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Hyundai HB20X se destaca por itens de segurança

Embora seja bom, modelo mais despojado da família HB tem diferenciais banais se comparados ao motor turbo que não dispõe

    • Desempenho
    • Desempenho
    • 17,5/1500 kgfm/rpm
    • Consumo Gasolina
    • Consumo Gasolina
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Consumo Álcool
    • Consumo Álcool
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Porta Malas
    • Porta Malas
    • N/A
    • Câmbio
    • Câmbio
    • N/A
9

Overview

Versão aventureira do carro mais vendido da Hyundai tem uma série de equipamentos, mas deve o motor turbo da configuração "civil" e do sedã.


  • + Segurança
  • + Itens de série
  • - Motor aspirado
  • - Visual polêmico
 
  • 4.3 Estrela icone
  • 4.3 de 5 estrelas
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Lukas Kenji
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Fosse humano, o novo Hyundai HB20X certamente precisaria de uma consulta com um psicólogo. A razão está em uma espécie de paradoxo existencial: os poucos diferenciais que o tornam diferente dos demais modelos da linha HB podem ser considerados banais. “Então, por que devo existir?”, indagaria o ressabiado carrinho.

Para responder ao HB20X (e, principalmente, ao interessado em compra-lo), precisamos destacar todos os atributos que ele oferece. A suspensão é 5 cm mais elevada em relação ao HB20 padrão, o que resulta em 21,1 cm de vão livre.

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Em outras palavras, isso significa que nosso protagonista tem posição de dirigir mais alta e maior aptidão para vencer buracos e valetas, além de estradas de terra. Para isso, ele conta ainda com pneus de uso misto que calçam caprichadas rodas de liga leve de 16” e acabamento diamantado.

O jogo de rodas combina com o visual permeado por plásticos de recortes ousados ao redor dos para-lamas. Também conferem aspecto de robustez ao carro os elementos em cinza, posicionados nos para-choques, e que funcionam como um extrator.

A estética do hatch é reprodução bem fiel ao conceito SAGA EV, apresentado pela Hyundai no ultimo Salão do Automóvel de São Paulo, realizado em 2018. Se naquele momento, o protótipo nos revelava um HB20 moderno e sofisticado, a versão de produção é vítima de maldizeres sobre sua aparência. E olha que o HB20X, é visto como o exemplar mais aceitável da nova linha HB...

Embora esteja longe de ser unanimidade, o design do compacto aventureiro mostra capricho por parte da Hyundai. Todos os elementos são bem detalhados e carregam acabamento fora do convencional. Talvez, por isso mesmo, causam estranheza.

Nem fomos longe em nossa história e já finalizamos a lista de diferenciais do HB20X. Não é a toa que o coitado tem crises existenciais. “Ora, se o que me difere dos outros HBs não agrada a todo mundo, por que alguém me compraria”, insistiria o pequeno aventureiro.

A falta que o turbo faz

Hyundai Hb20x Diamond4397
Hyundai Hb20X Diamond peca pela falta do turbo
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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Pior que nem mencionamos o fato de ele ter desvantagem quando o assunto é motor. Só o HB20X não oferece o motor 1.0 turbo que equipe o HB20 e o HB20S. À disposição, somente o famigerado 1.6 flex de 123 / 130 cv a 6.000 rpm, com gasolina e etanol, respectivamente.

É verdade que o aspirado é mais potente do que o turbinado de 120 cv. Mas o propulsor sobrealimentado entrega mais torque e em rotação menor. São 17,5 kgf.m a 1.500 rpm do 1.0, contra 16 / 16,5 kgf.m a 4.500 giros do 1.6. Ou seja, a alternativa turbinada é mais eficiente e econômica.

Mas isso não quer dizer que o velho 1.6 é beberrão. Nada disso, ganhou nota “B” no índice do Inmetro. Na cidade, o desempenho médio é de 11,7 km/l e 8,1 km/l. Na estrada, os números sobem para 13,3 e 9,3 km/l, sempre na ordem gasolina e etanol.

O desempenho também é satisfatório. Há bom relacionamento do motor com o câmbio automático de seis velocidades. As transições de marcha são feitas na hora certa e de maneira silenciosa.

Já o acerto da suspensão poderia ser um pouco mais suave. Como ela é elevada, algumas batidas são secas e incomodam a viagem quando as estradas não são das melhores.

Quem vê cara, não vê interior

Bons materiais são destaques no interior do HB20X
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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Mas se desempenho e design merecem ressalvas, o interior passa de ano com louvor.  Há boa diversidade de materiais, todos com ótimo encaixe e boa qualidade ao toque.

No HB20X, os diferenciais ficam por conta de detalhes em vermelho que coloram as costuras dos revestimentos em couro dos bancos, descansa-braços, coifa do câmbio e volante. Este último merece destaque por ter circunferência menor do que o habitual, o que confere mais prazer ao dirigir.

Há adornos vermelhos ainda nas saídas de ar-condicionado, que é digital, mas não é automático. Outro porém fica por conta do botão para trocar as informações do painel de instrumentos. É a famosa e antiquada canetinha. Uma vez que o carro tem volante multifuncional, as informações do painel poderiam ser acessadas pelos botões, o que traz mais segurança e praticidade para o motorista.

Já a central multimídia só merece elogios. Com 8 polegadas e sensível ao toque, está posicionada próxima ao motorista, é intuitiva e oferece pareamento com os sistemas Android Auto e Apple CarPlay.

Segurança é ponto alto

Controles de tração e estabilidade, assistente de manutenção em faixa, alerta de colisão com sistema de frenagem automática, além de quatro airbag
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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Mas nenhum ponto forte do novo HB20X chega perto dos ganhos que o modelo obteve em segurança. O hatch tem assistente de manutenção em faixa, alerta de colisão com sistema de frenagem automática, além de quatro airbags.

