Versão aventureira do carro mais vendido da Hyundai tem uma série de equipamentos, mas deve o motor turbo da configuração "civil" e do sedã.
Fosse humano, o novo Hyundai HB20X certamente precisaria de uma consulta com um psicólogo. A razão está em uma espécie de paradoxo existencial: os poucos diferenciais que o tornam diferente dos demais modelos da linha HB podem ser considerados banais. “Então, por que devo existir?”, indagaria o ressabiado carrinho.
Para responder ao HB20X (e, principalmente, ao interessado em compra-lo), precisamos destacar todos os atributos que ele oferece. A suspensão é 5 cm mais elevada em relação ao HB20 padrão, o que resulta em 21,1 cm de vão livre.
Em outras palavras, isso significa que nosso protagonista tem posição de dirigir mais alta e maior aptidão para vencer buracos e valetas, além de estradas de terra. Para isso, ele conta ainda com pneus de uso misto que calçam caprichadas rodas de liga leve de 16” e acabamento diamantado.
O jogo de rodas combina com o visual permeado por plásticos de recortes ousados ao redor dos para-lamas. Também conferem aspecto de robustez ao carro os elementos em cinza, posicionados nos para-choques, e que funcionam como um extrator.
A estética do hatch é reprodução bem fiel ao conceito SAGA EV, apresentado pela Hyundai no ultimo Salão do Automóvel de São Paulo, realizado em 2018. Se naquele momento, o protótipo nos revelava um HB20 moderno e sofisticado, a versão de produção é vítima de maldizeres sobre sua aparência. E olha que o HB20X, é visto como o exemplar mais aceitável da nova linha HB...
Embora esteja longe de ser unanimidade, o design do compacto aventureiro mostra capricho por parte da Hyundai. Todos os elementos são bem detalhados e carregam acabamento fora do convencional. Talvez, por isso mesmo, causam estranheza.
Nem fomos longe em nossa história e já finalizamos a lista de diferenciais do HB20X. Não é a toa que o coitado tem crises existenciais. “Ora, se o que me difere dos outros HBs não agrada a todo mundo, por que alguém me compraria”, insistiria o pequeno aventureiro.
Pior que nem mencionamos o fato de ele ter desvantagem quando o assunto é motor. Só o HB20X não oferece o motor 1.0 turbo que equipe o HB20 e o HB20S. À disposição, somente o famigerado 1.6 flex de 123 / 130 cv a 6.000 rpm, com gasolina e etanol, respectivamente.
É verdade que o aspirado é mais potente do que o turbinado de 120 cv. Mas o propulsor sobrealimentado entrega mais torque e em rotação menor. São 17,5 kgf.m a 1.500 rpm do 1.0, contra 16 / 16,5 kgf.m a 4.500 giros do 1.6. Ou seja, a alternativa turbinada é mais eficiente e econômica.
Mas isso não quer dizer que o velho 1.6 é beberrão. Nada disso, ganhou nota “B” no índice do Inmetro. Na cidade, o desempenho médio é de 11,7 km/l e 8,1 km/l. Na estrada, os números sobem para 13,3 e 9,3 km/l, sempre na ordem gasolina e etanol.
O desempenho também é satisfatório. Há bom relacionamento do motor com o câmbio automático de seis velocidades. As transições de marcha são feitas na hora certa e de maneira silenciosa.
Já o acerto da suspensão poderia ser um pouco mais suave. Como ela é elevada, algumas batidas são secas e incomodam a viagem quando as estradas não são das melhores.
Mas se desempenho e design merecem ressalvas, o interior passa de ano com louvor. Há boa diversidade de materiais, todos com ótimo encaixe e boa qualidade ao toque.
No HB20X, os diferenciais ficam por conta de detalhes em vermelho que coloram as costuras dos revestimentos em couro dos bancos, descansa-braços, coifa do câmbio e volante. Este último merece destaque por ter circunferência menor do que o habitual, o que confere mais prazer ao dirigir.
Há adornos vermelhos ainda nas saídas de ar-condicionado, que é digital, mas não é automático. Outro porém fica por conta do botão para trocar as informações do painel de instrumentos. É a famosa e antiquada canetinha. Uma vez que o carro tem volante multifuncional, as informações do painel poderiam ser acessadas pelos botões, o que traz mais segurança e praticidade para o motorista.
Já a central multimídia só merece elogios. Com 8 polegadas e sensível ao toque, está posicionada próxima ao motorista, é intuitiva e oferece pareamento com os sistemas Android Auto e Apple CarPlay.
Mas nenhum ponto forte do novo HB20X chega perto dos ganhos que o modelo obteve em segurança. O hatch tem assistente de manutenção em faixa, alerta de colisão com sistema de frenagem automática, além de quatro airbags.
Todos são itens de série na versão testada, a completona Diamond Plus. Ela oferece ainda trio elétrico, chave presencial com partida por botão, piloto automático, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade e controles de tração e estabilidade.
Mas como a plataforma não é nova, pouco muda quando o assunto é espaço. Somente o entre-eixos teve ganho considerável, com 3 cm a mais. Agora são 2,53 metros. É espaço suficiente para que passageiros de estatura mediana tenham conforto de sobra na parte traseira. Fica feliz também quem viaja no meio, uma vez que o túnel central é quase plano.
Diante de tantos predicados, seria forçar a barra dizer que o novo HB20X não tem razão de existir. No país dos hatches aventureiros, o modelo da Hyundai é uma das melhores opções porque valoriza a segurança, tem lista vasta de equipamentos, interior bem acabado e desempenho satisfatório.
Mas os pontos positivos não podem acobertar o fato de que o modelo é boa opção para um perfil bem específico de clientes. Se você valoriza muito um visual despojado, gosta de uma estrada há de terra e uma posição de dirigir que simula um SUV, aí sim vale a pena olhar com carinho para o HB20X.
Mas na ponta do lápis, a melhor alternativa é o HB20 padrão. Isso porque ambos os modelos custam exatamente o preço na versão topo de linha Diamond Plus. Estamos falando de R$ 77.990 – o HB20X parte de R$ 63.990 na versão base com câmbio manual. Mas, enquanto o hatch aventureiro se destaca pelo visual e suspensão elevada, o hatch convencional tem motor mais eficiente e econômico.
HYUNDAI - HB20X - 2020 |
1.6 16V FLEX DIAMOND PLUS AUTOMÁTICO |
R$ 77990 |
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