citados acima, como regulagens de altura do cinto e do banco, fica um pouco difícil encontrar uma posição plenamente cômoda ao volante da minivan. Porém, vale uma ressalva: nos modelos deste segmento a ergonomia nunca foi o forte.

A partir do momento em que você se acostuma com a posição de dirigir da Livina X-Gear, a condução fica mais atraente. Afinal, a visibilidade do modelo da Nissan é bem resolvida.

A versão avaliada é a equipada com motor de 1,8 litro, excelente para o circuito urbano. O câmbio automático de quatro velocidades, com overdrive, responde conforme a necessidade do motorista e sem entrar em controvérsias com o propulsor.

Durante a avaliação, pegamos um bom trecho de terra com lama. Nada de trilhas pesadas, mas sim uma estrada bem enlameada. A resposta do carro ao desafio foi condizente com seu estilo pseudoaventureiro. Sem fazer feio, ele superou os obstáculos como os automóveis de passeio 4X2.

A Nissan divulga que a Livina faz, em circuito urbano, 11,6 km/l com gasolina e 7 km/l com álcool. Na estrada, as marcas chegam a 17,2 km/l e 10,3 km/l. O motor 1,8-litro só é vendido com câmbio automático de quatro marchas. Todas as medições são de acordo com as normas NBR, ou seja, servem só de referência em comparações com outros carros.

O bolso agradece

Como o WebMotors notou no inicio da avaliação, a X-Gear chama mais a atenção que as meras “Livinas mortais” de entrada. Outra vantagem da opção mais invocada está na sua lista de equipamentos de série. A X-Gear pode ser comprada na versão 1,8-litro por R$ 63,7 mil.

Além dos parachoques de plástico preto ressaltados, a Nissan X-Gear traz os seguintes equipamentos de série: ar-condicionado, rodas de liga leve de aro 15, direção elétrica com assistência variável e trio elétrico.

Se comparada com a versão 1,8-litro SL, a X-Gear custa R$ 6.810 a mais. Considerando que a diferença se deve basicamente a aspectos estéticos, o cliente pode preferir guardar esse dinheiro para seguro e documentação em vez de gastar com perfumaria.

Por isso, antes de fechar o negócio, veja qual é a sua necessidade: potência, estilo, visual ou praticidade. A diferença da Livina de entrada R$ 46,69 mil para a X-Gear é de R$ 17,01 mil, quase o valor de um carro popular.

FICHA TÉCNICA – Nissan Livina X-Gear

MOTORESQuatro tempos, quatro cilindros em linha, transversal dianteiro, quatro válvulas por cilindro, refrigeração a água, 1.798 cm³
POTÊNCIAS 125 cv gasolina e 126 cv álcool
TORQUE 172 Nm gasolina e álcool a 4.800 rpm no 1,8-litro
CÂMBIOautomático de quatro marchas
TRAÇÃO Dianteira
DIREÇÃOEtétrica, por pinhão e cremalheira
RODAS aro 15”, em liga-leve
PNEUS Dianteiros e traseiros 185/65 R15
COMPRIMENTO4,27 m
ALTURA1,60 m
LARGURA1,73 m
ENTREEIXOS2,60 m
PORTA-MALAS449 l
PESO em ordem de marcha1.204 kg
TANQUE50 l
SUSPENSÃODianteira independente, do tipo McPherson; traseira por eixo de torção
FREIOSDianteiros com discos e traseiros com tambores
CORES Branco Glacial, Bege Sunset, Cinza Steel, Prata Breeze, Preto Premium, Verde Army, Vermelho Flame
PREÇOSR$ 51,7 mil 1.6 X-Gear, R$ 57,9 mil 1.6 SL X-Gear e R$ 63,70 mil modelo avaliado, o 1.8 SL X-Gear


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