Novo Corsa Hatch 1.8

Agilidade na medida certa


  1. Home
  2. Testes
  3. Novo Corsa Hatch 1.8
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon














ITENS
TESTADOS 

















































  GOSTOU?
faça
uma proposta de 0 Km
 

escolha
um modelo usado
  


 
 
 










Reestilizado em 2002, o novo
visual do Corsa é um de seus pontos fortes.
Mas o motor 1.8 SOHC de 8 válvulas e a
suspensão dianteira montada sobre plataforma
subframe também são qualidades
notáveis do modelo, comprovadas durante
teste drive com uma unidade na versão Hatch,
de cinco portas, equipada com todos os acessórios
opcionais.


A aparência esportiva do Corsa Hatch 1.8L
é realçada pelas saias laterais,
aerofólio e spoilers dianteiro e traseiro
pintados na cor do carro (vermelho Lyra na unidade
testada), ponteira do escapamento cromada e pelas
rodas de liga leve com desenho marcante.


O desempenho, compatível com a aparência,
é proporcionado pelo motor SOHC de 1.8
litro, que desenvolve 102 cavalos a 5.200 rpm,
e torque máximo de 16,8 mkgf já
a partir dos 2.800 giros. Suspensões firmes,
escalonamento de marchas adequado e posição
de dirigir privilegiada completam o conjunto de
características que otimizam o desempenho
do carro.


Apesar de compacto, o Corsa Hatch cinco portas
é confortável, na medida do seu
tamanho. Com acabamento de primeira, seu interior
remete a modelos de padrão superior. O
banco do motorista com regulagem de altura, o
volante da direção com diâmetro
maior do que a maioria dos outros modelos desse
segmento, os engates de marchas macios e precisos
e a boa localização dos instrumentos
tornam a dirigibilidade eficiente e agradável,
justificando o preço de R$ 26,5 mil (21/maio/2003),
que não inclui os opcionais.






























Fotos:
Luís Felipe Figueiredo



















AGILIDADE
É PONTO FORTE

Motor 1.8 de 8 válvulas e marchas curtas favorecem
condução urbana

Desenvolvido
a partir do motor 1.6 8V do Corsa antigo, o propulsor
1.8 8V que equipa o novo Corsa não é um
primor em desempenho, mas tem personalidade em baixas
rotações. Com 102 cavalos de potência
e 16,8 kgfm de torque já a partir de 2.800 rpm,
não decepciona na estrada, mas apresenta maior
desenvoltura na cidade.


Essas características e mais o câmbio
com escalonamento de marchas mais curto , permitem
conduzir o carrinho em baixas rotações,
entre 2 mil e 3 mil giros, com muita agilidade. Silencioso,
permite levar o Corsa a 179 km/h de velocidade máxima,
e acelerar de 0 a 100 km/h em 10,9 s, segundo a GM.
Baixo consumo é outro ponto forte do Corsa 1.8:
o teste apontou, na boca do tanque , 9,9 km/l na cidade
e 14,8 km/l na estrada.


A boa dirigibilidade que o modelo oferece, deve-se,
também, à suspensão, montada em
um subchassi no eixo dianteiro, que contribui para uma
boa absorção das irregularidades do piso
e garante excelente estabilidade nas curvas. Outro ponto
positivo são os freios, de acionamento suave
e com respostas precisas.


voltar

















VISUAL
AGRADA




Aparência lembra Astra, mas tem personalidade
própria


As linhas limpas e contemporâneas do novo Corsa
Hatch são ao mesmo tempo suaves e marcantes.
Embora lembre o Astra, principalmente na parte dianteira,
o design do modelo tem personalidade própria,
passando sensação de robustez. Os faróis
tem forma parabólica e superfícies multifacetadas,
dando uma cara de marrudo ao modelo. Os pára-choques,
pintados na mesma cor da carroceria, são envolventes
e reforçam a aparência de esportividade
e robustez.


A traseira, por sua vez, tem como maior destaque as
atraentes lanternas verticais integradas ao vidro traseiro,
que melhoraram sensivelmente a visualização
da luz de freios.


Construído sobre uma plataforma própria,
o novo Corsa é 9,3 cm mais longo que o anterior,
4 cm mais largo e alto, e ainda conta com 5 cm a mais
de distância entre-eixos. Essas medidas contribuíram
para melhorar o conforto e espaço interno. Já
o porta-malas, com os mesmos 260 litros de capacidade
da versão antiga, complica acomodar as bagagens
de todos os passageiros.


voltar

















INTERIOR
FUNCIONAL


Modelo
é bem resolvido ergonomicamente




Além de bem acabado, o interior do Corsa Hatch
é ergonomicamente bem resolvido. Os bancos e
laterais das portas utilizam forrações
de motivos leves e bem-humorados, sendo que o banco
do motorista pode ser regulado também em altura.
Os instrumentos de controle, os mostradores do painel
e a posição de dirigir são resultado
de uma ergonomia quase perfeita: o volante da direção,
de design especialmente atraente, empunhadura agradável
e diâmetro sensivelmente maior que outros modelos
desse segmento, não oferece nenhuma opção
de regulagem, comprometendo uma nota máxima
que o carro poderia obter nesse quesito.


Em compensação o painel merece destaque.
Tem mostrador central de informação tripla,
instalado na parte superior central, com relógio,
termômetro e calendário, este último
substituído pela freqüência da estação
de rádio, quando este está ligado. O quadro
de instrumentos é especialmente bonito, com dois
grandes círculos sobrepostos, um com conta-giros
e outro com velocímetro, além de indicadores
de temperatura do motor e do nível de combustível,
inteiramente acionados por um circuito eletrônico,
monitorado por uma série de sensores.


voltar




Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors