Nova picape Ranger 2.8 Turbo Diesel

Novo motor Power Stroke turbinado, desenvolvido pela International, melhora desempenho das picapes Ford Ranger 2002 movidas a diesel...


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Diesel
















































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Novo motor Power
Stroke turbinado, desenvolvido pela International, melhora
desempenho das picapes Ford Ranger 2002 movidas a diesel


Completando a renovação
da linha de picapes Ranger, a Ford acaba de lançar
oficialmente a versão 2002 desse modelo, equipada
com o moderno motor Power Stroke 2.8 Turbo Diesel, que
oferece 18% mais potência e 32% mais torque do
que os modelos com a motorização anterior.



Desenvolvido pela International para
equipar exclusivamente as picapes Ford Ranger, esse
motor incorpora moderna tecnologia TGV, Turbocompressor
de Geometria Variável, e é capaz de desenvolver
135 cavalos e 38,2 kgfm, o que torna a Ranger a picape
média com a maior potência e torque disponível
no mercado. Para adequar o modelo à nova motorização,
as picapes Ford Ranger 2002 a diesel passam a receber
também nova transmissão, fabricada pela
Eaton; embreagem auto-ajustável, que reduz em
20% o esforço no pedal e aumenta a precisão
do engate de marchas; suspensão recalibrada,
que, segundo a Ford, melhora a dirigibilidade; e eixo
traseiro com diferencial antiderrapante, que aumenta
o poder de tração sobre pisos com pouca
aderência.





















texto:
Ricardo Panessa

fotos: Murilo Goes/ divulgação

























VISUAL INALTERADO




Novidades
da linha 2002 se restringem à parte mecânica




Segundo a Ford, o visual das picapes Ranger continua
atual e atraente. Por isso, a montadora concentrou esforços
em melhorar o produto mecanicamente. Além do
novo motor e transmissão, a Ranger recebeu várias
modificações para reduzir os níveis
de ruídos e vibrações, relativamente
comuns em modelos movidos a diesel.


Visando esse objetivo, além da adoção
de chapa laminada no painel corta-fogo, isoladores acústicos
de maior eficiência, coxins redimensionados e
materiais absorventes no assoalho e painel traseiro
da cabine, a nova Ranger 2.8 Turbo Diesel utiliza diferencial
de relação mais longa, que além
de tornar o veículo mais silencioso, o torna
também mais econômico.


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MELHOR
DESEMPENHO


Boas acelerações e maior
torque em baixas rotações são principais
destaques




Além de maior força e potência que
o motor anterior, o Power Stroke oferece incomum elasticidade
nas acelerações, e 80% do torque máximo,
de 38,2 kgfm, entre 1.100 e 2.500 rpm, ou seja, força
garantida rodando entre 40 a 110 km/h, mesmo em quinta
marcha.


Na prática, isso significa que a nova Ranger
tem grande capacidade de retomar velocidade, sem necessidade
de trocar as marchas. Segundo a Ford, em quinta marcha,
a Ranger 2.8 L vai de 40 a 80 km/h em 14,3 segundos,
e de 40 a 100 km/h em 20,6 segundos. A picape acelera
de 0 a 100 km/h em 13,9 segundos e atinge velocidade
máxima de 165 km/h. Na média, segundo
a fábrica, o modelo é capaz de rodar até
11,7 km/l.


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BEM
EQUIPADA


Confortável e bem acabada, picape
oferece bom conjunto de equipamentos de série




Todos as versões da linha de picapes Ranger 2002
oferecem um atraente conjunto de equipamentos de série
que inclui, entre outros, teto moldado, acendedor de
cigarros, cintos de segurança de três pontos
com ajuste altura, alça de segurança no
teto para o passageiro, aquecedor de ar, janela traseira
corrediça, limpador intermitente do pára-brisa,
conta-giros, vidros verdes, direção hidráulica
e sistema ABS no freio traseiro.


Nas versões mais equipadas, XLT, a lista de
equipamentos originais de fábrica inclui, entre
outros, ar-condicionado, air-bag para motorista e passageiro,
faróis de neblina, iluminação da
caçamba, travas nas portas e vidros dianteiros
com acionamento elétrico, piloto automático,
protetor de cárter e sistema imobilizador antifurto
PATS. Toda a linha oferece versões com cabine
simples, cabine estendida e cabine dupla, com tração
4x2 e 4x4.


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DIESEL
VENDE MAIS


Mais de 80% das picapes Ranger vendidas
em 2001 eram versões a diesel




A Ford domina 24% do mercado nacional de picapes médias.
Somadas as versões movidas a diesel e a gasolina,
50.787 unidades da linha Ranger foram comercializadas
em 2001, sendo a grande maioria (cerca de 83%), equipadas
com o confiável e eficiente motor turbo diesel
de 2.5 litros e 116 cv de potência.


Para aumentar essa participação, a Ford
apresentou aos jornalistas especializados a linha 2002
do modelo, cujo principal destaque foram as versões
com o novo motor Power Stroke 2.8 turbo diesel. Desenvolvidos
pela International para equipar exclusivamente as picapes
Ford, esse moderno motor utiliza turbocompressor de
geometria variável (TGV) desenvolve 18% mais
potência e 32% mais torque do que o motor 2.5.


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