Nissan X-Trail enfrenta concorrência com bons atributos

Preço, suspensão e itens de conforto fazem deste japonês uma opção a considerar


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Gustavo Ruffo
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- Quando se fala em um utilitário médio, o que primeiro vem à mente é o Honda CR-V, cujo novo desenho vem virando a cabeça e o pescoço de muita gente. Há um modelo, entretanto, que merece, pelas qualidades que apresenta, uma olhada bastante cuidadosa. Trata-se do Nissan X-Trail, que o WebMotors teve a oportunidade de avaliar nesta semana.

Para começar, o X-Trail tem o preço mais atraente em seu segmento. Sai da concessionária direto para sua garagem por R$ 118,8 mil. O que chega mais próximo disso é o Kia Sorento EX, que custa R$ 119,9 mil, mas traz a vantagem de um motor a diesel e a desvantagem de não contar com uma rede tão grande nem com uma fábrica no Brasil

Os outros concorrentes todos custam mais caro. O Honda CR-V começa nos R$ 123 mil, o Land Rover Freelander parte de R$ 132 mil, o Toyota RAV4, de R$ 129 mil e o Hyundai Santa Fé bate nos R$ 160 mil. Para não falar que não tem nenhum modelo mais barato, existe o Mitsubishi Airtrek, que custa R$ 99,99 milmas esse modelo deve sair de linha em breve, ainda mais com a chegada do Outlander, seu substituto natural.

E o que o X-Trail oferece, por esse dinheiro que, convenhamos, não é pouco? O desenho não é dos mais atraentes do segmento, mas ainda é atual e está de acordo com a linha Nissan de utilitários, tradicionalmente mais quadrados. O que o X-Trail tem de bom vai além das aparências.

Começa no interior da cabine, com bancos que acomodam muito bem e que contam, tanto para o motorista quanto para o passageiro, com regulagem elétrica. Um carro que oferece estes itens deveria oferecer também coluna de direção com regulagem de distância, mas, no X-Trail, este ajuste se limita à altura.

Com o motorista bem acomodado, vem outro prazer de conduzir este veículo: ligar o bom motor 2,5-litro de 180 cv. No uso cotidiano, ele se mostra sempre bem disposto e esbanja força em qualquer situação. O que acaba tirando um pouco seu brilho é o câmbio automático de apenas quatro marchas.

Outros problemas da transmissão são a lentidão na troca de marchas, mesmo com o acionamento do kick-down um botão sob o acelerador que reduz as marchas, e trancos na saída, quando se acaba de selecionar uma posição qualquer no câmbio D, 2, 1 ou R.

Mesmo com esse câmbio o X-Trail se mostra ágil na cidade, com uma direção impecável, no que o bom acerto de suspensão o auxilia muito. O utilitário conseguiu um compromisso praticamente perfeito entre conforto e estabilidade.

Ao contrário de outros modelos, ele não aderna em curvas mais rápidas, mas também não transmite aos ocupantes nenhuma trepidação. Andar sobre paralelepípedos é quase tão confortável quanto rodar por um tapete de asfalto. A diferença fica por conta do barulho dos pneus em choque com o “pé-de-moleque”.

Os números de desempenho divulgados pela fábrica confirmam a boa impressão que se tem do X-Trail ao volante: máxima de 177,6 km/h e 0 a 100 km/h em 11,35 s. Para um veículo de 1.435 kg, não é nada mal.

No que se refere a ergonomia, os confortos são bem localizados, com controlador de velocidade no volante e botões de acionamento dos vidros nas portas, mas o painel, colocado em posição central, incomoda. A leitura do conta-giros, por exemplo, fica parcialmente encoberta pelo aro do volante. Zerar o hodômetro e selecionar as opções do mostrador digital são tarefas que demandam uma relativa ginástica, mesmo para motoristas mais altos e, portanto, com braços mais compridos.

O espaço nos bancos traseiros é bom, mesmo com um entreeixos de 2,63 m, e os passageiros do banco de trás contam com uma boa área do enorme teto solar para apreciar a paisagem em dias bonitos, artigo raro na última semana.

Para o porta-malas, de 410 l podia ser maior, mas ele é muito raso, uma rede e diversos pequenos porta-objetos ajudam a manter compras menores no lugar. Os porta-trecos também se proliferam na parte da frente do carro, com diversos nichos onde se pode guardar todo tipo de quinquilharia. Com o carro em movimento, o prejudicado é o ruído interno, já que as coisas podem ficar se chocando umas com as outras dentro destes espaços.

Para a atividade off-road, falta ao X-Trail a reduzida, mas o utilitário, pelo menos, traz bloqueio do diferencial, o que ajuda a escapar de situações escorregadias. Mesmo quem nunca for colocar o Nissan em lamaçais se beneficia de sua valentia, enfrentando valetas e quebra-molas com desenvoltura.

Quando for escolher um utilitário neste segmento, agradeça o fato de não faltarem opções. E considere, seriamente, uma visita a um concessionário Nissan, para dar uma voltinha neste belo automóvel. Especialmente se houver, por perto, uma rua de paralelepípedos para colocar à prova o que dizemos aqui. Acredite: o X-Trail parece flutuar.

FICHA TÉCNICA – Nissan X-TRAIL


MOTOR Quatro tempos, quatro cilindros em linha, transversal, quatro válvulas por cilindro, duplo comando no cabeçote DOHC e refrigeração a água, 2.488 cm³
POTÊNCIA180 cv a 6.000 rpm
TORQUE 25 kgm a 4.000 rpm
CÂMBIO Automático de quatro velocidades
TRANSMISSÃO Dianteira e nas quatro rodas, com bloqueio de diferencial
DIREÇÃO Hidráulica, por pinhão e cremalheira
RODAS Dianteiras e traseiras em aro 16”, de liga-leve
PNEUS Dianteiros e traseiros 215/65 R16
COMPRIMENTO 4,46 m
ALTURA 1,68 m
LARGURA 1,77 m
ENTREEIXOS 2,63 m
PORTA-MALAS 410 l
PESO em ordem de marcha 1.435 kg
TANQUE60 l
SUSPENSÃO Dianteira independente, tipo McPherson; traseira com eixo rígido e braços de alumínio
FREIOS Discos dianteiros e traseiros, com ABS de 4 canais e 5 sensores, incluindo EBD
CONSUMO Consumo urbano de 8,2 km/l; consumo rodoviário de 12,4 km/l
ÂNGULO DE ATAQUE29º
ÂNGULO DE SAÍDA26º
INCLINAÇÃO LATERAL21º
VÃO LIVRE 20 cm
PREÇO R$ 118,8 mil
Então veja aqui em nossos estoques a melhor oferta entre os modelos citados nessa reportagem:

Nissan X-Trail

Honda CR-V

Land Rover Freelander

Toyota RAV4

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