Todos são itens de série na versão testada, a completona Diamond Plus. Ela oferece ainda trio elétrico, chave presencial com partida por botão, piloto automático, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade e controles de tração e estabilidade.

Mas como a plataforma não é nova, pouco muda quando o assunto é espaço. Somente o entre-eixos teve ganho considerável, com 3 cm a mais. Agora são 2,53 metros. É espaço suficiente para que passageiros de estatura mediana tenham conforto de sobra na parte traseira. Fica feliz também quem viaja no meio, uma vez que o túnel central é quase plano.

O HB20X é uma boa compra?

Hyundai Hb20X Diamond se destaca em itens de segurança
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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Diante de tantos predicados, seria forçar a barra dizer que o novo HB20X não tem razão de existir. No país dos hatches aventureiros, o modelo da Hyundai é uma das melhores opções porque valoriza a segurança, tem lista vasta de equipamentos, interior bem acabado e desempenho satisfatório.

Mas os pontos positivos não podem acobertar o fato de que o modelo é boa opção para um perfil bem específico de clientes. Se você valoriza muito um visual despojado, gosta de uma estrada há de terra e uma posição de dirigir que simula um SUV, aí sim vale a pena olhar com carinho para o HB20X.

Mas na ponta do lápis, a melhor alternativa é o HB20 padrão. Isso porque ambos os modelos custam exatamente o preço na versão topo de linha Diamond Plus. Estamos falando de R$ 77.990 – o HB20X parte de R$ 63.990 na versão base com câmbio manual. Mas, enquanto o hatch aventureiro se destaca pelo visual e suspensão elevada, o hatch convencional tem motor mais eficiente e econômico.

 

Ficha Técnica

HYUNDAI - HB20X - 2020
1.6 16V FLEX DIAMOND PLUS AUTOMÁTICO
R$ 77990

Motor / Desempenho / Consumo +

  • Cilindrada (litros)
  • 1.0
  • Cilindrada cm³
  • 998
  • Disposição dos cilindros
  • Linha
  • Número de cilindros
  • 3
  • Taxa de compressão
  • 10,5
  • Número de válvulas por cilindro
  • 4
  • Número de válvulas (comercial)
  • 12V
  • Comando de Válvulas
  • DOHC
  • Comando de válvulas variável
  • Sim
  • Combustível (comercial)
  • Flex
  • Combustível secundário
  • Gasolina
  • Alimentação
  • Turbo
  • Potência (cv/rpm)
  • 120/6000
  • Torque (kgfm/rpm)
  • 17,5/1500
  • Potência secundária (cv/rpm)
  • 120/6000
  • Torque secundário (kgfm/rpm)
  • 17,5/1500

Transmissão +

  • Transmissão
  • Automática
  • Número de marchas
  • 6
  • Localização do câmbio
  • Assoalho
  • Tração
  • Dianteira

Freios / Suspensão / Direção +

  • Freios dianteiros
  • Disco ventilado
  • Freios traseiros
  • Tambor
  • Freio de estacionamento
  • Manual
  • Suspensão - Dianteira
  • McPherson
  • Suspensão - Molas dianteiras
  • Helicoidal
  • Suspensão - Traseira
  • Eixo de torção
  • Suspensão - Molas traseiras
  • Helicoidal
  • Direção - Assistência
  • Elétrica
  • Direção - Ajustes
  • Altura e profundidade

Dimensões e Capacidades +

  • Comprimento (mm)
  • 4260
  • Largura (mm)
  • 1720
  • Altura (mm)
  • 1470
  • Entre-eixos (mm)
  • 2530
  • Carga útil (kg)
  • 420

Tecnologia / Conectividade +

  • Sistema de áudio - Tipo
  • Multifunções
  • Sistema de áudio - Nomenclatura (comercial)
  • blueMedia
  • USB
  • Sim
  • AUX-in
  • Sim
  • Bluetooth
  • Função Streaming
  • Tela de entretenimento - Tamanho da tela (pol.)
  • 7"
  • Tela de entretenimento - Sensível ao toque
  • Sim
  • Tela de entretenimento - Espelhamento com smartphone
  • Apple CarPlay + Google Android Auto
  • Tela de entretenimento - Navegação (GPS)
  • Via espelhamento (smartphone)
  • Tela de entretenimento - TV digital
  • Sim
  • Controle de áudio
  • No volante
  • Alto-falantes - Quantidade
  • 4

Rodas e Pneus +

  • Tipo de roda - Tipo de roda
  • Liga leve
  • Tipo de roda - Calotas
  • Integrais
  • Dianteira - Aro (pol.)
  • 15
  • Dianteira - Pneus (largura/perfil/aro)
  • 185/60
  • Traseira - Aro (pol.)
  • 15
  • Traseira - Pneus (largura/perfil)
  • 185/60
  • Estepe
  • Space saver

Garantia +

  • Garantia total do veículo - Duração (meses)
  • 60
  • Garantia de motor e transmissão - Duração (meses)
  • 60
  • No Bolso8.9
  • Tecnologia9.5
  • Vida a bordo9.2
  • Desempenho9.0
  • Opinião do repórter8.3
  • + Segurança
  • + Itens de série
  • - Motor aspirado
  • - Visual polêmico
 
9

  • Lukas Kenji
  • Quando deixa um pouco de lado a carreira brilhante como piloto de Gran Turismo e Fórmula 1 (no Playstation), faz cobertura diária do setor automobilístico. Muscles cars e clássicos dos anos 1990 são as máquinas prediletas.
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