Novo Mercedes-Benz Classe M: evolução notória

Nova geração da Mercedes Classe M se mostra mais ágil, mais ecológica e mais confortável


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– A nova Classe M é mais do que uma reestilização. O Mercedes-Benz que chegará o mercado europeu ainda este ano – com apresentação mundial no Salão de Frankfurt – ganhou uma plataforma renovada e mudou no resto todo. São desde alterações estéticas, sempre importantes, até interior remodelado, novos motores, equipamentos de segurança e mudanças na dirigibilidade.

Como todo carro novo, as primeiras impressões são transmitidas pelo exterior. A terceira geração da Classe M tem identidade e imponência, conseguida principalmente pela incomum coluna traseira, inspirada nas gerações anteriores do modelo. E o caimento do teto em direção à traseira confere esportividade ao utilitário. Além disso, os faróis ficaram com um design mais limpo, enquanto a dianteira ganhou uma grade maior e mais moderna. A parte inferior do para-choque tem um aplique cromado que ajuda a requintar o jipão da Mercedes. Na traseira, as lanternas ficaram mais horizontais e agora invadem a área da tampa do porta-malas.

Além do design, a Classe M ganhou uma nova gama de motores, todos focados em maior eficiência dinâmica e melhores emissões de poluentes. Os novos propulsores consumem uma média de 25% a menos do que os que equipavam os modelos anteriores. O campeão de economia é a versão ML 250 BlueTec 4Matic que consegue um consumo de 16,6 km/l com diesel e emissão de 158 g/km de CO2. Com isso, a marca alemã afirma que é possível andar 1.500 km com apenas um tanque de combustível. Esta configuração usa um quatro cilindros que desenvolve 204 cv de potência e 50,98 kgfm de torque. Por enquanto, serão oferecidas apenas três versões. Depois da ML 250, a intermediária é a 350 BlueTec, com um V6 a diesel de 258 cv e 63,22 kgfm, enquanto a topo de linha – a única a gasolina – é a 350 BlueEfficiency, que tem um V6 de 3.5 litros de 306 cv e 37,72 kgfm de torque máximo.

Todas as configurações estão de acordo com as normas de emissão Euro6, que entram em vigor no início de 2014. Para atingir os valores estipulados, a Mercedes usou nos motores a diesel a tecnologia SCR – semelhante a que vem sendo usada em caminhões e ônibus no Brasil. Ela injeta um aditivo no escapamento que, através de reações químicas, impede que boa parte dos gases e das partículas geradas na combustão cheguem à atmosfera.

Também na parte mecânica, a Mercedes melhorou a capacidade dinâmica do Classe M, com um chassi retrabalhado, assim como o sistema de tração integral. Para superar os obstáculos fora do asfalto, a marca oferece como opcional o kit On & Off Road, que altera o comportamento do motor, transmissão e suspensão, com seis programações para o uso específico em cada piso.

Primeiras impressões: em qualquer situação
Kitzbühe/Áustria –
Em movimento, a nova Mercedes ML mostra boa aderência ao solo e conta com uma boa aceleração nos três motores oferecidos inicialmente. O mais surpreendente de todos é o 250 CDI que, mesmo com pequena capacidade volumétrica e quatro cilindros, move-se com vivacidade inesperada. São apenas 9 segundos para alcançar os 100 km/h e uma velocidade máxima de 210 km/h. Tudo isso aliado a um consumo de combustível e emissões de poluentes pequenos. Já o 350 CDI mostra uma linha mais agressiva. Mas, mesmo nessa configuração, o consumo foi reduzido drasticamente – cerca de 14 km/l com diesel.

Na hora de se pegar uma estrada cheia de curvas, a experiência de pilotagem se mostra bastante acertada para um modelo de grandes dimensões. A suspensão ajustável a ar faz com que um carro que pesa 2.150 kg se torne um veículo de grande agilidade e rapidez. Para melhorar ainda mais o desempenho dinâmico, é possível acionar um sistema de auxílio nas curvas. Ele atua na suspensão, que tenta amenizar as adernagens da grande carroceria.

Graças ao On & Off Road, passar por obstáculos fora-de-estrada é uma tarefa das mais divertidas. Com ele, não se faz necessário ter grandes habilidades para pilotar nesse tipo de piso. Subidas e descidas acentuadas, além de inclinações laterais acima dos 20 graus são superados sem grandes dificuldades.

A nova ML também se destaca pelo conforto ao rodar. É evidente a maior evolução do modelo em relação a última geração neste aspecto. Os engenheiros da marca alemã aumentaram significativamente o isolamento acústico e as vibrações que são passadas para o interior da cabine. Os bancos também acolhem bem os ocupantes e o SUV ainda se mostra seguro em todas as situações.

As opiniões expressas nesta matéria são de responsabilidade de seu autor e não refletem, necessariamente, a opinião do site WebMotors.
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